Viver com o Gosho: volume 19 (parte 3)

ROTANEWS176 11/05/2024 10:45                                                                                                                              APRENDER COM NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                        Por Hiromasa Ikeda

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida

Jamais busque este Gohonzon fora de si mesma. O Gohonzon existe apenas dentro do corpo de pessoas como nós, mortais comuns, que abraçam o Sutra do Lótus e recitam o Nam-myoho-renge-kyo.

O Aspecto Real do Gohonzon1

O Gohonzon é um espelho límpido que reflete a nossa vida

Em 28 de abril de 1974, dia que marca o aniversário do estabelecimento do ensinamento de Nichiren Daishonin, Shin’ichi Yamamoto discorreu sobre o significado do Gohonzon em uma reunião geral, realizada na região de Hokuriku.

O Buda não existe em algum lugar distante, isolado da nossa vida. E as pessoas não são servas de deuses ou divindades. Nossa vida é, por origem, dotada da condição supremamente nobre denominada estado de buda; é uma entidade do Nam-myoho-renge-kyo. Entende-se, portanto, que nossa própria vida é o objeto de reverência fundamental, e o Gohonzon, o mandala inscrito por Nichiren Daishonin, atua como um espelho límpido para refletir e revelar o Nam-myoho-renge-kyo interior.(…)

O Budismo Nichiren, que considera a vida o objeto de reverência máxima, é o ensinamento supremo da inviolabilidade da vida. Como tal, constitui a fonte de um novo humanismo.

As pessoas, com frequência, defendem a paz e a inviolabilidade da vida, mas a vida humana é muito facilmente pisoteada e sacrificada em nome do país, de ideologias ou de diferenças religiosas, ou em decorrência de ódio, inveja ou discriminação. Por mais que as pessoas afirmem que a vida é preciosa, se elas não se basearem na convicção fundamental de que a vida merece respeito máximo, então é muito provável que a vida se torne um simples meio para um fim. (…)

O ensinamento budista que declara que o estado de buda reside em nossa vida e que a vida é o objeto de reverência fundamental compõe uma base sólida para estabelecer o princípio da inviolabilidade da vida e dá origem a uma filosofia de paz e humanismo.

(Capítulo “Torre do Tesouro”)

Não deve haver discriminação entre os que propagam os cinco ideogramas do Myoho-renge-kyo nos Últimos Dias da Lei, sejam homens, sejam mulheres. Se não fossem bodisatvas da terra, não seriam capazes de recitar daimoku.

O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos2

Todas as pessoas são bodisatvas da terra com uma profunda missão

Em fevereiro de 1974, durante um diálogo com dois líderes em Okinawa, Shin’ichi explicou, com maior profundidade, o tema do romance Revolução Humana, enfatizando a importância de despertar para a missão pelo kosen-rufu.

Por serem bodisatvas da terra, podem recitar o Nam-myoho-renge-kyo e iniciar a luta pelo kosen-rufu nos Últimos Dias da Lei(…)

Não importa qual carma estejamos manifestando agora, somos na realidade bodisatvas da terra. De fato, assumimos nosso carma voluntariamente para que pudéssemos nascer nesta era maléfica e atuar em prol do kosen-rufu.

Talvez vocês olhem para os companheiros que estão sofrendo com problemas como doenças ou dificuldades financeiras e pensem que, provavelmente, eles não poderiam ser bodisatvas da terra. Entretanto, ninguém pode evitar problemas. A questão é que, uma vez que despertamos para a missão do kosen-rufu e passamos a nos empenhar por ela, a condição de vida do bodisatva da terra e a sublime condição de vida do Buda brotam poderosamente das profundezas do nosso ser.

Budas jamais são derrotados por infortúnios ou problemas. Eles transformam todos os seus sofrimentos em alegria, expandem seu estado de vida e realizam sua revolução humana. E é por meio desse processo que transformam seu carma.

Foram os bodisatvas da terra que, na assembleia do Sutra do Lótus, receberam a missão do kosen-rufu nos Últimos Dias da Lei. [E Nichiren Daishonin, o Buda dos Últimos Dias da Lei, surgiu como a manifestação do líder dos bodisatvas da terra, o bodisatva Práticas Superiores.]

Quando assumimos para nós essa missão, manifestamos a condição de vida inerente ao estado de buda aliada às “quatro virtudes” e aos quatro elementos representados pelos quatro líderes dos bodisatvas da terra. É o que nos permite transformar fundamentalmente nossa vida, realizar nossa revolução humana e transformar o carma.

(Capítulo “Torre do Tesouro”)

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 92, 2017.
  2. Ibidem, v. I, p. 404, 2020.

(Traduzido da edição de 20 de maio de 2020 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai.)

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Ilustração: Kenichiro Uchida

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO