Vigorosa partida dos jovens

ROTANEWS176 25/01/2025 08:05                                                                                                                             NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Atividades recheadas de alegria e vigor movimentam a Juventude Soka e demais divisões

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa do Encontro da Coordenadoria Centro-Leste (CCLP) no Auditório da Paz. Foto: Colaboração local

REDAÇÃO/ARCO-ÍRIS

No dia 19 de janeiro, o Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI), em São Paulo, SP, foi palco de duas atividades envolvendo renovada partida da Juventude Soka paulista. Na mesma sintonia, a onda jovem de Sergipe, AJU, avança com base no estudo. Acompanhe os bastidores!

CCLP

“Vencer é agora”

O entusiasmo dos participantes da Coordenadoria Centro-Leste Paulistana (CCLP), CGESP, foi contagiante durante o evento realizado no Auditório da Paz, nas depen­dências do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI), em São Paulo, no último domingo, 19. Com o tema “Vencer é Agora”, o encontro conectou 1.400 pessoas ao todo, sendo 643 presentes e outras 830 via transmissão. O evento marcou a cerimônia de formatura de líderes e o início de uma nova liderança para o movimento, reafirmando os valores do humanismo Soka.

A programação trouxe momentos vibrantes, com relatos de compro­vação e apresentação musical realizada pelos grupos Coral Esperança do Mundo, Asas da Paz Kotekitai do Brasil, Taiyo Ongakutai e Taiga.

Reprodução/Foto-RN176 Apresentação dos estudantes, acima, na atividade da CCLP que lotou o auditório – Foto: Colaboração local

O lançamento do movimento “Vencer é Agora” teve como principal mensagem o fortalecimento da conexão entre os membros por meio de visitas, encontros e atividades personalizadas.

Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI, destacou a importância de criar espaços de diálogo e de expressão autênticos, enquanto Luciano Nascimento, coor­denador da CCLP, reforçou a mensagem de que o jovem tem o poder de transformar seu carma e realizar grandes conquistas. “Estamos presenciando o nascimento de uma nova Juventude Soka na BSGI. Essa energia vai pulsar por toda a cidade — é o humanismo Soka”, afirmou.

O evento concluiu-se com a promessa de avançar e fazer de 2025 um ano de transformação e realizações. A Juventude Soka reafirmou seu compromisso de inspirar e liderar com coragem, guiando-se pelos ensinamentos do presidente Ikeda e pelo espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”.

Reprodução/Foto-RN176 Líderes de RM e acima, da Coordenadoria Norte-Sul Paulistana (CNSP) – Foto: Colaboração local

CNSP

“Jamais ser derrotado!”

Com a participação de líderes de RM e acima, a Coordenadoria Norte-Sul Paulistana (CNSP), CGESP, promoveu vigorosa partida rumo aos objetivos do significativo 2025, com os jovens na vanguarda. O público foi de 255 pessoas na Sala Shitei do CCDI, e 440 assistindo por transmissão. A banda The Sun, do Taiyo Ongakutai, recepcionou os participantes e fez várias incursões durante a programação.

Após um vibrante gongyo, foi lida a mensagem do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, acompanhada por todos pelo aplicativo BS+, da Editora Brasil Seikyo (EBS).

Seguiu-se a formatura dos líderes de RM e Sub. da Juventude Soka, e a apresentação de novos líderes. Palavras de encorajamento de Ikeda sensei, extraídas do Encontro com o Mestre, da Reunião Nacional de Líderes de setembro de 2003, fortaleceram o sentimento dos participantes.

Reprodução/Foto-RN176 Alegria e vibração dos participantes da CNSP – Foto: Colaboração local

RE Sergipe

O “programa jogo aberto” trouxe ao palco lideranças e representantes das organizações que se destacaram na Liga Monarca, criando um ambiente de aprendizado e compartilhamento de experiências.

As lideranças da Divisão Feminina e da Divisão Sênior da coordenadoria ofereceram apoio inconteste a todos. Foi apresentado um banner com ideogramas em japonês, os quais também foram colocados em uma camiseta “Jamais ser derrotado!”.

Guilherme Matos, coordenador da Juventude Soka da CNSP, bradou: “Para decolar o ano, temos de acelerar à máxima potência. Decidindo agora o destino onde chegaremos!”.

Valter Hirata, coordenador da CNSP, manifestou gratidão aos formandos e parabenizou os novos líderes por sua disposição pela bata­lha. Encerrou suas palavras celebrando a força de luta das próximas etapas da Liga Monarca, com a força jovem, em plena união.

Estudo como base

Reprodução/Foto-RN176 Cena final do encontro dos jovens em Sergipe – Foto: Colaboração local

Com a participação de 42 pessoas, o Encontro Humanístico da Juventude Soka de Sergipe, AJU, centrou-se na visão budista sobre a lei de causa e efeito. O encontro foi organizado no dia 19 de janeiro, na sede regional, e direcionada a convidados. Logo depois do gongyo, todos se envolveram no estudo desse conceito fundamental, no qual foi apontada a importância da prática da fé para sairmos do estado de sofrimento.

A programação trouxe uma dinâmica para promover a interação dos participantes na atividade. Intitulada “O Ciclo da Vida: Suas Causas e Seus Efeitos”, a atividade consistiu em fazer as pessoas refletirem como cada ação, pensamento ou decisão gera um efeito direto ou indireto na vida.

Após as palavras de Wilker Ramos, responsável pela Juventude Soka da RE Sergipe, houve incentivos do responsável pela RE, Eloi Monteiro. “Não recitamos daimoku esperando um ‘milagre’, mas para ter coragem para enfrentar as circunstâncias da vida”, enfatizou.

No topo: Foto comemorativa do Encontro da Coordenadoria Centro-Leste (CCLP) no Auditório da Paz. Foto: Colaboração local.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO