ROTANEWS176 E TODOS A BORDO 01/01/2017 06:00
Reprodução/Foto-JRN176 O Airbus A380 é o avião comercial mais caro do mundo (Foto: Divulgação)
Por Vinícius Casagrande
A aviação é um mercado caro, muito caro. Para adquirir uma frota dos principais modelos de aviões comerciais, são necessários alguns bilhões de reais. A grande maioria dos aviões comerciais supera facilmente a casa dos US$ 100 milhões, o equivalente R$ 327 milhões.
Para comprar um avião, uma empresa tem de investir ao menos R$ 73,6 milhões para o modelo mais barato, um ATR 42-600 de apenas 48 lugares. Se a intenção for ter o gigante Airbus A380, com capacidade para até 853 passageiros, o investimento chega a R$ 1,4 bilhão.
Poucas companhias aéreas no mundo, no entanto, têm capital financeiro para adquirir uma frota própria de aviões. A grande maioria utiliza o sistema de leasing, um tipo de aluguel de aviões.
O leasing de um Airbus A320, igual aos utilizados pela Latam nas rotas nacionais, por exemplo, chega a US$ 300 mil (R$ 982 mil) por mês. Se fosse necessário comprar o avião, a empresa teria de desembolsar US$ 98 milhões (R$ 320,9 milhões).
Maior avião utilizado por uma companhia aérea brasileira, um Boeing 777-300ER igual ao utilizado pela Latam custa US$ 339,6 milhões (R$ 1,1 bilhão).
Embraer na vantagem com a concorrente
Reduzir custos para oferecer preços mais atraentes é fundamental também para as fabricantes de aviões. Nesse ponto, a Embraer tem larga vantagem em relação à sua principal concorrente, a canadense Bombardier.
Depois de sofrer diversos atrasos, a Bombardier entregou em 2016 os primeiros jatos da nova geração, os CS100 e CS300. Os novos aviões custam entre US$ 76,5 milhões (R$ 250,5 milhões) e US$ 85,7 milhões (R$ 280,6 milhões).
O concorrente mais direto da Embraer é o modelo CS100, que tem capacidade de 108 a 133 passageiros. O novo Embraer 195-E2, ainda em desenvolvimento, terá capacidade semelhante, entre 120 e 130 passageiros. No entanto, o avião brasileiro é US$ 11 milhões mais barato. Um 195-E2 custa US$ 65,6 milhões (R$ 214,8 milhões).
Todos os valores são os chamados “preço de lista”, uma referência para todo o mercado. Cada avião que sai da fábrica, no entanto, pode ter um valor maior ou menor. O preço final depende da configuração exigida e das negociações feitas.
A Bombardier, por exemplo, teve de dar descontos generosos para vender seus novos aviões às companhias Delta e Air Canada e recuperar o dinheiro investido no processo de desenvolvimento.
Confira a seguir o preço dos aviões comerciais das cinco maiores fabricantes do mundo.
Reprodução/Foto-RN176 Gol tem encomenda de 60 Boeing 737 MAX8. Cada um vale US$ 110 milhões (Foto: Divulgação)
Boeing
737-700 – US$ 80,6 milhões (R$ 263,9 milhões)
737 MAX7 – US$ 90,2 milhões (R$ 295,4 milhões)
737-800 – US$ 96 milhões (R$ 314,4 milhões)
737-900ER – US$ 101,9 milhões (R$ 333,7 milhões)
737 MAX8 – US$ 110 milhões (R$ 360,2 milhões)
737 MAX200 – US$ 112,9 milhões (R$ 369,7 milhões)
737 MAX 9 – US$ 116,6 milhões (R$ 381,8 milhões)
767-300ER – US$ 197,1 milhões (R$ 645,5 milhões)
787-8 – US$ 224,6 milhões (R$ 735,5 milhões)
787-9 – US$ 262,6 milhões (R$ 860 milhões)
777-200ER – US$ 277,3 milhões (R$ 908,1 milhões)
787-10 – US$ 306,1 milhões (R$ 1 bilhão)
777-200LR – US$ 313,8 milhões (R$ 1 bilhão)
777-300ER – US$ 339,6 milhões (R$ 1,1 bilhão)
777-8 – US$ 371 milhões (R$ 1,2 bilhão)
747-8 – US$ 378,5 milhões (R$ 1,2 bilhão)
777-9 – US$ 400 milhões (R$ 1,3 bilhão)
Reprodução/Foto-RN176 Novo Airbus A320neo tem preço de US$ 107,3 milhões (Foto: Divulgação)
Airbus
A318 – US$ 75,1 milhões (R$ 245,9 milhões)
A319 – US$ 89,6 milhões (R$ 293,4 milhões)
A320 – US$ 98 milhões (R$ 320,9 milhões)
A319neo – US$ 98,5 milhões (R$ 322,5 milhões)
A320neo – US$ 107,3 milhões (R$ 351,4 milhões)
A321 – US$ 114,9 milhões (R$ 376,3 milhões)
A321neo – US$ 125,7 milhões (R$ 411,6 milhões)
A330-200 – US$ 231,5 milhões (R$ 758,1 milhões)
A330-800neo – US$ 252,3 milhões (R$ 826,2 milhões)
A330-300 – US$ 256,4 milhões (R$ 839,7 milhões)
A330-900neo – US$ 287,7 milhões (R$ 942,2 milhões)
A350-800 – US$ 272,4 milhões (R$ 892,1 milhões)
A350-900 – US$ 308,1 milhões (R$ 1 bilhão)
A350-1000 – US$ 355,7 milhões (R$ 1,1 bilhão)
A380-800 – US$ 432,6 milhões (R$ 1,4 bilhão)
Reprodução/Foto-RN176 Novos jatos da Embraer são mais baratos que os concorrentes da Bombardier (Foto: Divulgação)
Embraer
E175 – US$ 42 milhões (R$ 137,5 milhões)
E190 – US$ 49,8 milhões (R$ 163 milhões)
E175-E2 – US$ 50,8 milhões (R$ 166,3 milhões)
E195 – US$ 52,5 milhões (R$ 171,9 milhões)
E190-E2 – US$ 58,2 milhões (R$ 190,6 milhões)
E195-E2 – US$ 65,6 milhões (R$ 214,8 milhões)
Reprodução/Foto-RN176 ATR 72-600 é o avião mais barato utilizado pelas companhias brasileiras (Foto: Divulgação)
ATR
42-600 – US$ 22,5 milhões (R$ 73,6 milhões)
72-600 – US$ 26 milhões (R$ 85,1 milhões)
Reprodução/Foto-RN176 Bombardier CS100 custa US$ 76,5 milhões e é US$ 11 milhões mais caro que o Embraer 195-E2 (Foto: Divulgação)
Bombardier
Q400 – US$ 31,9 milhões (R$ 104,4 milhões)
CRJ700 – US$ 41,4 milhões (R$ 135,5 milhões)
CRJ900 – US$ 46,5 milhões (R$ 152,2 milhões)
CRJ1000 – US$ 49,5 milhões (R$ 162,1 milhões)
CS100 – US$ 76,5 milhões (R$ 250,5 milhões)
CS300 – US$ 85,7 milhões (R$ 280,6 milhões)