Volkswagen terá nova família de carros de entrada no Brasil

LANÇAMENTO: DO NOVO POLO TRACK E GOL!

ROTANEWS176 E POR GUIADOCARRO 05/11/2021 13:22                                                                                      Por Sergio Quintanilha

Volkswagen anuncia novo ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões até 2026; primeiro carro será o Polo Track (novo Gol?) em 2023

Reprodução/Foto-RN176 VW Polo Track: ou novo Gol? Foto: VW / Divulgação

A Volkswagen terá uma nova família de carros no Brasil a partir de 2023. O primeiro modelo será o Polo Track, que substituirá o Gol e será fabricado em Taubaté (SP). Toda a família utilizará a plataforma MQB (modular), já usada nos atuais modelos Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Taos (este último fabricado na Argentina). A nova família faz parte de um novo ciclo de investimentos, de R$ 7 bilhões, até 2026.

O anúncio do investimento foi feito nesta sexta-feira (5), por meio de uma entrevista coletiva virtual com o presidente da Volkswagen do Brasil, Pablo Di Si. O CEO global da Volkswagen, Ralf Brandstätter, enviou uma mensagem (veja abaixo). A Volks não detalhou o plano de investimentos, mas é certo que quase todo o valor será aplicado no Brasil e na Argentina para a produção da nova família de carros.

Além de lançar uma nova família de carros para o segmento de entrada, a Volkswagen vai liderar no Brasil uma pesquisa mundial para a utilização do etanol em carros híbridos e, futuramente, se a tecnologia permitir, o uso do etanol com célula de combustível para veículos 100% elétricos. Pablo Di Si disse que a Volkswagen “não vai mais fazer jabutica para o Brasil, só se for jabutica para exportação”.

Isso significa que o tempo de carros exclusivos para o mercado brasileiro acabou. Segundo Pablo Di Si, o Brasil e a Argentina terão que fazer carros mais seguros e mais conectados para poderem ser exportados. Embora não tenha dado detalhes sobre essa nova família de carros, talvez o nome Polo Track seja apenas um despiste para o que será, de fato, o novo Gol. Mas, como o segmento SUV é o que mais cresce, talvez o Gol seja o novo SUV.

O Polo Track, portanto, será o hatch da família de entrada. Ela deve incluir um sedã, uma picape e um pequeno SUV, menor do que o T-Cross. A futura linha de carros de entrada, portanto, deve ficar assim:
Hatch: Polo Track ou novo Gol
Sedã: novo Voyage
Picape: nova Saveiro
SUV: novo Gol ou nome inédito

“Vamos continuar produzindo o Gol como é hoje até 2023”, disse Pablo Di Si. “Mas é óbvio que o Polo Track vai afetar o futuro do Gol.” Só não está claro agora se o Gol manterá sua história como hatch de entrada – o que faz mais sentido – ou se realmente haverá um Polo Track para conviver com o Polo atual e o Gol passa a ser um utilitário urbano de entrada. Ou – pior das hipóteses – seja aposentado.

“A América Latina é um importante mercado para a Volkswagen. Nos últimos dois anos, alcançamos uma boa posição na região por meio de um programa de reestruturação bastante consistente. Estamos agora conduzindo a implementação da nossa estratégia Accelerate com um grande programa de investimentos, fortalecendo nossa posição competitiva na região e nos preparando assim para atingir uma lucratividade sustentável”, afirma o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter.

Além de expandir sua linha de produtos, com esses investimentos adicionais na América Latina, a Volkswagen está acelerando também o ritmo de sua transformação numa fornecedora de mobilidade sustentável orientada por software. A nova geração do VW Play permitirá aos motoristas expandir a conectividade para fora de seus veículos, adicionando novos itens e serviços.