Vigia é suspeito de atear fogo e matar crianças em creche no município de MG

ROTANEWS176 E R7 05/10/2017 18:17

Atentado aconteceu em Janaúba; quatro crianças e o autor morreram

05/10/2017 – 10H49 (ATUALIZADO EM 05/10/2017 – 18H17)

Reprodução/Foto-RN176 Nas redes sociais, fotos mostram pais resgatando suas crianças na saída da creche em Janaúba

Um vigia noturno é suspeito de atear fogo e matar quatro crianças, em uma creche, no município de Janaúba, no norte de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira (5). Damião Soares Santos, de 50 anos, apontado como o autor do crime também morreu no início desta tarde, no Hospital Regional da cidade, após também atear fogo no próprio corpo.

Durante a tarde, a Polícia Civil chegou a divulgar a morte da professora Heley Abreu Batista, mas a corporação voltou atrás e informou que, na verdade, o estado de saúde dela é muito grave. Os corpos das vítimas, que estavam na creche municipal Gente Inocente no momento do ataque, foram identificados como Juan Pablo Cruz dos Santos, de 4 anos, Luiz Davi Carlos Rodrigues, 4, Ruan Miguel Soares Silva, 4, Ana Clara Ferreira Silva, 4.

Reprodução/Foto-RN176 Damião Soares dos Santos é suspeito, segundo informações  ele tomava remédio controlado

A página pessoal do suposto autor tem uma série de posts de autoajuda. O último post, de 2 de outubro, dizia: “Se alguém duvidar visita minha família eu fazia de tudo para ajundar (sic) nunca fiz mal a niguem (sic)”.

R7 entrou em contato, por telefone, com Simone Soares dos Santos, familiar de Damião. Ela disse que, “por ordens superiores”, não estava autorizada a falar.

 

Problemas psicológicos

De acordo com Pedro Aihara, tenente responsável pela comunicação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o vigia teria abraçado crianças com o corpo em chamas.

River Ramos, sargento da Polícia Militar que está na cidade, afirma que o suspeito estava afastado por problemas psicológicos e teria ido à creche para conversar com a diretora.

A auxiliar administrativa Viviane Andrade, que trabalha em um posto de gasolina próximo à creche, afirmou que o vigia tinha sido demitido recentemente.

“Passei agora há pouco na frente do hospital, e parece que Janaúba inteira está lá na frente. Estão até pedindo doação de água mineral… [a situação] não está bonita, não”, afirmou.

Após o ataque, moradores da região ajudaram a socorrer as vítimas ao Hospital Regional e para Fundação Hospitalar Janaúba, ambos na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, além dos mortos, outras 22 pessoas ficaram feridas. Nove delas — incluindo, o suspeito — estão em estado grave.

A Polícia Civil disse que foi feita perícia no local do atentado e que a necrópsia nos corpos foi realizada no início da tarde desta quinta.

Reprodução/Foto-RN176  O suspeito dá entrada no Hospital Regional

Foi aberto inquérito para apurar o caso e equipes da Polícia Civil de Minas estão na casa do suspeito e de seus familiares para levantar informações que possam auxiliar nas investigações e elucidar a motivação do crime.

De acordo com a Prefeitura, a creche municipal Gente Inocente tem 82 matriculados. O governo municipal não confirma quantas crianças estavam no local no momento do crime.

Hospital pede doações

O governo municipal afirma que o pronto-socorro necessita de medicamentos para atender todas as vítimas e pede doações. Entre os remédios pedidos estão sulfadiazina de prata pomada, metoclopramida e dipirona injetável, além de água mineral, roupas para crianças e roupas de cama.

Reprodução/Foto-RN176   A Sala onde ficava as crianças  da creche ficou destruída Arquivo Pessoal / Mauro Ferreira Miranda

O governo de Minas Gerais disse que “tão logo tomou ciência da tragédia ocorrida nesta manhã em Janaúba, o governador Fernando Pimentel determinou de imediato a mobilização de todas as forças de Saúde Pública e de segurança do Estado — Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil — nas operações de resgate e salvamento”.

Por meio de nota, o governo afirmou que “um posto de comando emergencial foi instalado no local para alinhar todos os esforços dos órgãos públicos envolvidos” e que “a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais montaram uma operação especial para receber as vítimas, tanto em hospitais na região, quanto no Hospital João XXIII, se necessário”.

Reprodução/Foto-RN176 Janaúba é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Tem, como atividades principais, a agricultura, a pecuária, comércio e serviços. Sua população em julho de 2016 foi estimada em 71 279 habitantes

Toda a estrutura necessária foi colocada à disposição. O governador Fernando Pimentel irá ao local ainda na tarde desta quinta.

A cidade

Inserida no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil, Janaúba tem população estimada em 71.279 habitantes. É a segunda cidade mais populosa do norte de Minas.

Reprodução/Foto-RN176 A creche antes do ataque Reprodução/Google

As atividades principais do município são a agricultura, a pecuária, comércio e serviços.

No dia 6 de agosto de 2011, o governo anunciou a construção de um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Janaúba. Atualmente, encontram-se em construção os pavilhões das salas de aula e da biblioteca.

Durante a tarde, o prefito da cidade, Carlos Isaildon Mendes (PSDB) lamentou o ocorrido e agradeceu a mobilização da população. Vejam os desesperos das mãe ao saber que a  creche onde seus filhos estavam tinha sido incendiada pelo vigia Damião Soares dos Santos.