Volkswagen Nivus está pronto e será maior que o T-Cross

LANÇAMENTO DA VW – 

ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 15/04/2020 16h40                                                                                    Por Sergio Quintanilha

Com porta-malas de 415 litros e tecnologias de segmento premium, o SUV cupê ficará posicionado entre o Polo e o T-Cross. Veja mais detalhes

 A Volkswagen divulgou mais informações sobre o novíssimo modelo Nivus. O carro é chamado internamente de New Urban Coupé (Novo Cupê Urbano), mas a própria Volks diz que ele também pode ser considerado um crossover ou um SUV cupê. Mais: fazendo uma brincadeira com o slogan da Kia Motors para o Soul, a montadora afirma que o Nivus pode ser chamado até de “carro design”. Independentemente da classificação de sua carroceria, o Volkswagen Nivus já tem seu posicionamento definido: ficará entre o Polo (hatch) e o T-Cross (SUV).

SAIBA MAIS

Novo HB20 já custa R$ 5 mil a menos que o antigo Onix Joy

Ducati, rainha das motos italianas, é um braço da Audi

O fim do conversível, mais uma ameaça no mundo dos carros

Teste: Ford Ranger Storm é off-road inteligente e confiável

Reprodução/Foto-RN176 Grade dupla na dianteira e luzes diurnas de LED dão um belo visual ao Nivus. Foto: VW / Divulgação

Apesar da quarentena pela pandemia de Covid-19, o novo novo Volkswagen Nivus não sofreu grande atraso em seu cronograma de lançamento. Ele será colocado à venda em junho (a previsão era final de maio). A partir do segundo semestre, o Nivus será lançado também nos demais países da América Latina. Nas fotos que a Volkswagen divulgou hoje, o Nivus aparece camuflado de vermelho e preto, mas já é possível observar todas as suas principais linhas.

A montadora alemã revelou também vários itens técnicos do Nivus, bem como seus principais equipamentos. O carro usará o motor 1.0 de três cilindros 200 TSI. Ele é flex, tem turbo e injeção direta de combustível. A potência máxima é de 128 cv e o torque é de 200 Nm. Trata-se do mesmo motor que equipa o Polo, o T-Cross e o Virtus. O câmbio é automático de seis marchas.

Reprodução/Foto-RN176 A coluna C em queda, formando o estilo cupê, será o grande charme do Volkswagen Nivus. Foto: VW / Divulgação

Segundo a Volkswagen, o Nivus está “em fase final de testes”. Na realidade, o carro já deve estar pronto, como revelam as fotos, mas a linha de montagem está parada por causa da quarentena. Ele será produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), usando a plataforma modular MQB. Graças a ela, a Volkswagen conseguiu dar ao Nivus um bom porta-malas de 415 litros. O desenvolvimento foi todo da Volkswagen do Brasil (design e engenharia), mas o Nivus será produzido e vendido também na Europa.

O design inovador é seguramente o maior atrativo do Volkswagen Nivus. A queda na coluna C segue a tendência de SUVs cupês dos segmentos premium e de luxo, mas a Volks conseguiu fazer isso num carro compacto. O forte é a esportividade. As rodas serão de 17” (liga leve, claro) para combinar com a ousadia do desenho. Segundo o fabricante, o Nivus terá faróis, lanternas e luzes diurnas de LED, com “uma assinatura visual inédita nos modelos Volkswagen”.

Nada se falou sobre as versões, mas é bem provável que o carro tenha uma configuração de entrada, batizada apenas com a marca 200 TSI, uma versão intermediária Comfortline e uma topo de linha Highline. Uma nova central multimídia (VW Play) estreará com o Nivus, trazendo tela de alta definição e diversas funcionalidades. Segundo a Volkswagen, a central VW Play estabelecerá “um novo patamar de conectividade no mercado brasileiro”. Não é de se duvidar, pois o sistema que equipa os atuais modelos da marca já é muito bom e superior ao de muitos concorrentes.

Reprodução/Foto-RN176 As medidas do Nivus divulgadas pela Volks: comprimento maior do que o T-Cross. Foto: VW / Divulgação

A questão da segurança continuará tendo atenção por parte do fabricante, como vem ocorrendo desde o lançamento do Volkswagen Up. Na versão topo de linha, o Nivus contará com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência e alerta de tráfego à frente de forma sonora e visual. Espera-se airbags laterais em todas as versões e airbags de cortina pelo menos na Highline.

A Volkswagen também divulgou algumas medidas do Nivus. Ele terá 4,266 m de comprimento (+20,9 cm sobre o Polo e +6,7 cm sobre o T-Cross), 2,566 m de entre-eixos (+0,1 cm sobre o Polo e -8,5 cm em relação ao T-Cross) e 1,496 m de altura (+2,8 cm sobre o Polo e -7,2 cm em relação ao T-Cross). A largura não foi divulgada (o Polo tem 1,751 m e o T-Cros tem 1,760 m). O Nivus terá ainda 84,4 cm de balanço dianteiro e 85,6 cm de balanço traseiro. Balanço é a distância entre o centro da roda e o início ou o fim do carro.

Reprodução/Foto-RN176 Teaser do Volkswagen Nivus, que será lançado em junho. Foto: VW / Divulgação

A suspensão do Nivus será elevada em 1 cm em relação ao Polo. O eixo traseiro terá maior rigidez torcional. Os freios serão a disco nas quatro rodas. Segundo a Volkswagen, a suspensão traseira será “interdependente” (ou seja, por eixo de torção) e o carro terá ajuste específico em relação ao Polo e ao T-Cross, o que é normal. A direção contará com assistência elétrica. Os pneus escolhidos são da família 665, com perfil mais alto, o que representa uma elevação de 1,7 cm em relação ao Polo.