LANÇAMENTO
ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 13/06/2019 16:00
Reprodução/Foto-RN176 WV Tiguan Allspace AR-Line
Importado do México, o Volkswagen Tiguan Allspace é comercializado em três versões no Brasil. A R-Line é a topo de linha e se destaca por trazer motor mais potente, transmissão de sete velocidades e tração integral.
O que é novo
- O Volkswagen Tiguan foi totalmente renovado nesta segunda geração. Agora, o visual está alinhado aos modelos mais atuais da marca e as versões mais caras têm sete lugares.
- Como opcional, todas as versões podem ser equipadas com teto solar elétrico panorâmico.
O que nós gostamos
- O desempenho é um dos grandes atrativos do Tiguan Allspace R-Line. Nesta versão topo de linha, o motor é mesmo do Golf GTI, o 2.0 TSI de 220 cv e 350 Nm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser atingida em apenas 6,8 segundos, nada mal para um SUV de sete lugares e 1.785 kg.
- A transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades tem trocas rápidas e suaves. No modo esportivo, a condução fica mais apimentada e as trocas sequenciais podem ser realizadas através das aletas atrás do volante.
- A competência da relação entre motor e câmbio proporciona bom consumo de combustível ao Tiguan Allspace R-Line.
- O SUV tem boa estabilidade e as suspensões são bem confortáveis, mesmo trafegando em pisos irregulares. Em curvas sinuosas o comportamento é similar ao de um hatch e transmite sensação de segurança.
- O espaço interno e o número de porta-objetos possibilitam comodidade em viagens mais longas. Para os ocupantes da segunda fileira, há até mesinhas tipo aviação com três posições de inclinação.
- O isolamento acústico também é competente no SUV. A cabine utiliza materiais de qualidade e há manta acústica sob o capô.
- A tração integral pode ser ajustada de acordo com o tipo de piso, contribuindo para a distribuição de torque entre os eixos em trajetos offroad.
- A central multimídia Discover Media com tela de 8’’ é bem completa e intuitiva. O sistema de som tem boa qualidade.
- A lista de equipamentos de série inclui: ar-condicionado de três zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitor de pressão dos pneus, sensor de chuva,
monitor de fadiga do motorista, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3”, sistema de frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres, piloto automático adaptativo (ACC), bloqueio eletrônico do diferencial, seletor de modo de condução, assistente de descida, sistema de estacionamento autônomo, chave presencial, fechamento e abertura automática do porta-malas, banco do motorista com ajustes elétricos e três entradas USB.
O que pode melhorar
- Apesar de utilizar materiais de boa qualidade, o interior do Tiguan Allspace tem visual simples, com elementos que lembram carros mais baratos da linha Volkswagen. O interior do rival Peugeot 5008 é bem mais atraente, com linhas e comandos que envolvem o motorista.
- Para um carro desta categoria e preço, faltam detector de pontos cegos e assistente de permanência em faixa.
- Os bancos da segunda fileira são corrediços e contam com ajustes de inclinação do encosto. Porém, para melhorar a versatilidade e o conforto a bordo, poderiam ser individuais como no Peugeot 5008.
- O acesso aos assentos da terceira fileira é bastante complicado, mesmo após rebater e deslizar os bancos da intersecção.
Os números
Ano: 2019
Preço: R$ 187.990*
Motor: 2.0 gasolina
Potência máxima: 220 cv (g)
Torque máximo: 350 Nm (g)
Câmbio: 7 marchas AT
Comprimento: 4,705 m
Largura: 1,859 m
Altura: 1,658 m
Entre-eixos: 2,279 m
Peso: 1.785 kg
Pneus: 255/45 R19
Porta-malas: 216 litros (7 lugares) e 686 (5 lugares)
Tanque: 60 litros
0-100 km/h: 6s8
Vel. máxima: 223 km/h
Consumo cidade: 8,3 km/l (g)
Consumo estrada: 9,6 km/l (g)
Emissão de CO2: 153 g/km