Vencer qualquer dificuldade

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 11/07/2020 16:07

NOVOS MEMBROS

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

 

O presidente Ikeda estima as jovens da Soka Gakkai sempre direcionando-as para uma vida feliz. Em uma reunião de líderes da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), em Tóquio, Japão, ele incentivou as participantes a vencer a negatividade que impede o desenvolvimento como ser humano, convertendo-a em sabedoria e coragem.

 

Busca pela revolução humana

Shin’ichi [pseudônimo de Daisaku Ikeda no romance] iniciou seu discurso lendo um trecho do tratado de Nichiren Daishonin Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra:

“‘Em vez de oferecer dez mil orações para remediar, seria melhor simplesmente banir esse único mal!’ [CEND, v. I, p. 15].

— Essa passagem nos mostra que, para se obter a prosperidade e paz na sociedade, em vez de ficar discutindo vários métodos e programas, seria melhor eliminar o ‘único mal’ representado pelos ensinamentos errôneos, a causa fundamental de todas as formas de infelicidade. Isso também se aplica à nossa própria vida como indivíduos. Por exemplo, digamos que uma pessoa adoeça por não dormir suficientemente ou, então, não se cuide de forma adequada. Essa negligência em relação à saúde é o ‘único mal’ em sua vida. A não ser que corrija isso, por mais que se alimente apropriadamente, não restaurará a saúde. Do mesmo modo, existe um ‘único mal’ que nos impede de efetuarmos nossa revolução humana e nos tornarmos felizes.

Todas prestavam atenção às palavras dele, com os olhos brilhando.

— O ‘único mal’ no caso de vocês pode ser a atitude de se tornarem descuidadas e de se menosprezarem quando as coisas não saem como esperavam. Outro exemplo de ‘único mal’ é culpar os outros pelas próprias falhas e infelicidade, e ser incapaz de trabalhar em harmonia com os outros em prol do kosen-rufu. A tendência de desistir e tentar fugir todas as vezes que surge uma dificuldade é outro ‘único mal’. Existem diversos outros tipos de ‘único mal’, dependendo da pessoa. O primeiro passo na busca pela revolução humana consiste em identificar o ‘único mal’ em nossa vida, tomar a decisão de eliminá-lo, recitar daimoku fervorosamente e esforçar-se para ter êxito.” (NRH, v. 24, p. 163 e 164)

 

Para ser feliz

Reprodução/Foto-RN176 Utilizamos trechos do capítulo “Educação Humanística”, do v. 24, da Nova Revolução Humana, publicado pela Editora Brasil Seikyo.

Prosseguindo, Shin’ichi reforçou que a época da DFJ é um período de importância fundamental na vida delas, pois é nessa fase que se constrói uma base duradoura.

“Ele salientou que, se quisessem conquistar a felicidade nesta vida, seria essencial que se treinassem e se aperfeiçoassem enquanto jovens e erradicassem o ‘único mal’ da própria vida.

‘— Batam enquanto o ferro está quente!’, conforme recomenda o ditado. Os jovens que aprimorarem sua vida conseguirão desenvolver o tipo de caráter para vencer qualquer dificuldade da vida.

As integrantes da Divisão Feminina de Jovens são belas flores da Soka Gakkai. Sua simples presença e seu rosto sorridente nas reuniões de palestra dos blocos, assim como uma refrescante brisa primaveril, criam um ambiente alegre e edificante.

Naturalmente, cada divisão deve se concentrar em suas próprias atividades, mas ao mesmo tempo é essencial que seus componentes participem ativamente das reuniões de palestra, os encontros da família Soka, nas quais os membros de todas as divisões se juntam.” (Ibidem, p. 164)

O espírito dos jovens contagia as pessoas e o futuro se torna repleto de esperança e dinamismo. A alegre determinação das integrantes da DFJ anima e incentiva todos à sua volta, transformando o ambiente para melhor.

 

Aprenda com a NRH:

Utilizamos trechos do capítulo “Educação Humanística”, do v. 24, da Nova Revolução Humana, publicado pela Editora Brasil Seikyo.