Vinte anos do Colégio Soka do Brasil

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  19/06/2021 08:16

REDAÇÃO/NOTÍCIAS 

A instituição celebra duas décadas em defesa da educação humanística Soka e da cidadania global para a criação de uma sociedade melhor

 

O Colégio Soka do Brasil comemorou vinte anos de fundação em 12 de junho, com uma live visualizada simultaneamente por mais de 700 pessoas no YouTube.

Reprodução/Foto-RN176  ex-alunas interpretam canção que fala sobre sonhos. Apresentadores anunciam live realizada de acordo com os protocolos de saúde e higiene com relação à pandemia do coronavírus – Editora Brasil Seikyo – BSGI

A instituição iniciou suas atividades em 6 de junho de 2001, com base nos ideais do fundador, Daisaku Ikeda, de difundir o conceito inovador da educação Soka — legado dos professores Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda —, visando ao desenvolvimento de cidadãos globais conscientes de seu papel transformador. Assim, ao longo dos anos, o Colégio Soka atua com a missão de promover a educação humanística para a criação de valor, que desperte o máximo potencial dos alunos.

Sua trajetória foi relembrada com a exibição de um vídeo comemorativo, e os ex-alunos Cintia Shiratori, que hoje cursa mestrado na Universidade de Cambridge, Inglaterra; Vitor Matos, estudante da Universidade Soka do Japão; e Naylah Santos, ex-aluna do programa Homestay, do Programa Bridge e agora aluna da Universidade Soka da América, compartilharam sobre o aprendizado que obtiveram na época do colégio e como este se transformou em incentivo para suas conquistas.

Na ocasião, representantes do Núcleo de Benfeitores Soka (doadores da instituição) — criado a partir da construção do novo prédio do colégio, em São Paulo, em 2017 —, como Motoharu Fujisaki, do Japão, e o casal, Marcelo e Katilene Pinto, de Macapá, AP, externaram seu sentimento de contribuir com o avanço do Colégio Soka no Brasil.

A apresentação musical da canção A Million Dreams, tema do filme The Greatest Showman, interpretada pelas ex-alunas Aisha Campos, Giulia Martins e Júlia Mayumi Braga, selou o ciclo de vídeos comemorativos que vinham sendo postados nas redes sociais da instituição ao longo da semana, e emocionou o público, que compartilhava pelo chat seus elogios e felicitações.

Em comemoração da data, o fundador, Daisaku Ikeda, enviou um álbum de fotos, uma caneta-tinteiro e uma mensagem na qual estabelece novas metas para o Colégio Soka, visando o 30o aniversário, que foi proferida pela primeira vice-presidente da instituição, Jeni Ikeda. Num trecho consta:

Peço aos valorosos alunos que atuem na vanguarda desse avançar da humanidade, enfrentando com coragem e perseverança cada desafio diante de si, e que construam, de forma autêntica, uma preciosa espada da sabedoria, e do caráter capaz de contribuir para o bem das pessoas, da sociedade e do mundo.

[Leia a mensagem na íntegra nesta edição do Brasil Seikyo.]

O diretor do Colégio Soka do Brasil, James Yamauti, agradeceu aos profissionais que atuam nos bastidores da instituição pela sua dedicação. Ele enalteceu, além disso, os esforços do pai da educação Soka, Tsunesaburo Makiguchi, e do fundador, Daisaku Ikeda: “Quão grandioso foi o desenvolvimento do nosso amado Colégio Soka do Brasil nesses vinte anos! Isso, graças às constantes mensagens de encorajamento, apoio e incentivos do fundador. São direcionamentos que ficarão marcados profundamente na história do colégio, e são eixos que norteiam nossas ações. Isso demonstra seu carinho e a visão de um grande futuro para nossos alunos que terão no descortinar de sua vida, não somente acadêmica, mas principalmente como valorosos cidadãos globais, líderes do século 21”. James também anunciou o lançamento de um concurso para a criação de uma mascote para o colégio que deve ser apresentada na mostra cultural da instituição, em outubro.

Reprodução/Foto-RN176 Acima, ex-alunos; abaixo, diretor e presidente do Colégio Soka participam do aniversário da instituição – Editora Brasil Seikyo – BSGI

O presidente do Colégio Soka do Brasil, Márcio Iutaka, citou: “No mundo da educação somos considerados ainda uma instituição de ensino jovem, mas a dedicação de toda a comunidade escolar Soka e o apoio irrestrito do fundador, Daisaku Ikeda, vem abrindo caminhos importantes e conquistando o respeito e a admiração de várias esferas da sociedade. Dessa forma, manteremos o foco no espírito fundamental da educação Soka e, por meio do aprimoramento constante dos profissionais e alunos, tornaremos nosso colégio um centro de excelência de criação de valor, ou seja, de desenvolvimento de jovens cidadãos globais que hasteiam a bandeira do humanismo e do respeito à dignidade da vida”.

Ao final, ele anunciou a criação do Grupo da Vitória Soka, em 6 de junho, cujo nome foi escolhido pelo fundador, que visa fortalecer os laços de solidariedade entre os integrantes, o compromisso com os ideais do Colégio Soka, bem como eternizar a gratidão ao fundador. O grupo é composto por ex-alunos da instituição, sob a liderança de Patrícia Yukari Hirano, e a vice-liderença de Estela Hitomi Shiratori, Luiz Vinícius Garcia, Naylah Santos e Júlia Mayumi Braga.

No topo: ex-alunas interpretam canção que fala sobre sonhos. Apresentadores anunciam live realizada de acordo com os protocolos de saúde e higiene com relação à pandemia do coronavírus