ROTANEWS176 10/02/2024 09:10 APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Nesta continuação da série publicada no Seikyo Shimbun, trechos selecionados de escritos de Nichiren Daishonin e do romance.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida
Uma espada é inútil nas mãos de um covarde.
Resposta a Kyo’o 1
Coragem é a chave para a vitória
Em agosto de 1957, Shin’ichi Yamamoto falou aos membros do Distrito Arakawa, em Tóquio, sobre a chave para o avanço da propagação do Budismo Nichiren.
— Depois de conversar com alguém apenas uma vez, talvez a gente se veja tirando conclusões precipitadas de que a pessoa não foi receptiva e de que a tentativa não vai dar em nada. Mas a mente está sempre se modificando, minuto a minuto, e se pode mudá-la por meio de esforços perseverantes para dialogar.
Complementou ainda:
— Algumas vezes, precisamos ponderar se o erro não está em nossa maneira de nos expressar. Por exemplo, se dissermos a uma pessoa com problemas familiares que poderá superar uma doença por meio da prática budista, não despertaremos o interesse dela. Do mesmo modo, não será muito producente afirmar a alguém que está lutando contra a doença que a fé budista ajuda a ter sucesso no trabalho. Empregar sabedoria significa determinar como conquistar a compreensão do outro. (…)
Shin’ichi deu continuidade às suas considerações afirmando que a sabedoria deveria ser acompanhada da coragem de colocá-la em ação:
— Como registrou Nichiren Daishonin: “A espada é inútil nas mãos de um covarde”.2 A espada do Sutra do Lótus, que é fonte de ilimitada sabedoria, não terá força se formos covardes. Espero que tenham a coragem de desafiar e vencer suas fraquezas pessoais, como a tendência de fugir do que não gostam e dar desculpas para justificar sua covardia ou negatividade. Esse é o segredo para a revolução humana e para a vitória.
(Trechos do Capítulo “Castelo do Povo”)
Todos os discípulos e seguidores leigos de Nichiren devem recitar Nam-myoho-renge-kyo com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente, transcendendo todas as diferenças que possam haver entre si,3 tornando-se inseparáveis como o peixe e a água. Esse laço espiritual é a base para a transmissão universal da Lei suprema da vida e da morte.
A Herança da Suprema Lei da Vida4
Avançando com base na unicidade de “diferentes em corpo, unos em mente”
Durante a sua quinta visita à província de Fukui, localizada no centro-norte do Japão, em junho de 1973, Shin’ichi refletia sobre o significado da unicidade no Budismo Nichiren, ao mesmo tempo em que encorajava os líderes a se unir uns aos outros e a fazer de Fukui um modelo para toda a organização
Daishonin conclama a seus seguidores que transcendam “todas as diferenças que possam haver entre si”; em outras palavras, que deixem para trás a ideia de que sua vida não tem relação alguma com a dos outros. Isso significa superar a tendência egoísta de pensar somente nos próprios interesses, sem levar os outros em consideração e vê-los com apatia ou antagonismo. Quando o sentimento das pessoas pertencentes a uma organização está dividido dessa maneira, a verdadeira herança do budismo não pode ser transmitida. Esta é a razão pela qual Daishonin adverte repetidamente em seus escritos contra esse tipo de comportamento.
“Inseparáveis como o peixe e a água” indica a profunda percepção de que a vida de cada um está indissoluvelmente ligada à dos outros integrantes da organização e profundamente interconectada. Trata-se de uma metáfora para ilustrar o apoio e o respeito mútuos que os membros, que possuem a missão comum de realizar o kosen-rufu, devem cultivar entre si.
“Diferentes em corpo, unos em mente” denota cada um evidenciar ao máximo seus talentos e dons exclusivos, avançando, ao mesmo tempo, em união rumo ao nobre objetivo do kosen-rufu. Em suma, Nichiren Daishonin esclarece que a herança da Lei Mística que flui em sua própria vida é transmitida por meio da união de “diferentes em corpo, unos em mente” e, assim, pulsa na vida de cada pessoa que se dedica ao grande desejo do kosen-rufu.
(Trechos do o Capítulo “Campos Verdejantes”)
Assista vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 17
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 43, 2021.
- Ibidem.
- A frase “transcendendo todas as diferenças que possam haver entre si” pode ser interpretada literalmente como “sem pensar no ‘eu’ ou nos outros, nisto ou naquilo”. Essa declaração não deve ser vista como negação da individualidade, mas como exortação a superar as diferenças originadas do egocentrismo.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 226, 2021.
(Traduzido da edição de 18 de março de 2020 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai.)
Ilustração: Kenichiro Uchida
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO