Viver com o Gosho: volume 23 (parte 3)

ROTANEWS 176 09/11/2024 11:30                                                                                                                              APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Nesta continuação da série publicada no Seikyo Shimbun, trechos selecionados de escritos de Nichiren Daishonin e do romance.

 

Reprodução/Foto-RN176 Ilustração de Kenichiro Uchida. (Seikyo Press)

Portanto, primeiro devo aprender sobre a morte e, então, sobre outras coisas.1

____

Estabelecendo a felicidade indestrutível pelas três existências

Em julho de 1976, Shin’ichi Yamamoto discursou sobre os quatro sofrimentos do nascimento, envelhecimento, doença e morte em uma reunião da Divisão Feminina de Jovens em que representantes de todo o Japão participavam.

— Nenhum de nós pode evitar a morte. (…)

Quando conversei com o historiador britânico Arnold J. Toynbee (1889–1975), ele observou com emoção que todos os seres humanos morrem e que devemos enfrentar a dura realidade do nascimento e da morte nesta existência, mas despende­mos nosso tempo em diversão social, enganando a nós mesmos e recusando-nos a encarar esse fato. Essa era a razão pela qual, afirmou ele, desejava falar comigo, um líder budista, sobre o budismo.

Sem uma solução fundamental para a morte, não podemos ter uma visão adequada da vida nem dos valores sólidos, tampouco apreciar a verdadeira felicidade na vida. (…)

— O Budismo Nichiren oferece uma solução fundamental para o problema da morte. Se dedicarem a vida ao kosen-rufu, não apenas alcançarão um estado de felicidade indestrutível nesta existência, como também poderão trilhar eternamente a grandiosa estrada da felicidade na vida pelas “três existências” — passado, presente e futuro. (…)

Contanto que se dediquem ao kosen-rufu e pratiquem a fé assiduamente, sua vida estará unida à lei fundamental do universo, a Lei Mística, e vocês serão capazes de superar tranquilamente todos os sofrimentos.

Uma subcorrente de benefícios flui dentro da vida daqueles que praticam este budismo com seriedade. Mesmo que soprem ventos implacáveis e o sol inclemente arda sobre eles, no fim esses praticantes serão ricamente nutridos e verão a felicidade frutificar.

(Capítulo “Empenho Resoluto”)

___

Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar o Nam-myoho-renge-kyo.

A Felicidade neste Mundo2

___

daimoku é a força motriz para superar todas as dificuldades

Em 24 de agosto de 1976, Shin’ichi participou de uma reunião para representantes da cidade de Kokubu (que hoje é a cidade de Kirishima), perto do Centro de Treinamento Geral de Kyushu. Ao encorajar os membros, ele enfatizou a importância de fazer da fé o nosso alicerce por toda a vida.

No Sutra do Lótus consta a afirmação: “[Os que ouvem a Lei] desfrutarão paz e segurança na presente existência e boas circunstâncias nas existências futuras”.3 Todavia, vários obstáculos surgem no caminho do kosen-rufu, e a vida é uma batalha contra o nosso próprio destino cármico. “Desfrutar de paz e segurança na presente existência” não significa que a vida será sempre navegar em águas calmas, sem nenhum problema ou desafio. Essas palavras descrevem uma condição de vida na qual, mesmo ao vivenciarmos dificuldades e provações tão implacáveis como ondas furiosas, somos capazes de superá-las com coragem e serenidade, sem jamais recuar um passo.

Triunfar corajosamente na vida, haja o que houver, é o verdadeiro significado de “desfrutar de paz e segurança na presente existência”. O que importa é sermos capazes de sentir em nossos anos finais que nossa vida foi de paz e segurança na presente existência, após termos triunfado sobre as tempestades de adversidades que porventura possam ter marcado os anos anteriores. Para tanto, jamais devemos nos afastar da Soka Gakkai ou abandonar o Gohonzon, não importando o que aconteça, e devemos continuar recitando Nam-myoho-renge-kyo e nos empenhando corajosamente em prol do kosen-rufu enquanto vivermos. (…)

Não obstante quanto estejamos sofrendo, devemos despertar nossa fé no Gohonzon e orar com o espírito de que “não vou ser derrotado”. Se formos capazes de fazer isso, a coragem para enfrentar as adversidades brotará de dentro de nós, e nos tornaremos revigorados e repletos de alegria. O caminho para solucionar nossos problemas se abrirá diante dos nossos olhos.

Oração firme e constante é o fator essencial. Ore intensamente todos os dias, mesmo que os outros estejam observando ou não — essa é a força propulsora para tudo.

(Capítulo “Empenho Resoluto”)

(Traduzido da edição de 16 de setembro de 2020 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai.)

No topo: Ilustração de Kenichiro Uchida. (Seikyo Press)

Notas:

  1. The Writings of Nichiren Daishonin[Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 759, 2006.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 713, 2017.
  3. The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras [O Sutra do Lótus e Seus Sutras de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 136, 2009; Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 66, 2020.

Assista

Se você é assinante digital, veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 23, no BS+, clicando aqui.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO