Vinagre, creme hidratante, laquê: produtos inusitados para o seu sapato

ROTANEWS176 E POR SELEÇÕES02/02/2019 11:00                                                                                            Por: Julia Maia

Reprodução/Foto-RN176 Imagem: dimamorgan12/Istock

Roupa Nova já mandou a letra: um sapato velho ainda pode ser útil e esquentar seus pés! Esses nossos companheiros, às vezes de longa data, de todos os tipos e tecidos, enfrentam no dia a dia banho de chuva, lama, cacos de vidro.. E isso, com o tempo, torna inevitável que seu aspecto fique prejudicado. Mas se você tem um sapato queridinho, e não quer abrir mão dele por nada, que tal experimentar produtos como vinagre, creme hidratante e esmalte para melhorar seu aspecto?

Confira 8 produtos inusitados para melhorar o aspecto do seu sapato, tornando-o mais próximo do que ele era quando você o comprou.

1 – Laquê de cabelo

Além de deixar os cabelos bonitos e armados, o produto queridinho das mulheres dos anos 60 pode também ser um bom aliado para seus sapatos. Para tanto, experimente borrifar sobre eles uma quantidade generosa do produto após lustrá-los. O laquê criará uma camada de proteção em seus sapatos, e o polimento não desapareça tão facilmente.

2 – Sacola plástica

Pisou em um chiclete que grudou na sola do seu sapato? Raspá-lo definitivamente levará um longo tempo. Portanto, experimente essa dica:

  • Ponha o tênis num saco plástico e aperte-o contra o chiclete até que esteja muito bem grudado. Em seguida, coloque-o no freezer. Quando a goma de mascar estiver dura, puxe o saco plástico e voilá! O chiclete sairá da sola do seu sapato.

3 – Cola

Para uma solução a longo prazo, uma sola precisa ser consertada por um profissional. Porém, você pode comprar cola e fazer um reparo provisório se o tempo estiver curto para dar aquele pulo no sapateiro.

  • Limpe e seque a área que precisa de reparo. Em seguida, aplique a cola de sapateiro de acordo com as instruções do fabricante. Espere 10 minutos até que esteja pegajosa e aperte a sola com cuidado de volta para a posição. Depois, segure firme a região e, com um secador de cabelo, aqueça a cola enquanto ela se solidifica.

Leia mais: dicas preciosas para colar porcelana

4 – Bicarbonato

O bicarbonato é um pozinho milagroso. Presente geralmente na cozinha de sua casa, ele tem utilidade para muitas outras coisas. Inclusive no cuidado com aqueles seus sapatos que você tem deixado do lado de fora porque o cheiro impregna a casa toda.

  • Corte os pés e um pedaço das pernas de uma meia-calça velha e encha-as com bicarbonato de sódio. Faça um nó em cada perna para fechar as meias e coloque-as dentro do tênis para passar a noite. Você vai precisar de várias embalagens de bicarbonato, mas esses absorventes de odor podem ser usados repetidamente.

Mas além de tirar aquele cheirinho ruim, o bicarbonato ainda pode ser usado na remoção de manchas. Para isso, pegue um pano úmido e aplique um pouco de bicarbonato. Em seguida, esfregue nas manchas dos sapatos e veja a mágica acontecer.

5 – Vinagre

Seu tênis está com marcas brancas? Então experimente aplicar sobre as marcas uma mistura de vinagre com água (cerca de duas partes de água e uma de vinagre), embebedadas em um pano macio ou em um papel-toalha. Trabalhe uma área por vez, polindo a seco enquanto limpa, e depois lustre como de costume.

  • Para sapatos com camurça, use a mesma solução de vinagre, mas aplique-a com uma escova de dente.

6 – Esmalte

Sabe aquele cadarços de seus sapatos que começaram a desfiar? Então, uma dica boa para arrumá-los com rapidez é aplicar uma camada de esmalte transparente ao longo de seu cumprimento. Não tem erro!

7 – Álcool

Aqueles sapatos lindos que serviram perfeitamente na loja agora parecem um pouco apertados. Primeiro, tente uma abordagem suave: vista meias grossas e calce os sapatos em casa por alguns dias. Isso fará com que ele alargue um pouco. Mas se mesmo assim ele não estiver do jeito que você gostaria, experimente uma misturinha com álcool e água.

  • Borrife o interior dos sapatos com uma mistura meio a meio de álcool isopropílico e água (antes, faça um teste num pequeno pedaço de tecido para saber se a tinta não ficará borrada). Ande com eles por 30 minutos. Depois, repita o processo algumas vezes, até ficar do jeito que você gostaria.

8 – Creme hidratante

Ficou sem graxa? Não tem problema! O que pouca gente sabe é que diversas substâncias podem substituí-la. Vaselina, lustra-móveis e creme hidratante fazem um bom trabalho no couro do seu sapato.

  • Pegue um pano macio e aplique um pouco de creme nele. Em seguida, esfregue no sapato. Você também pode aplicar vinagre para deixá-lo mais brilhante.

E aí, gostou dessas dicas? Quer mais? Então veja como dar um jeitinho nos sapatos novos.