ROTANEWS176 E POR 20/12/2022 09:01 Por Maurício Campelo
Gol foi o veículo usado mais vendido em Novembro, com Fox, Polo, T-Cross e até Golf e Fusca entre os 35 modelos mais negociados
Reprodução/Foto-RN176 No mercado de usados, Gol superou Palio por 25 mil unidades somente em novembro – Divulgação – VW
O mercado de automóveis seminovos ou usados anda muito aquecido no Brasil, principalmente motivado pelos altos preços que as marcas pedem por veículos zero km . Segundo o mais recente levantamento da Fenabrave , a Volkswagen foi a marca mais procurada nesse setor em novembro .
O relatório aponta que o Gol foi o seminovo mais comercializado , com 59.288 unidades apenas em novembro. Muito mais que o veículo zero km, que emplacou 7.320 veículos somente no mesmo período.
No somatório de janeiro a novembro de 2022 , a Volkswagen comercializou 63.441 unidades do Gol zero km , que teve sua produção encerrada no último mês , com as últimas unidades sendo da edição comemorativa Last Edition .
Outros modelos da montadora também estiveram entre os carros mais desejados do mercado . Entre os 50 mais vendidos no mês, foram oito modelos da Volkswagen.
O Fox foi o segundo modelo da marca mais vendido, mas esteve em sétimo no ranking geral. Em novembro, foram comercializadas 18.441 unidades do hatchback produzido entre 2003 e 2021 .
O Voyage é o próximo modelo da lista, com 14.116 unidades vendidas. Assim como o Gol , o sedã está se despedindo do mercado de veículos novos, mas ainda faz sucesso entre os usados , e é uma das opções para quem deseja um sedã compacto de baixo custo de manutenção .
Reprodução/Foto-RN176 VW Voyage e Gol estavam na mesma geração desde 2008, e foram descontinuados no fim de 2022. O Gol será substituído pelo Polo Track, já o Voyage não tem substituto confirmado – Divulgação
É interessante observar que entre seus concorrentes, tais como Renault Longan , Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S , o Voyage foi o mais vendido. Porém o único outro sedã compacto que vendeu mais que um sedã médio em novembro foi o Fiat Siena , que com 14.926 unidades, superou em 797 carros o Honda Civic .
Volkswagen Polo e T-Cross ficaram em 21º e 22º na lista, refletindo o sucesso que fizeram no mercado de veículos novos nos últimos anos. Mas não alçaram posições maiores por ainda possuírem um alto valor, o que os faz ficar longe do topo no ranking de seminovos mais vendidos .
O Polo vendeu cerca de 2 mil unidades a menos que o Honda Fit , enquanto o T-Cross ficou mais de 4 mil veículos atrás do Ford Ecosport , que se vale de ter um período de produção maior no Brasil, com duas gerações comercializadas, e portanto, mais unidades no mercado de usados .
O último modelo da marca alemã entre os 30 mais vendidos foi o Golf . O hatchback premium da Volkswagen ainda possui muitos admiradores no país, e foi comercializado em duas gerações . O VW vendeu 5.779 unidades, superando rivais de outras épocas como o Chevrolet Astra , e modelos compactos mais econômicos, tais como Kwid e Argo.
Reprodução/Foto-RN176 Terceira geração do Golf é uma das mais populares do modelo e foi comercializada entre 1999 e 2006 por aqui – Divulgação
Em 35º lugar vem o lendário Fusca . Sim, o pequeno Volkswagen comercializou 4.826 veículos no mês de novembro. Entretanto, o acompanhamento da Fenabrave não sinaliza quais anos do carro foram comercializados, o que poderia ajudar a identificar qual modelo de Fusca se trata.
Reprodução/Foto-RN176 Fusca é um dos modelos mais icônicos do mercado nacional, e possui muitos admiradores até hoje – Reprodução – Ateliê do Carro
Além do modelo vendido entre 1950 e 1986, o Fusca retornou ao mercado entre 1993 e 1996, que ficou conhecido como ” Fusca Itamar “. Em 2013, a Volkswagen trouxe o Novo Fusca vendido na Europa, uma releitura moderna do Fusca clássico, já equipado com motor 2.0 TSI .
Encerrando a lista, está o Up . O subcompacto da Volkswagen chegou com a missão de substituir o Gol , mas não chegou nem próximo de cumpri-la . Oferecido entre 2014 e 2021, o modelo traz versões 1.0 três cilindros aspiradas ou turbinadas.
O motor aspirado ( MPI ) equipou também Gol e Voyage , enquanto a opção sobrealimentada ( TSI ) equipa o Polo até hoje, e também foi oferecida no T-Cross .