“Vencerá aquele que se esfor¬ça arduamente”

ROTANEWS176 08/02/2025 12:10                                                                                                                                ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                    Por Dr. Daisaku Ikeda

Trechos do discurso proferido pelo presidente Ikeda na 1a Reunião Nacional Comemorativa de Líderes das Divisões Masculina e Feminina de Jovens, promovida no dia 11 de janeiro de 1997. O vídeo gravado foi exibido durante a mais recente Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada em Tóquio, em 11 de janeiro de 2025

 

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei discursa durante a 1ª Reunião Nacional Comemorativa de Líderes realizada no Auditório Memorial Toda de Tóquio, em Sugamo (jan. 1997). Ele era um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente era o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI

Sinceros parabéns pela reunião de líderes do dia de hoje! Muito obrigado pelos esforços de todos!

Não há nenhuma outra organização no mundo embasada no grande princípio da paz perene chamado kosen-rufu, em prol da paz e da cultura, que possui uma filosofia majestosa. Nunca houve, e jamais haverá por toda a eternidade. Isso é a Soka Gakkai.

O palco do século 21 é inteiramente de vocês. Estou orando diariamente por vocês. Acredito que estou construindo o alicerce para que possam atuar, assumindo a liderança em todo o mundo com toda a liberdade.

O que é a verdadeira felicidade na vida? Todos falam sobre isso, pensando ser simples. Todos acham que sabem a resposta.

Há um provérbio na Tailândia que diz: “A falsa felicidade torna a pessoa presunçosa e insolente. A verdadeira felicidade faz a pessoa manifestar alegria e transbordar sabedoria e compaixão”.1

É um pensamento bastante conciso e profundo. A felicidade falsa é aquela que adorna os aspectos externos. A verdadeira felicidade é a que emerge do interior da pessoa. É o estado de buda. A verdadeira felicidade é aquela que busca a transformação de si mesmo para se tornar alguém com mais plenitude. É a revolução humana.

Daqui para a frente, sem buscar a felicidade absoluta e a revolução humana, não haverá verdadeira estabilidade nem paz, nem felicidade. Vocês são as pessoas que estão lutando na vanguarda desse movimento, tendo em mente a profunda filosofia. Vocês são os pioneiros que estão desfrutando uma vida de sabedoria e de compaixão.

Quem são as pessoas que conhecem esse caminho? Não há mais ninguém além de nós. Ser jovem significa ter uma esperança infindável, uma força infindável, e um tesouro infindável.

Mesmo que não tenham mais nada, vocês possuem essa maior riqueza. Aí se encontram a esperança e o futuro.

Vocês possuem uma energia ilimitada que os acompanhará. Com seus esforços, a riqueza, a honra e o tesouro virão naturalmente atrás de vocês.

Outro ponto importante é a autoconsciência.

Quando tomam consciência por si mesmos, o horizonte se expande muito mais. Conseguirão conquistar uma vida muito mais profunda.

Quem se conscientiza de que o caminho é esse, de que é assim que deve fazer e de que é para isso que deve fazer, é um indivíduo forte.

Assim eu também me conscientizei. Encontrei um mestre. Decidi que concretizaria todos os desejos do mestre. Receberia treinamentos dele. Como essa era minha própria consciência, não havia nenhum arrependimento.

Reprodução/Foto-RN176 Participantes da Reunião de Líderes, entre os quais vários jovens na faixa dos 20 anos (jan. 2025) – Foto: Seikyo Press

Outra questão é sobre como desenvolver uma vida tal como a de um buda.

Esse é o tema dos escritos de Nichiren Daishonin, do começo ao fim. É seu tema principal.

Quando se combate o mal, conquista-se uma vida diamantina e se torna um buda. Essa é a essência do Budismo Nichiren.

Em outras palavras, tanto o buda Nichiren Daishonin como o buda Shakyamuni ensinam que podemos conquistar uma vida forte e indestrutível como o diamante, e ainda afortunada. É realizar o shakubuku. É lutar pela justiça. É a batalha em prol da Lei.

Nichiren Daishonin cita:

Por eu [Shakyamuni] ter defendido o ensinamento correto em meio às perseguições das pessoas más, conquistei este corpo de diamante, eterno e indestrutível. Pelo contrário, aqueles que são incapazes de proferir o “rugido do leão” para refutar as pessoas más, não conseguem obter o corpo de diamante.2

Daishonin prega esse princípio várias e várias vezes em seus escritos. Isso pode ser visto lendo o Gosho. Aqui se encontra o tema do princípio fundamental de todo o Gosho.

Pretender atingir o estado de buda sem denunciar as calúnias [à Lei] é um ato tão tolo quanto buscar água no fogo, ou fogo na água.3

Reprodução/Foto-RN176 Em um grande mural, caligrafia com o escrito “Ano do Alçar Voo” confeccionada pelos integrantes do Grupo de Shodo do ensino médio do Colégio Soka de Tóquio. Com pinceladas fortes e cheias de dinamismo, a obra foi apreciada pelos participantes da 6ª Reunião de Líderes (11 jan. 2025) – Foto: Seikyo Press

Essa é uma passagem muito famosa. “É um ato tão tolo”, afirma Daishonin.

A grandiosidade da Soka Gakkai está aqui. E é por essa razão que na Soka Gakkai há benefícios, a pessoa pode se tornar buda e conquistar o corpo de diamante.

Quando se abraça esse sutra, dificuldades ocorrem. Se não surgissem as dificuldades, a frase “Este sutra é difícil de manter” deixaria de ser verdade e a pessoa não conseguiria se tornar um buda.

O budismo é rigoroso. Por mais que adorne a aparência, não será possível enganar a Lei Mística, o Nam-myoho-renge-kyo.

Você sairá perdendo se não conquistar o corpo de diamante. Não há felicidade maior que essa. Não importando o que aconteça, a pessoa brilhará tal como o diamante. Ela será feliz, aconteça o que acontecer, demonstrando um aspecto realmente digno e inabalável.

Tornem-se assim. A prática budista, a fé e a luta pelo kosen-rufu existem para essa finalidade.

Isto também consta no Gosho: “Daishonin é o pilar e a grande nau do Japão”.4

Toda sensei também disse: “A Soka Gakkai é o pilar do Japão”. Assim ele bradou como o rugido do leão. É o pilar do Japão.

Ao tentarem derrubar esse pilar, como ficaria o Japão?

Na tentativa de derrubar Nichiren Daishonin, Hei no Saemon-no-jo decidiu prendê-lo. Centenas de pessoas resolveram intimidar uma única pessoa: Daishonin. Era um absurdo. As pessoas de todo o Japão o menosprezavam. Em meio a tal circunstância, Daishonin disse: “Que engraçado! Vejam como Hei no Saemon enlouqueceu!”.5 Isso por ele ter tentado derrubar Daishonin, o pilar do Japão.

Reprodução/Foto-RN176 Integrantes da Soka Gakkai de países da América Latina participantes da Reunião de Líderes entoam brado pela vitória neste ano que marca o 50º aniversário de fundação da SGI – Foto: Seikyo Press

Nichiren Daishonin mantinha essa enorme convicção.

De forma semelhante, hoje vivemos uma época caótica. Só existe a Soka Gakkai como esperança do mundo. Isso é algo que muitas pessoas de bom senso já perceberam.

Plenamente conscientes dessa missão, vamos avançar com grande orgulho, manifestando a força latente da fé. Conto com vocês.

Aqueles que seguirem a verdadeira essência do Budismo de Nichiren Daishonin, de acordo com o Gosho e a Soka Gakkai, vencerão no final.

Mais que alguém que evita as lutas difíceis e vivem pelo caminho fácil, sem preocupações, no final, vencerá aquele que se esforça arduamente.

A pessoa que pratica o budismo, de forma verdadeiramente sincera e honesta, e desenvolve uma luta, no final, vencerá alcançando plena felicidade. Não há a menor dúvida disso.

Fiquem bem. Até a próxima!
Publicado no jornal Seikyo Shimbun do dia 27 de janeiro de 2025.

Notas:

  1. ANUSORN (Org. & Ed.). Ngeakhit khamkhom lea khamuayphon[Provérbios e Máximas Tailandeses]. Bangkok: Ruamsan, 1993. p. 207.
  2. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 298, 2017.
  3. Ibidem, v. II, p. 4, 2020.
  4. Ibidem, v. I, p. 293, 2017.
  5. Ibidem, v. II, p. 24, 2020.

Fotos: Seikyo Press

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO