Voe alto

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 09/05/2020 15:05

EDITORIAL

Grous alçam voo

pelos Himalaias,

a maior cordilheira do mundo,

para cumprir sua missão.

Ikeda sensei escreveu esse poema na manhã do dia 3 de maio de 1960, e o relembrou em um ensaio recente sobre o aniversário de sessenta anos da sua posse presidencial. Nele, o Mestre se refere a essa ave popularmente conhecida como grou. Ela tem diferentes espécies, é parecida com uma cegonha ou uma garça e, para os japoneses, é um símbolo tradicional que representa paz e vida longa.

Certa vez, Ikeda sensei falou sobre a bravura dessas aves migratórias e o espírito invencível que possuem. Elas medem menos de um metro de comprimento e por causa disso não conseguem voar alto num terreno plano. O inverno é um período penoso para elas, que embarcam numa jornada contra os próprios limites físicos.

Esses grous têm de voar através das altas montanhas para alcançar climas mais quentes. É extraordinário o que são capazes de fazer: como geralmente não voam muito alto, batem as asas com toda força até encontrar uma corrente de vento ao redor das montanhas. Nem sempre conseguem alcançar a rajada de vento. Quando isso acontece, são jogados para trás, de volta ao chão. Além disso, o frio é muito rigoroso, chegando a 40 oC negativos, e as rajadas de ventos são intensas.

O presidente Ikeda incentiva:

Os grous, entretanto, com as asas estendidas, recusam-se a ser derrotados. Eles continuam a tentar voar para cima (…). Vocês são como essas aves. Se seus objetivos forem grandes e se esforçarem para alcançá-los, terão condições de trazer à tona uma força inacreditável. (RDez,
ed. 216, 7 dez. 2019, p. 12-14)

Esperamos que a leitura das próximas páginas seja como uma calorosa corrente de vento que lhe sopre esperança e o faça embarcar na jornada pela missão do kosen-rufu, sempre ao lado do Mestre.

Ótima leitura!