Volkswagen apresenta o ID.7, o elétrico sucessor do Passat

LANÇAMENTO: DA VW ID.7 ELETRICO! – 

ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 17/04/2023 00h00                                                                                       Por Wilson Toume

Volkswagen afirma que o ID.7 tem autonomia para até 700 km e estreia o novo conjunto motriz de alta eficiência da empresa

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen apresenta o ID.7, sucessor elétrico do Passat. Foto: VW / Guia do Carro

A Volkswagen apresentou na segunda-feira, 17, o novo integrante de sua linha de elétricos, o ID.7, que também estreia o novo conjunto motriz desenvolvido pela empresa, capaz de entregar 210 kW (equivalente a 285 cv) e que passa a ser o mais potente e de maior torque em um modelo da gama ID até agora.

A Volkswagen afirma ainda que a potência do ID.7 é a mesma para todas as versões, independentemente do tamanho de bateria escolhido. O motor, batizado como APP550, foi desenvolvido em conjunto com a Volkswagen Group Components em Kassel, na Alemanha, onde o conjunto será produzido.

“Com o ID.7 estamos dando o próximo passo em nossa ofensiva elétrica. Até 2026, vamos oferecer a mais ampla gama elétrica de todos os fabricantes na Europa – desde o modelo básico por menos de 25 mil euros até o ID.7 como o novo modelo de topo dentro da família ID”, declarou Thomas Schäfer, CEO da montadora.

“Nosso objetivo é atingir uma participação de 80% de carros elétricos na Europa até 2030. De 2033 em diante, a Volkswagen produzirá apenas veículos elétricos na Europa”, completou.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen apresenta o ID.7, sucessor elétrico do Passat. Foto: VW / Guia do Carro

Outro destaque do novo conjunto motriz é o seu consumo de energia. De acordo com a fabricante, dependendo do tamanho da bateria, é possível alcançar uma autonomia de até 700 km (ciclo WLTP) e alcançar velocidade de recarga de até 200 kW.

O ID.7 tem quase cinco metros de comprimento e foi projetado com base em princípios aerodinâmicos. O teto chega na traseira com uma queda em estilo cupê, o que contribui para o excelente coeficiente aerodinâmico de cerca de 0,23. O entre-eixos longo e os para-choques curtos permitem um maior espaço interno para todos os ocupantes. Pelo porte, o modelo pode ser considerado como a versão elétrica do Passat.

“O ID.7 estabelece novos padrões de eficiência com base na matriz modular elétrica (MEB). Nosso objetivo é uma autonomia de até 700 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP. Isso é possível graças a uma aerodinâmica excelente e ao aumento significativo da eficiência em áreas como do motor e do gerenciamento térmico”, explicou Kai Grünitz, responsável pelo desenvolvimento do ID.7.

Quando chegar ao mercado – o que está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano na Europa e na China e no ano que vem na América do Norte – o Volkswagen ID.7 será oferecido em duas versões de equipamentos: Pro e Pro S, que contarão com o mesmo conjunto motriz (como já foi explicado).

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen apresenta o ID.7, sucessor elétrico do Passat. Foto: VW / Guia do Carro

Na cabine, entre os itens de série estará o head-up display de realidade aumentada, tecnologia que permitiu aos designers equiparem o VW ID.7 com um quadro de instrumentos que apresenta apenas as informações que são obrigatórias por lei, como a velocidade do veículo e os avisos sobre o veículo. As demais são transmitidas ao condutor por meio do display, que pode ser ajustado para exibir as informações que o motorista definir como mais importantes.

O sistema Travel Assist inclui controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo e o sistema assistido de mudança de faixa de rodagem. Essa tecnologia consegue detectar os limites de velocidade da estrada e ajustar automaticamente o carro à elas.

O novo Volkswagen ID.7 será produzido na fábrica da Volkswagen em Emden, Alemanha, para os mercados europeu e norte-americano. Na China, o modelo terá versão independente produzida localmente.