ROTANEWS176 10/05/2025 11:40 APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Reprodução/Foto-RN176 Tsunesaburo Makiguchi, à esq., e Josei Toda, à dir., primeiro e segundo presidentes da Soka Gakkai, respectivamente, defenderam o Budismo de Nichiren Daishonin perante o governo militarista do Japão. Ilustração: Kenichiro Uchida
Mesmo que seja o sumo prelado da época, se ditar normas próprias que se oponham ao budismo, ninguém deve adotá-las em absoluto.1
Gosho Zenshu, p. 1618.
Laço espiritual de mestre e discípulo
No fim de junho de 1943, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda foram convocados para o templo principal da Nichiren Shoshu onde, na presença do sumo prelado Suzuki Nikkyo, um reverendo sênior sugeriu que a Soka Gakkai aceitasse o talismã xintoísta que simbolicamente expressava a aquiescência com a ideologia oficial do Estado. O clero já havia concordado em fazer isso, temendo a perseguição do governo militarista.
Aceitar o talismã xintoísta constituía um ato extremamente grave, atingindo o âmago dos ensinamentos e da doutrina do Budismo de Nichiren Daishonin. Também significava supressão da liberdade religiosa e submissão à política de controle de pensamento do governo militarista.
Makiguchi respondeu, impassível: “Não posso concordar com isso. Nego-me terminantemente a aceitar o talismã”. (…)
Com suas palavras resolutas, Makiguchi direcionou a organização para o caminho correto do verdadeiro ensinamento do Budismo de Nichiren Daishonin, para a grandiosa estrada da devoção abnegada pela propagação da Lei, que é motivo de orgulho e honra dos discípulos de Daishonin.
Sufocando o sentimento de fúria em seu coração, Tsunesaburo Makiguchi disse ao seu discípulo, Josei Toda, após deixar a reunião:
— O que lamento não é a ruína de uma escola, mas a destruição de um país inteiro diante dos nossos olhos. Penso na tristeza terrível que isso traria a Daishonin. Não seria o momento exato para admoestar o governo?2
O discípulo respondeu:
— Sensei, lutarei com a minha vida. Haja o que houver, permanecerei firmemente ao seu lado.
A relação entre mestre e discípulo Soka é o laço espiritual alicerçado no compromisso de dar a própria vida pelo kosen-rufu.
Logo depois, Makiguchi sensei e Toda sensei foram detidos sob a suspeita de alta traição e violação da Lei de Preservação da Paz, e subsequentemente presos. (…)
Lançada a um estado de pânico com a prisão de Makiguchi e dos demais líderes da organização leiga, a Nichiren Shoshu cortou seus vínculos com a Soka Kyoiku Gakkai,3 proibindo Makiguchi e os membros de visitarem o templo principal.
A pura correnteza do Budismo de Nichiren Daishonin foi rigorosamente protegida por mestre e discípulo Soka — Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda —, que defenderam o ensinamento correto mesmo arriscando a vida.
(Capítulo “Justiça”)
***
Jovens, partilhem corajosamente os sofrimentos do povo
Os vários sofrimentos pelos quais todos os seres vivos passam são os próprios sofrimentos de Nichiren.
Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, OTT, p. 138.
Em 5 de maio de 1978, durante um encontro informal com repórteres de televisão e de jornais impressos, Shin’ichi refletiu sobre a importância de sentir empatia pelas lutas do povo. Nessa data, também falou aos repórteres sobre como os jovens podem desenvolver esta capacidade.
Nessas palavras estão contidas a expressão da suprema condição de vida do buda Nichiren Daishonin de imensurável compaixão e benevolência que fez dos diversos sofrimentos da humanidade seus próprios e abriu o caminho da iluminação para todas as pessoas. Levantar-se com esse mesmo coração de Daishonin é nosso modo de viver como discípulos desta era.
Sem se concentrar somente nos próprios problemas, manifestem empatia pelos sofrimentos das pessoas à sua volta e todas as demais, compartilhem mutuamente suas angústias e vivam prazerosamen-te pelo kosen-rufu para comprovar o caminho da felicidade indestrutível na vida. Ouçam atentamente os sofrimentos daquele amigo e estendam palavras de incentivo com todo o seu ser. Falem a respeito do budismo de corpo e alma e enviem daimoku desejando a felicidade dessa pessoa do fundo do coração.
Essa nossa ação corajosa no dia a dia é o caminho diretamente ligado a Nichiren Daishonin. Quando trilhamos por ele, conseguimos romper nossas barreiras do egoísmo e da intolerância, e a grande vida do bodisatva da terra e a do Buda passam a pulsar forte dentro do nosso coração e as rodas da transformação da própria condição de vida começam a girar.
Ponderando a respeito do significado de passar por sofrimentos, Shin’ichi Yamamoto falou aos jornalistas:
— Não é possível entender a angústia e o sofrimento das pessoas sem passar por eles. Se um líder que carece dessa experiência tiver o domínio sobre a sociedade, o povo será infeliz. É por esse motivo que digo constantemente aos jovens que assumirão o futuro: “Enfrentem problemas e adversidades”. Quero que se tornem indivíduos que compreendam o sofrimento das pessoas. Para isso, devem acolher corajosamente os problemas e as adversidades, sem se desviarem das dificuldades, e se preocuparem mais que ninguém em como vencê-los.
(Capítulo “Batalha Feroz”)
Traduzido da edição de 18 de março de 2021 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai.
Assista o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 27
Notas:
- Artigo 17 dos Vinte e Seis Artigos de Advertênciade Nikko.
- TODA, Josei. Soka Gakkai no Rekishi to Kakushin[A História e Convicção da Soka Gakkai]. Toda Josei Zenshu[Obras Completas de Josei Toda]. Tóquio, Seikyo Shimbunsha, v. 3, p. 107, 1983. Tradução do japonês.
- Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valor), precursora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor].
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO