ROTANEWS176 E VALOR ECONÔMICO 06/01/2016 13h45
Moacyr Lopes Júnior/Folhapress
Reprodução/Foto-RN176 De carro no pátio da montadora estocado
Balanço divulgado nesta quarta-feira (6) pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de veículos, mostra que o setor terminou 2015 com as vendas mais baixas desde 2007 e a queda mais acentuada desde 1987.
O recuo em relação a 2014 foi de 26,6%, o maior tombo desde 1987, ano de recessão econômica e de contração de 33,1% do consumo de veículos.
No total, 2,57 milhões de unidades –entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus– foram emplacadas durante o ano passado, o menor volume desde 2007, quando as vendas ficaram abaixo da marca de 2,5 milhões de veículos.
Com três anos consecutivos de encolhimento, uma sequência negativa inédita em pelo menos seis décadas, o mercado automotivo brasileiro já perdeu quase um terço – ou 32,4% – do tamanho que tinha em 2012, quando, na esteira de um ciclo de nove anos ininterruptos de expansão, os emplacamentos alcançaram a marca recorde de 3,8 milhões de unidades.
Pior dezembro desde 2008
Embora seja tradicionalmente um mês mais aquecido devido à chegada de recursos do 13º salário e das promoções das marcas para melhorar os resultados finais do ano – ou para desovar estoques -, dezembro não trouxe alívio à crise das montadoras.
O mês passado registrou queda de 38,4% na comparação com igual período de 2014, com 227,8 mil veículos entregues.
Foi o pior dezembro desde 2008, quando foram vendidas menos de 200 mil unidades, como reflexo do enxugamento do crédito após a quebra do banco Lehman Brothers, nos Estados Unidos.
A conjuntura de recessão com incertezas econômicas, combinada ao fim de estímulos fiscais ao consumo e à dificuldade no acesso ao crédito, diminuiu a propensão dos consumidores a comprar um carro novo, ou das empresas a investir na frota de veículos comerciais.
Só as vendas de caminhões, de 71,8 mil unidades em 2015, cederam 47,6% em relação ao ano anterior. Nas concessionárias de carros de passeio e utilitários leves, como picapes, a contração foi de 37,6%, para 2,48 milhões de unidades no ano passado.
Motos
Além dos carros, 2015 também foi um ano de desempenho ruim no mercado de motocicletas, no qual as vendas caíram 11% em relação ao ano anterior. No total, os brasileiros compraram 1,27 milhão de motos novas no ano passado.
Em dezembro, contudo, as vendas no setor de duas rodas avançaram 2,8% na comparação anual, para 131,3 mil unidades.