Volkswagen lança Constellation com motor de 480 cv

ROTANEWS176 05/10/2024 09:00                                                                                                                                Por Érico Pimenta

Apresentado em 2005, o Volkswagen Constellation logo se tornou um sucesso, não apenas com o revival da série Carga Pesada, mas entre os caminhoneiros autônomos e grandes frotistas. E para dar continuidade ao sucesso, a montadora apresenta uma nova configuração do modelo, agora com o motor D26 de 13 litros e 480 cv.

Reprodução/Foto-RN176 Novo Constellation recebeu chassi de 3,60 m e dois tanques de 470 litros

Junto do motor D26, que entrega 244 kgfm de torque, foi instalado uma transmissão automatizada V-Tronic (Eaton) de 12 velocidades e também recebe freio motor auxiliar de 428 cv de potência de frenagem. O caminhão também passou a contar com um novo chassi reforçado e com entre-eixos de 3,60 m e dois tanques de 470 litros cada. Com isso, o pesado chega a um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 56 toneladas.

O Constellation chega na configuração 4×2 é destinado a operações de média distância, mas também quer se destacar no segmento de caminhões com motores de 13 litros. Essa especificação corresponde a 50% do mercado de caminhões no Brasil. Além disso, ele também pode ser usado em composições de até 53 toneladas, de acordo com a nova resolução do Contran 882. Um caminhão “que conhece a estrada que roda”

Outra novidade para o modelo, é o sistema Predictive Shifting, no qual cruza dados do sistema de marchas do caminhão com as informações de GPS para trocar as marchas de forma mais exata. Segundo a VWCO o uso das tecnologias proporciona maior economia de combustível, já que mantém rotação exata para cada trecho da via. O controle da rotação é feito por meio de sensores de inclinação, capazes de ajustar a caixa para um uso mais eficiente.

Reprodução/Foto-RN176 Quadro de instrumentos digital e multimídia elevam o conforto e comodidade de quem passa boa parte da vida na boleia

Um outro sistema é o Eco-roll, que muitos conhecem como “bengala automática”, no qual aproveita a inércia e automaticamente em neutro. O modelo também conta com a função kick down, que é quando o motorista pressiona rapidamente e solta o acelerador para reduzir a marcha. Novo painel digital Já no interior, a grande novidade está no quadro de instrumentos 100% digital. Junto ao cluster, o modelo também recebe uma central multimídia e volante com controle das telas. Essa novidade está disponível no novo pacote chamado de Highline.

FONTE: AUTO PAPO