ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 16/01/2021 10:15 Por Ana Paula Cony
COLUNISTA
No início do novo ano é muito comum encontrar pessoas que “enfiaram o pé na jaca”, descuidando da alimentação. Daí surge a pergunta: “E aí ‘nutri’, o que eu devo fazer?”
Quem nunca deu aquela “pisada na jaca”, ao comer um pouco mais nas festas de fim de ano? Mas, e agora, o que fazer?
A resposta é simples: é só voltar ao ritmo!
Reprodução/Foto-RN176 Foto – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Não caia na armadilha de acreditar que “cometeu um deslize e agora é tarde demais” ou que “não adianta mais voltar para a dieta”. O problema não está na exceção, mais sim no seu pensamento após esse desvio. O fato de se acomodar com essa situação pode sim acabar se tornando um problema e ou um ciclo vicioso.
Exagerar na alimentação no fim de ano, recomeçar só na segunda-feira, faltar à academia, comer docinho de festa aos montes. Esses são alguns dos deslizes que a grande maioria comete na dieta, principalmente nessa época de comemorações repleta de tentações e quebra de rotina. O ideal é não se atormentar com isso, pois é normal ter dificuldades e errar de vez em quando. O melhor a fazer nessas horas é aceitar que a escorregada pode acontecer e que sempre dá para recuperar.
Quando isso ocorrer, siga o ciclo natural: AÇÃO – ERRO – APRENDIZADO – REPETIÇÃO. Você é um ser humano e está propenso a equívocos, mas nunca deixe de dar suporte e torcer por si mesmo!
Cuidados redobrados
Em tempos de pandemia do coronavírus, devemos nos lembrar de que ainda não existe cura para a Covid-19. Até agora, o que sabemos é que precisamos manter isolamento social e medidas higiênicas, como lavar as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel. Entretanto, precisamos estar cientes da importância da alimentação para a manutenção do sistema imunológico.
O ponto crucial é tentar manter o padrão alimentar o mais saudável possível. Isso inclui o que sempre falamos: legumes, verduras, frutas, alimentos integrais e minimizando ingestão de açúcar, industrializados e ultraprocessados. Foque em comida de verdade!
Lembre-se da importância do sono para o equilíbrio imunológico. Sim, sei que você pode estar sofrendo com ansiedade. Vamos tentar alguns chás? Melissa, passiflora, mulungu e camomila podem ajudar a controlar essa sensação.
Cada dia é mais comum atender os pacientes com sintomas depressivos ou extremamente ansiosos. E também temos mais comprovações da importância da abordagem multidisciplinar nesses pacientes. Foi-se o tempo em que oferecer remédios era a única estratégia possível. Medicamentos são essenciais e, quiçá, cruciais nesses casos, porém algumas práticas atuam como coadjuvantes fundamentais no tratamento desses indivíduos.
Jamais se esqueça: tudo começa com você! No budismo, aprendemos que é “neste momento que está se erguendo o futuro” — mesmo que seja numa segunda-feira cinzenta. Um novo ano começou, com novas metas e desafios, e você não pode deixar que um deslize estrague todo o seu esforço e acabe se tornando sua nova rotina. Sem esperar por nada, desafie os problemas que comprometem seu avanço cotidiano. Se sua aparência incomoda, mude. Lute por aquilo que contribua para seu crescimento como ser humano. E se enfiou o “pé na jaca”, tudo bem, não se culpe. Agora é só voltar a se cuidar.
Dicas de atividades:
♦ Recitar gongyo e daimoku diariamente.
♦ Tratar-se com acupuntura ou reflexologia.
♦ Fazer ioga.
♦ Cantar.
♦ Fortalecer relações saudáveis.
♦ Aumentar o tempo ao lado de quem gostamos.
Dicas de nutrição
♦ Uso de probióticos, sendo Lactobacillus rhamnosus o mais estudado deles.
♦ Uso de Ômega 3.
♦ Consumo correto de zinco, vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio, resveratrol, curcumina e chá verde.
Sempre com orientação de algum profissional confiável.
Ana Paula Cony
Atua como nutricionista funcional e esportiva e é mestre em ciências da saúde pela Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é membro do Depas da BSGI, responsável pelo núcleo de nutricionistas.