Viver com o Gosho: volume 9

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/02/2023 07:20                                                                          APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                    Por Dr. Daisaku Ikeda

Considere o serviço prestado a seu senhor feudal como a prática do Sutra do Lótus.

Resposta a um Adepto1

Demonstrar provas reais no ambiente de trabalho

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida

 Neste trecho do volume 9, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, analisa a reconstrução pós-guerra e o rápido crescimento econômico do Japão que surpreen­deram o mundo, igualmen­te comparáveis ao crescimento fenomenal da Soka Gakkai.

Nesse panorama social, os associados da Gakkai cultivaram uma nova consciência sobre o trabalho, interpretando-o como um meio para seu desenvolvimento humano, e não apenas para ganhar a vida. Esta atitude baseava-se na seguinte frase do escrito de Nichiren Daishonin: “Considere o serviço prestado a seu senhor feudal como a prática do Sutra do Lótus”.2 Nos dias atuais, o “serviço ao seu lorde” refere-se a todas as formas de trabalho e profissão. Além disso, os membros puseram em prática as orientações do presidente Toda de tornarem-se pessoas indispensáveis em seus respectivos locais de trabalho. O presidente Toda costumava dizer: “Pratique plenamente a fé por uma pessoa e trabalhe o equivalen­te a três”.

O Budismo Nichiren ensina a realização da felicidade tanto de si mesmo como de outras pessoas. Por isso, os integrantes da Gakkai assumiram como objetivo a concretização simultânea da felicidade individual e da prosperidade social. Por esses motivos, todos trabalharam insistentemente a fim de prestar sua contribuição para o bem-estar social por meio de seu sucesso no trabalho, seu aprimoramento como ser humano e sua vitória profissional. O orgulho, a convicção e a filosofia como budistas tornaram-se a nova força motriz que deu continuidade à natureza de povo trabalhador e esforçado.

(Trechos do capítulo “Expectativa do Povo”)

Quando um mau governante, associado a sacerdotes que praticam ensinamentos errôneos, tenta destruir o ensinamento correto e eliminar o sábio, os que possuem o coração de um rei leão, sem dúvida, atingirão o estado de buda.

Carta de Sado3

Luta conjunta de mestre e discípulo

A Divisão dos Estudantes (DE) nível Herdeiro foi criada em 1964, e o tema da Soka Gakkai para 1966 foi, então, designado como “Ano da Divisão dos Estudantes nível Herdeiro”. A partir de janeiro, Shin’ichi canalizou sua energia para explanar o Gosho para representantes da DE-Herdeiro, sucessores da Soka Gakkai.

— Tanto na época de Nichiren Daishonin como nos dias atuais, os malfeitores vão se unir em grupos para tentar destruir o Budismo Nichiren. Eles atacarão a Gakkai usando o poder político e religioso. Entretanto, aquele que lutar mesmo sozinho para cumprir a missão do kosen-rufu será como o rei leão. Depois do falecimento do Sr. Makiguchi, o presidente Josei Toda se levantou sozinho no campo de batalha do kosen-rufu. Aqui está o espírito Soka e também o modo de vida dos filhos da Gakkai. Se perder esse espírito, a Gakkai será um simples grupo de pessoas sem propósitos. A verdadeira união não é refúgio para os covardes, é o campo de batalha de pessoas com o espírito de levantar-se só.

As palavras de Shin’ichi tinham o mesmo rigor que as de uma explanação para os líderes centrais da Gakkai. Ele tratava os Herdeiros como líderes da próxima etapa do kosen-rufu. Na sequência, discorreu sobre o trecho que diz “vermes criados nas entranhas do leão podem alimentar-se da carne dele”4 e explicou:

— Nesse escrito, há uma frase que diz que os discípulos do Buda são capazes de destruir o budismo. Isso quer dizer que o kosen-rufu não será impedido pelos inimigos de fora, mas por aqueles que estão entre nós (…). Uma das tarefas de vocês é combater esses falsos líderes a fim de proteger a Gakkai. Além disso, nunca deverão agir dessa forma nem criar um “verme” entre vocês. No entanto, não só os traidores são como vermes no corpo do leão como também os líderes negligentes que agem com arrogância. Em razão da função assumida, eles atuam com egoís­mo, distanciando-se do espírito primordial do kosen-rufu. Esse tipo de líder acaba afastando os membros e gerando a deterioração interna de nossa organização. O mais temeroso é o inimigo interno. Por isso, espero que vocês cultivem sempre o puro espírito da Gakkai e que estejam firmemente ligados ao kosen-rufu, transmitindo-o para todos os seus companheiros. Assim, delego a tarefa do kosen-rufu a vocês.

(Trechos do capítulo “Jovens Herdeiros”)

(Traduzido da edição do jornal Seikyo Shimbun do dia 19 de junho de 2019.)

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 169, 2019.
  2. Ibidem.
  3. Ibidem, v. I, p. 318, 2014.
  4. Ibidem, p. 603.

Ilustração: Kenichiro Uchida