Verstappen completa recuperação e vence GP de São Paulo de F1 em atuação memorável

ROTANEWS176 03/11/2024 14:57                                                                                                                              Por Pedro Henrique Marum, de Interlagos

Max Verstappen saiu da 17ª colocação no GP de São Paulo para vencer de maneira implacável na pista molhada de Interlagos. O tricampeão põe mão inteira no tetracampeonato mundial.

 

O GP de São Paulo deste domingo (3) tinha tudo para ser um ponto de virada no campeonato a favor de Lando Norris. Pole, já vencera a corrida sprint e via o único rival largar na 17ª posição, fruto de azar na classificação e uma punição. O que se viu, porém, foi totalmente diferente. Max Verstappen engoliu de maneira implacável, contou com golpe de sorte enorme e fez o que era preciso para vencer. O tricampeão coloca, assim, uma mão e quatro dedos no tetracampeonato mundial de Fórmula 1.

Verstappen passou cinco pilotos na largada, com uma sequência de movimentos habilidosos nas primeiras curvas. Daí em diante, impôs ritmo forte e dureza implacável na hora de disputar na pista. Foi o suficiente para chegar ao sexto lugar, contando também com o fato de ter pneus intermediários novos, poupados pela eliminação no Q2 da classificação, enquanto sobretudo os dez primeiros colocados usavam intermediários já gastos.

Em seguida, um golpe de sorte: o safety-car causado por Franco Colapinto que causou bandeira vermelha quando os ponteiros já tinham parado. Verstappen pôde trocar pneus durante a interrupção e tomou as posições Charles Leclerc, Lando Norris e George Russell sem precisar fazer nada. Estava somente atrás de Esteban Ocon, posição que ganhou numa relargada posterior, causada por erro de Carlos Sainz, para assumir a dianteira na volta 40 de 69 e sumir na frente. E sumir de vez no campeonato, onde voltou a abrir mais de 60 pontos.

Atrás de Verstappen, o pódio ficou com uma apoteótica corrida da Alpine. Com atuações de extrema categoria, Esteban Ocon e Pierre Gasly foram, respectivamente, segundo e terceiro colocados. Mais que isso, colocam a Alpine na frente de Williams, RB e Haas na classificação do Mundial de Construtores.

Reprodução/Foto-RN176 Max Verstappen buscou vitória impressionante (Foto: AFP)

George Russell ficou na quarta colocação, seguido por Charles Leclerc e Lando Norris. Praticamente derrotado no Mundial de Pilotos, Norris perdeu a liderança na largada, depois perdeu três posições na sequência da bandeira vermelha causada por Colapinto. Mas, no fim da história, errou em relargada posterior e terminou de jogar fora qualquer possibilidade. Yuki Tsunoda, Oscar Piastri, Liam Lawson e Lewis Hamilton fecharam o top-10.

A corrida contou com uma miríade de problemas. Lance Stroll bateu antes mesmo da largada e atrasou os procedimentos, fazendo a corrida começar com 18 – Alexander Albon sequer largou. Colapinto, Sainz e Nico Hülkenberg também abandonaram por acidentes solitários. As escapadas da pista vieram aos montes, bem como os toques, mas 15 carros chegaram ao fim.

A Fórmula 1 agora tem duas semanas de descanso e volta apenas no fim de semana dos dias 22 a 24 de novembro, na segunda edição do GP de Las Vegas.

Resultado final do GP do Brasil – RN176

  1. Verstappen (Red Bull)
    2. Ocon (Alpine)
    3. Gasly (Alpine)
    4. Russell (Mercedes)
    5. Leclerc (Ferrari)
    6. Norris (McLaren)
    7. Tsunoda (RB)
    8. Piastri (McLaren)
    9. Lawson (RB)
    10. Hamilton (Mercedes)
    11. Pérez (Red Bull)
    12. Bearman (Haas)
    13. Bottas (Sauber)
    14. Alonso (Aston Martin)
    15. Zhou (Sauber)
    16. Sainz (Ferrari) – não completou
    17. Colapinto (Williams) – não completou
    18. Hulkenberg (Haas) – não completou
    19. Albon (Williams) – não iniciou
    20. Stroll (Aston Martin) – não completou

FONTES: GRANDE PREMIO E RN176