ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 15/07/2023 13:50 APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA Por Dr. Daisaku Ikeda
Nesta continuação da série publicada no Seikyo Shimbun, trechos selecionados de escritos de Nichiren Daishonin e do romance.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações de Ilustração: Kenichiro Uchida
Apesar de a senhora ter permanecido em Sado, seu coração chegou a esta província.
O Tambor no Portal do Trovão1
Esforços corajosos unem mestre e discípulo
Em setembro de 1968, Shin’ichi Yamamoto esteve em Wakkanai, Hokkaido, e encorajou os membros que se empenhavam arduamente na cidade ao extremo norte do Japão, citando uma passagem de uma carta que Nichiren Daishonin escreveu para a monja leiga Sennichi.
Como Wakkanai estava no extremo norte do Japão eles raramente tinham acesso à orientação dos veteranos e muitos realizavam suas atividades com uma sensação de solidão e isolamento.
O objetivo de Shin’ichi naquele dia era dissipar as nuvens que ofuscavam o coração dos membros. (…)
Referindo-se ao trecho “Embora esteja em Sado, seu coração chegou a esta província”,2 Shin’ichi afirmou:
— Mar e montanhas separavam a Ilha de Sado do Monte Minobu, mas o forte espírito de procura de Sennichi a fez estar sempre ligada a Nichiren Daishonin. Distância geográfica não tem nada a ver com a distância espiritual. O coração daqueles que lutam com coragem e a determinação de conduzir as pessoas à felicidade e de realizar o kosen-rufu no lugar onde estão por mais remoto que seja são unos com o coração de Daishonin. Esse é o espírito da Soka Gakkai; é a prática da fé que está em sintonia com a sede da Soka Gakkai. Se aqueles que vivem ou até mesmo trabalham na sede perderem o espírito de luta e deixarem de agir, estarão distantes do espírito de Daishonin e do movimento para o kosen-rufu.
(Trechos do capítulo “Estrela Guia”)
Convertam funções da maldade em trampolim para a revolução humana
Líderes da cúpula da Soka Gakkai foram enviados para apoiar os membros de Amami Oshima, ilha onde os membros da Soka Gakkai haviam enfrentado contínuas perseguições. Pouco antes da partida deles para a ilha, receberam a seguinte orientação de Shin’ichi sobre a natureza das funções da maldade.
Assim como as pessoas podem desempenhar o papel das funções maléficas, elas também podem agir como forças protetoras que vêm em nosso auxílio. É de nossa determinação interior que depende se uma determinada pessoa ou incidente irá servir de obstáculo para a nossa felicidade ou trampolim para a nossa revolução humana. Há pessoas que se alegram e aprofundam sua fé quando surgem grandes dificuldades, encarando-as como prova da veracidade das palavras de Daishonin. Por outro lado, há também aquelas que alcançam benefícios de sua prática e criam uma vida confortável e, logo em seguida, fraquejam na fé. Na época do presidente Josei Toda também houve indivíduos que se ressentindo da orientação rigorosa, porém compassiva do mestre, acabaram dando as costas para a organização. Em última análise, o nosso ambiente nada mais é do que um meio propício para a manifestação das funções da maldade, já que elas residem em nosso próprio coração.
Shin’ichi, então, afirmou de modo contemplativo, fitando o horizonte:
— A solução fundamental para este problema está na transformação do estado de vida dos membros. Nichiren Daishonin escreveu: “Oro para que, antes de tudo, eu consiga guiar e conduzir os governantes e outras pessoas que me perseguiram”.4 Tudo depende de eles conseguirem ou não manifestar a mesma condição de vida que Nichiren Daishonin, que estava determinado a salvar primeiro as autoridades responsáveis pelas perseguições contra ele. Daishonin afirma ainda que foi justamente por causa dessas pessoas que ele conseguiu se tornar um devoto do Sutra do Lótus. (…) De agora em diante, a luta deles é ganhar a confiança das pessoas, e o segredo é o diálogo sincero. Também é importante que cada membro faça o melhor para contribuir para a sociedade.
(Trechos do capítulo “Canto da Fortaleza”)
(Traduzido da edição do jornal Seikyo Shimbun do dia 20 de novembro de 2019.)
Ilustração: Kenichiro Uchida
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 214, 2017.
2. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin]. v. I. Tóquio: Soka Gakkai: 2006. p. 949.
3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai-shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 422-423, 2020.
4. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin]. v. I. Tóquio: Soka Gakkai: 2006. p. 402.
Assista
Se você é assinante digital, veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 13