Viaje sem sair de casa

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO  18/04/2020 07:16

EDITORIAL

Estudar significa adquirir conhecimento e essa é uma das atividades propostas no “movimento 1, 2, 3” da BSGI para o atual período de distanciamento social. Veja matéria especial.

E se nesse momento fosse dito a você que há uma maneira de sair de casa, sem se expor a qualquer risco, ou melhor, sem sair do lugar? Esta é de uma das formas mais comuns de se adquirir conhecimento: ler.

Ler pode parecer uma atividade monótona, estática, passiva, mas aqueles que gostam de um bom livro podem provar que se trata de uma prática muito dinâmica e até de troca — seja do leitor com o autor, com os personagens ou até com outra pessoa quando compartilham sobre o livro.

O Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), constantemente se refere a seus autores favoritos e a grandes obras que leu, sempre inspirado em seu mestre, Josei Toda.

Para os que dizem que não têm tempo para cultivar o hábito da leitura, Ikeda sensei afirma: “Quando ficam apaixonados por alguém, por exemplo, vocês querem ver essa pessoa de qualquer jeito, mesmo que seja de relance ou só por cinco minutos, certo? Essa deveria ser nossa atitude no que diz respeito à leitura. Se arrumarem um tempo — por exemplo, dez minutos de manhã, dez à tarde e dez à noite — vocês conseguirão ler trinta minutos por dia” (BS, ed. 1.462, 30 maio 1998).

Por onde começar a ler? Sobre isso, ele vai direto ao ponto: “Em vez de se preocupar com o que ler, provavelmente seria melhor ler simplesmente uma página do que quer que seja. A indecisão não os levará a lugar algum. Se ao menos lerem uma página, terão feito muito progresso” (Ibidem).

Como o Mestre também recomendou recentemente na frase do incentivo do dia 4 de abril, postada no BS+, aproveite este momento e escolha um livro de cabeceira. Assim você sai de casa sem sair do lugar.

Ótima leitura!