Volkswagen do Brasil faz 70 anos; veja o resumo de 7 décadas

ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 21/03/2023 14h57                                                                                        Por Sergio Quintanilha

Marca alemã iniciou suas atividades no Brasil em 23 de março de 1953 no bairro Ipiranga, em São Paulo (agora tem novos desafios).

 

Reprodução/Foto-RN176 Passado e presente: Volkswagen agora precisa pensar no futuro Foto: VW / Guia do Carro

A Volkswagen do Brasil completa 70 anos de atividades nesta quinta, 23, com muito a celebrar, mas também com desafios muito maiores do que os já enfrentados nas sete décadas passadas. A marca alemã foi responsável pela popularização do automóvel no Brasil, com o Fusca.

Agora, no momento em que completa 70 anos de atividades, tem a delicada missão de financiar parte da eletrificação dos carros VW da Europa, mas sem perder espaço no Brasil para as montadoras que apostam alto nos carros elétricos, como a GM, a Renault, a Volvo, a Audi, a Porsche e as chinesas a Caoa Chery, GWM, BYD e JAC.

Por isso, espera-se para o dia 23 um anúncio relevante na questão dos carros elétricos. Existe uma expectativa de que o Volkswagen ID.4, um SUV com motor elétrico a bateria, seja finalmente anunciado para o país.

Reprodução/Foto-RN176 Linha de produção do Fusca: modelo criou a cultura das duas portas Foto: VW / Guia do Carro

Se não vier nenhum anúncio relativo a carros elétricos, é possível que a Volkswagen do Brasil passe este importante aniversário sob uma saraivada de críticas. Aguardemos. Enquanto isso, veja a incrível jornada de 70 anos da VW no país, década por década.

O texto a seguir foi produzido pela Equipe de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen Brasil.

Anos 50 – Democratizando a mobilidade

Com a inauguração da fábrica Anchieta, teve início a nacionalização da marca. Em 1959, a Kombi tinha 50% de partes produzidas localmente, o maior índice de nacionalização do setor na época. Naquele ano, o Fusca recebeu 54% de peças locais. Assim, os dois modelos foram disponibilizados com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel e a mobilidade.

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Juscelino Kubitschek desfila num Fusca conversível Foto: VW / Guia do Carro

Anos 60 – Primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design

Em 1965, a VW foi pioneira no Brasil ao inaugurar o primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design, na fábrica Anchieta. Nesse período, foram lançados projetos como o Karmann-Ghia, em parceria com a empresa alemã de mesmo nome, além do início de design e pesquisa de modelos que marcaram história, como SP e Brasília, que seriam lançados na década seguinte.

Reprodução/Foto-RN176 História da Volkswagen do Brasil começou neste prédio no Ipiranga, SP Foto: VW / Guia do Carro

Anos 70 – Volkswagen em uma nova era

Em 1972, chegavam o SP1 e o SP2 com design esportivo, ousado, sem abrir mão da funcionalidade, com motores 1.6l (SP1) e 1.7l (SP2). Em 1973, a marca lançou a Brasília, apresentando um conceito moderno de carroceria hatchback, o primeiro no País. Anos mais tarde, o tipo de carroceria da Brasília se tornou o mais comercializado no mercado nacional.

Completando a Nova Era, em 1974, foi apresentado o Passat, um salto tecnológico na aplicação do novo trem de força dianteiro com refrigeração líquida, aliado às novas molas helicoidais da suspensão, entregando um conjunto mais dinâmico, confortável e responsivo.

Reprodução/Foto-RN176 Linha Volkswagen nos anos 70: diversidade de estilos Foto: VW / Guia do Carro

Anos 80 – Chega o Gol, uma nova lenda e uma nova família

Em 1980, a VW inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional com uma nova família de modelos liderada pelo Gol na sua primeira geração. O sucesso foi tanto que o Gol se manteve na liderança de vendas por 27 anos consecutivos. Após o Gol Geração I, nasceu uma família de veículos com o Voyage (1981), Parati (1982) e Saveiro (1982).

Já posicionada no segmento de compactos, a Volkswagen passa a atuar também no de luxo, com o Santana (1984) e a Quantum (1985).

Ainda em sua primeira geração, o VW Gol se tornou o primeiro carro com injeção eletrônica de combustível do Brasil, com a versão GTi 2.0, no fim dos anos 80, trazendo melhorias em desempenho e redução de consumo de combustível e emissões.

Anos 90 – Salto tecnológico

Em sua segunda geração, o VW Santana trouxe, em dois anos seguidos, inovações em segurança e motorização. Em 1991, o modelo foi o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS. Em 1992, o Santana quatro portas foi equipado com catalisadores no sistema de escape, para motorizações a etanol ou a gasolina, antecipando as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Reprodução/Foto-RN176 Fusca número 5.000.000: o carro que popularizou o automóvel Foto: VW / Guia do Carro

Em 1994, chegou a segunda geração do Gol, chamada “Bolinha” por conta das linhas arredondadas. O Gol Bolinha também popularizou a injeção eletrônica.

Anos 2000 – VW lança o Total Flex: etanol, gasolina ou os dois

Em 2002, a VW revolucionou o segmento de compactos premium com o Polo, na fábrica Anchieta, inaugurando a nova plataforma “PQ-24”. Foi o primeiro da marca a receber direção eletro-hidráulica e soldas a laser, para uma carroceria mais rígida e segura.

A terceira geração do Gol, em 2003, inovou ao lançar a primeira motorização flex (abastecimento com etanol, gasolina ou a mistura de ambos) do Brasil, sob a motorização 1.6l Total Flex. A tecnologia lançada pela VW revolucionou a indústria automotiva brasileira e permanece até hoje em toda linha nacional da VW.

Reprodução/Foto-RN176 Primeiro carro flex foi o Volkswagen Gol Foto: VW / Guia do Carro

Em 2003, a família de compactos cresceu com o Fox, o primeiro compacto “high roof” (teto alto) do Brasil. Ele foi todo projetado e desenvolvido no País, além de comercializado também na Europa. Em 2007, com a chegada do Passat importado da Alemanha, a VW inaugurou os motores TSI no portfólio brasileiro.

Anos 2010 – O primeiro nota máxima em segurança

O VW up!, lançado em 2014, foi o primeiro compacto de entrada a alcançar a nota máxima (5 estrelas) nos testes de colisão do Latin NCAP. Produzido em Taubaté, o modelo deu sequência à história de sucesso da marca em segurança, iniciada com o Golf, em 2013.

Em seus lançamentos, Polo, Virtus, T-Cross, Taos e Jetta também gabaritaram os testes do Latin NCAP.

Em 2015, a fábrica de São Carlos passou a produzir, também, os motores TSI, como parte da família EA211, revolucionando a performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.

Reprodução/Foto-RN176 Atualmente a Volkswagen tem cinco fábricas no Brasil Foto: VW / Guia do Carro

Com o Novo Polo (2017) e o Virtus (2018), foi lançada uma Nova Volkswagen, inaugurando a plataforma modular MQB, referência em rigidez e segurança, base em que modelos como T-Cross e Nivus foram construídos posteriormente. Nesse período, a empresa fez a maior renovação de portfólio de sua história no Brasil.

Anos 2020 – Conectividade e descarbonização

A chegada do Nivus, em 2020, revolucionou o design e a conectividade. O modelo, totalmente desenvolvido no Brasil, foi o primeiro SUV com linhas cupê do segmento. No interior, foi o primeiro a receber a nova central multimídia da marca, o VW Play, com interface intuitiva, conexão com smartphone sem fio e aplicativos nativos. O Nivus é o primeiro veículo totalmente desenvolvido no Brasil que está sendo produzido e comercializado na Europa, com o nome Taigo.

Em 2021, foi o momento do Taos, SUVW produzido na Argentina, referência em design, conectividade, espaço interno e segurança. O Taos foi o primeiro modelo a conquistar nota máxima nos testes do Latin NCAP, seguindo o novo protocolo.

Essa década traz ainda novidades em digitalização e descarbonização. Testes e apresentações dos modelos globais 100% elétricos já começaram no Brasil e na região, incluindo o ID.3, ID.4 e ID.Buzz.

Reprodução/Foto-RN176 Linha de carros atuais da Volkswagen Foto: VW / Guia do Carro

Dentro da atual ofensiva de produtos, a VW está lançando 15 novos veículos, principalmente flex e elétricos até 2025. Em 2022, foram lançados o Jetta GLI, Novo Polo, Polo Track (substituto do Gol) e Gol Last Edition. Após 42 anos de produção ininterrupta, o Gol teve sua fabricação encerrada em 2022, sendo o modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado do mercado brasileiro.

Em 2023, já foram lançados o Novo Polo GTS, Novo Virtus e Polo Track 1st Edition. E muitas outras novidades vêm por aí. A Volkswagen tem a missão de criar um ecossistema de mobilidade livre de carbono para todos. O futuro da mobilidade será ainda mais fascinante e sustentável: aguarde!