Viver com o Gosho: volume 24 (parte 3)

ROTANEWS176 14/12/2024 12:05                                                                                                                                APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                      Por Seikyo Shimbun

Aprender com a Nova Revolução Humana.

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de Ilustração de Kenichiro Uchida

Quando estava vivo, ele era um buda em vida, e agora é um buda em morte. Ele é um buda tanto em vida quanto em morte. Esse é o significado da doutrina fundamental chamada atingir o estado de buda na forma que se apresenta.
O Inferno é a Terra da Luz Tranquila1

Experimentando a alegria na vida e na morte

Em 1976, Shin’ichi Yamamoto visitou sua mãe, Sachi, que estava adoecida e estudou os ensinamentos de Nichiren Daishonin junto com ela.

Deitada na cama, Sachi assen­tiu, com os olhos brilhando enquanto ouvia seu filho falar. Aquela foi a primeira e a última vez que ele explanou o budismo para sua mãe.

Embora sua mãe tivesse saído da condição crítica, Shin’ichi sentia que ela não tinha muito tempo de vida. Por isso, quis aproveitar a oportunidade para lhe falar a respeito da visão budista da vida e da morte. (…)

Aqueles que se empenham incan­savelmente em prol do kosen-rufu são budas em vida; conseguem viver com grande alegria sem serem vencidos pelas adversidades, não obstante quais sejam elas. E depois de morrerem, tornam-se budas em morte. Esse é o grandioso ensinamento sobre atingir o estado de buda na forma que se apresenta.

Vida é alegria e morte é alegria. Podemos vivenciar a eternidade com alegria absoluta. Recite Nam-myoho-renge-kyo até o fim de sua vida, fazendo o seu ser brilhar como um magnífico pôr do sol, colorindo tudo com tons dourados.

As mães Soka, que vivem como emissárias do Buda, estão sempre junto ao sol da vitória e da felicidade pelas três existências.

Quando acabou de falar, pegou a mão dela, que correspondeu ao gesto com um forte aperto. (…)

No dia seguinte, Sachi disse aos familiares: “Tive minha cota de contrariedades e sofrimentos na vida, mas venci. Meu maior desejo sempre foi que meus filhos contribuíssem para a sociedade de forma positiva, e um deles tem realmente conseguido fazer a diferença. Isso me faz muito feliz”.

(Capítulo “Ode às Mães”)

No início, somente Nichiren recitou o Nam-myoho-renge-kyo, mas depois, duas, três, cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros.

O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos
2

O espírito de levantar-se só é um princípio fundamental para concretizar o kosen-rufu

Em 5 de janeiro de 1977, a terceira parte da explanação de Shin’ichi sobre O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos foi publicada no Seikyo Shimbun.

— O princípio essencial e imutável do kosen-rufu sempre será o espírito de levantar-se só. Nichiren Daishonin, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda levantaram-se sós bravamente. (…)

Falando mais claramente, o espírito de levantar-se só significa cada um de nós assumir total responsabilidade pela propagação da Lei Mística na família, na comunidade e em todos os ambientes.

Todos nós possuímos um relacionamento com familiares, paren­tes e amigos que é particular a cada um de nós. Da perspectiva da Lei Mística, esses vínculos são a órbita da nossa missão, e são laços profundos que ligam nossa vida com a dos outros. (…)

É o que torna o princípio de levantar-se só tão relevante. Devemos ter em mente que nos encontramos neste local e neste momento como emissários do buda Nichiren Daishonin. Como bodisatvas da terra, devemos nos levantar, cada qual onde estiver, e agir. Jamais se esqueçam de que essa é a única maneira de se realizar o kosen-rufu.

Em nossa vida cotidiana, apresentar o budismo às pes­soas representa uma atividade comum e, ao mesmo tempo, extremamen­te desafiadora. Pelo fato de as pessoas à nossa volta nos conhecerem tão bem, fingimento ou simulação não funcionam. Só nos resta nos empenhar diligentemente com honestidade, sinceridade, perseverança e intensa paixão, demonstrando provas reais. Nesses esforços reside o verdadeiro significado da nossa prática budista.

(Capítulo “Proteção Plena”)

(Traduzido da edição de 21 de outubro de 2020 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai.)

No topo: Ilustração de Kenichiro Uchida

Assista

Se você é assinante digital, veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 24, no BS+ ou no site clicando aqui.

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 477, 2017. Conheça mais detalhes da obra clicando aqui. Se quiser ler a versão digital basta acessar a biblioteca gratuita do Cile Digital clicando aqui.
  2. Ibidem, p. 404.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO