ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 28/08/2021 07:32
INCENTIVO DO LÍDER
Estamos vivendo o segundo semestre do “Ano da Esperança e da Vitória”, e essa década entre o 90o e o 100o aniversário de fundação da Soka Gakkai será um importante divisor de águas para toda a humanidade. Por isso, devemos vencer cada uma das batalhas diante de nós, consolidando a perpetuação da Lei. Nossa luta deste ano abrirá, de forma grandiosa, o futuro, estabelecendo a comprovação crescente da vitória da revolução humana de cada pessoa.
Em fevereiro deste ano, comemoramos o 800º aniversário de nascimento de Nichiren Daishonin:1 e, misticamente, nascemos juntos e escolhemos esta época para atuar em prol do kosen-rufu. Tudo o que estamos vivenciando tem um profundo significado e uma relação cármica desde o remoto passado.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração de uma reunião virtual entre pessoas pelo computador – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Na atual circunstância em que nos encontramos, em meio a uma pandemia global sem precedentes, experimentamos um momento de muitos desafios. No início deste significativo ano, eu me deparei com a mensagem do nosso mestre, enviada por ocasião da 1a Reunião Nacional de Líderes, realizada no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, na qual ele diz:
Decidindo radiantemente a compartilhar o avanço pela “jornada de unicidade” [de mestre e discípulo], de esperança e de vitória neste ano decisivo, de vitória ou derrota, a definir os próximos dez anos, concluo minha mensagem de início do ano.2
Fiquei impactado com as palavras de Ikeda sensei, e renovei a decisão de intensificar ainda mais minha atuação com base no “movimento 1, 2, 3”, assim definidos: “‘Um’, recitar pelo menos uma hora de daimoku por dia. “Dois”, ler os escritos de Nichiren Daishonin e estudar as publicações da SGI por pelo menos vinte minutos diários. E “três”, incentivar pelo menos três pessoas por telefone a cada dia.
Dessa maneira, iniciei uma jornada de daimoku, logo no início da pandemia, concretizando uma façanha nunca antes realizada em minha vida, em curto espaço de tempo. Todos os dias, tenho incentivado vários membros por telefone, compartilhando as orientações do Mestre. Também fiquei inspirado em visitar virtualmente os líderes de Subcoordenadoria das cinco divisões do Rio de Janeiro, junto com meus companheiros, Srs. Paulo Roberto e Hamilton Araújo. Em dois meses, fizemos mais de 65 visitas, com o objetivo de transmitir a importância deste significativo ano.
A visita nos oferece oportunidades que uma reunião tradicional, grande ou pequena, não propicia. Além disso, por ser uma atividade que aproxima mais as pessoas, estas se sentem mais motivadas a expor seus possíveis problemas e dificuldades, o que talvez não ocorresse em uma atividade de escala maior. Quando iniciamos as visitas, os líderes perguntavam se tinham feito algo errado, pois, nesse nível, não era comum eles serem visitados. Naturalmente, uma visita não acontece apenas quando alguém se encontra em dificuldades. Ela também nos possibilita fortalecer os laços de amizade de forma que estes transcendam o relacionamento puramente organizacional. E é inegável se tratar de requisito indispensável para a união harmoniosa.
Foi um período para pôr em dia a leitura da Nova Revolução Humana, que esclarece os pontos básicos e primordiais da prática da fé e nos permite aprender na vida real uma filosofia que verdadeiramente nos direciona a ter uma existência completa de realizações sem arrependimentos.
Então, rumo a inesquecíveis vitórias deste ano, vamos acelerar no processo da nossa revolução interior.
Forte abraço!
Marcos Antonio Nunes da Natividade
Vice-presidente da BSGI
Notas:
- Nichiren Daishonin nasceu em 16 de fevereiro de 1222. De acordo com o calendário tradicional japonês, a pessoa possui um ano no momento em que nasce
- Brasil Seikyo, ed. 2.547, 23 jan. 2021.