ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 16/07/2022 10:13
APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Nesta continuação da série publicada no Seikyo Shimbun, trechos selecionados de escritos de Nichiren Daishonin e do romance.
Por Dr. Daisaku Ikeda
Reprodução/Foto-RN176 Confiando o futuro do mundo aos jovens – Ilustração: Kenichiro Uchida
Declaro aqui: Não importa que os deuses me abandonem. Não importa que eu tenha de enfrentar todas as perseguições. Ainda assim darei a vida em prol da Lei.
Abertura dos Olhos1
Depois de sua posse como terceiro presidente da Soka Gakkai em 3 de maio de 1960, Shin’ichi Yamamoto lançou uma nova campanha para realizar o desejo de seu mestre — de alcançar 3 milhões de famílias filiadas à organização. Uma semana mais tarde, numa reunião de líderes da Divisão Masculina de Jovens que ocorreu em 10 de maio, ele discorreu sobre a passagem do Gosho citada.
Gravando esse trecho em meu coração, estou determinado a dedicar a vida à causa da paz mundial — ao kosen-rufu mundial —, empenhando-me com todos vocês, compartilhando dos sofrimentos e problemas de vocês até o fim. O presidente Josei Toda disse certa vez: “Os jovens são os pilares do Japão. Os jovens são os olhos do Japão”. O futuro não só do Japão, mas do mundo todo repousa sobre os ombros dos jovens. Principalmente vocês, que abraçam a filosofia suprema do Budismo de Daishonin, abrirão um caminho através da escuridão e confusão da sociedade. Vocês serão os pilares que se responsabilizarão pelo mundo na próxima geração. Estou firmemente convencido disso. (…)
— Para construir uma nova sociedade, é importante que cada um de vocês se torne uma pessoa do mais alto calibre em seu respectivo campo — em ciência, economia, educação, política ou qualquer outro. Além disso, em vez de se concentrar somente nos estreitos interesses e preocupações referentes ao Japão, devem sair pelo mundo e contribuir para a paz e felicidade de toda a humanidade. Essa é a missão de vocês. (…)
— Tenho profunda fé em vocês. Se eu tombar no curso de minha luta, peço que deem continuidade às minhas aspirações e sigam avançando rumo ao objetivo do kosen-rufu.
(Capítulo “Vanguarda”, p. 28-30)
O espírito de se desafiar com alegria é uma fonte de benefícios
Invocar o nome do Buda, recitar o sutra ou simplesmente oferecer flores e incenso, todos esses atos virtuosos trarão benefícios e fincarão raízes do bem em sua vida. Deve se empenhar na fé com essa convicção.
Atingir o Estado de Buda nesta Existência2
Em julho de 1960, houve um curso de aprimoramento para o grupo da Divisão Masculina de Jovens Suiko-kai, em Inubosaki, na província de Chiba. Durante uma sessão de perguntas e respostas, um rapaz quis saber como poderia entender essa passagem do Gosho e aplicá-la na vida. A seguir consta a resposta de Shin’ichi.
— Esta passagem descreve a postura com a qual devemos reverenciar o Gohonzon e elucida também a inabalável dedicação com que devemos atuar nas atividades pelo kosen-rufu. É importante que acalentemos a convicção de que tudo o que contribui para o kosen-rufu acarreta grandes benefícios e boa sorte. As pessoas que possuem essa convicção sentem alegria e gratidão; e é pouco provável que se queixem ou venham a se sentir insatisfeitas. Eu também estou me empenhando na prática da fé com esse sentimento. Sempre desafiei os mais duros e árduos obstáculos com alegria. Para apoiar o presidente Josei Toda, ia aonde fosse necessário pelo kosen-rufu, fazendo um verdadeiro malabarismo para cumprir meus compromissos de trabalho da melhor forma possível. E caso não conseguisse reunir dinheiro suficiente para comprar a passagem para chegar lá, estava determinado a ir mesmo que fosse a pé. Acredito que essa seja a fonte dos benefícios e da boa sorte que desfruto hoje. Suponham que se encontrem diante de uma situação na qual, pelo kosen-rufu, vocês tenham de morar o resto da vida num país distante famoso pelo calor escaldante ou pelo frio congelante. Tudo se resume ao fato de vocês serem capazes ou não de partir para um lugar assim com uma atitude positiva e alegre. Sem esse espírito não há como realizar o inédito e majestoso empreendimento do kosen-rufu. E é nessa fé intrépida que existe o caminho para se acumular grandiosos benefícios e boa sorte pelas três existências da vida.
(Capítulo “Aprimoramento”, p. 105-106)
(Traduzido da edição do jornal Seikyo Shimbun do dia 21 de novembro de 2018.)
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 293, 2014.
- Ibidem, p. 4.
Ilustração: Kenichiro Uchida