Viver com o Gosho: volume 26 (parte 3)

ROTANEWS176 29/03/2025 11:05                                                                                                                            APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA  DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Ilustração de Kenichiro Uchida. Seikyo Press.

O buda Shakyamuni possuía todas as trinta e duas características auspiciosas, seu corpo tinha uma cor dourada e seu rosto era como a lua cheia. No entanto, quando as pessoas más olhavam para ele, algumas enxergavam-no pálido, outras, como se ele estivesse coberto de fuligem, e outras o viam como inimigo.

A Perda da Fé e a Queda do Mal 1

O grande caminho para defender o ensinamento correto é sempre repleto de adversidades

Em outubro de 1977, Shin’ichi Yamamoto participou de diversas atividades comemorativas para assinalar a abertura do Auditório Toda, que faz parte do Cemitério Parque Memorial Toda em Atsuta, Hokkaido. Consciente de que haverá sempre adversidades no caminho do kosen-rufu, Shin’ichi recomendou aos membros que devem estar preparados para qualquer eventualidade.

Shakyamuni, o qual nasceu na Índia, é descrito com essas 32 características físicas superiores que o distinguiam como sendo um grande homem. Era respeitado e reverenciado pela população como o Buda. Entretanto, quando pessoas de coração impuro olhavam para ele, viam-no como alguém inferior ou sujo, e outras o encaravam como inimigo.

Ao contrário de Shakyamuni, Nichiren Daishonin era um indivíduo simples desta era maléfica dos Últimos Dias da Lei. Desse modo, era de esperar que enfrentasse hostilidade ao propagar seus ensinamentos.

Quanto a nós, somos pessoas comuns, seguidoras de Nichiren Daishonin. Estamos convertendo o kosen-rufu em realidade exatamente como Daishonin instrui. Embora sejamos seres sem atributos excepcionais e menosprezados pelos outros, estamos concretizando a missão mais nobre de todas. Sendo assim, é inevitável que também nos deparemos com todas as espécies de provações e adversidades.

É por isso que Makiguchi sensei e Toda sensei foram presos em virtude de suas crenças, e Makiguchi sensei acabou morrendo na prisão. Também enfrentei oposição con-tínua durante toda a minha vida. À luz dos escritos de Nichiren Daishonin, a Soka Gakkai conti-nuará enfrentando duros obstáculos.

Mas não devemos nos deixar derrotar. Não devemos recuar. (…)

A estrada da proteção dos ensinamentos corretos é sempre repleta de grandes dificuldades — é a fé inabalável que nos desperta para essa verdade.

(Capítulo “Atsuta”)

Cada um dos senhores deve reunir a coragem de um rei leão e jamais sucumbir às ameaças de ninguém. O rei leão não teme outros animais, e da mesma forma agem seus filhotes. Os caluniadores são como raposas que uivam, mas os seguidores de Nichiren são como leões que rugem.

As Perseguições ao Venerável 2

A fonte da coragem é manter sempre o mestre no coração

Em 25 de setembro de 1951, na primeira de uma série de explanações do Gosho na Comunidade Kawagoe, na província de Saitama, Shin’ichi referiu-se a passagens de quatro escritos, incluindo Carta de Sado e As Perseguições ao Venerável. Dirigindo-se aos membros, explicou o significado do coração do rei leão.

O que quer dizer “coração de um rei leão”? É o elevado espírito de Nichiren Daishonin, seu poderoso desejo de conduzir todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei à iluminação. Esse também é o espírito do presidente Tsunesaburo Makiguchi e do presidente Josei Toda, que se levantaram e agiram para realizar o kosen-rufu, exatamen-te como ensina Daishonin.

“Leão” de “rei leão” é escrito com ideogramas chineses que indicam “professor” e “criança”, representando “mestre” e “discípulo”. Em outras palavras, quando os discípulos alinham seu espírito com o do seu mestre e se levantam com o mesmo compromisso, eles conseguem fazer despertar o coração audaz e destemido do rei leão dentro deles.

Todos os dias digo a mim mesmo: “Como discípulo do presidente Josei Toda, corresponderei aos anseios dele! Registrarei feitos na história do kosen-rufu que o encham de orgulho!”. Agindo assim, não importando com que dificuldade possa me deparar, sou capaz de evidenciar a coragem para nunca desanimar.

Aqueles que sempre se lembram do espírito do mestre em seu coração, que sempre estão vivendo ao lado dele, nunca se desviarão do caminho correto na vida, do caminho da felicidade. Quando temos o mestre no coração, não podemos nos permitir ser covardes ou preguiçosos; somos estimulados a ser corajosos, a nos desafiar e a eliminar nossa arrogância. Podemos conseguir enganar os outros, mas não o mestre que habita o nosso coração.

Temos no presidente Josei Toda um mestre realmente grandioso. Aqueles que, onde quer que estejam, sempre levam o mestre no coração são discípulos verdadeiros.

(Capítulo “Avanço Intrépido”)

(Traduzido da edição de 17 de fevereiro de 2021 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai).

Veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 26

Notas:

  1. The Writings of Nichiren Daishonin[Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 1079.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai-shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 263, 2020.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO