ROTANEWS176 E POR CARROS 31/05/2023 16:39 Por Mauricio Campelo
Versão limitada tem escape Akrapovič derivado de competição e pneus semi slick de série.
Reprodução/Foto-RN176 Golf R 333 traz cor amarela como principal novidade externa – Divulgação/Volkswagen
O Volkswagen Golf é um dos modelos mais famosos da Volkswagen. Como a próxima geração do hatchback será exclusivamente elétrica , o fabricante alemão está investindo no modelo atual para criar versões comemorativas movidas a gasolina. A mais nova é a R 333 , que traz como novidade a cor amarela, a maior potência e o fato de ser limitada.
O número 333 significa a quantidade de unidades produzidas e também a cavalaria disponível do modelo .
Provavelmente, todas as unidades serão limitadas ao mercado europeu. O Brasil, por exemplo, não conta oficialmente com o Golf desde 2019 , quando a Volkswagen trouxe 99 unidades da versão híbrida GTE , ainda da sétima geração.
Reprodução/Foto-RN176 Escape é derivado de modelos de competição do Golf e da expertise da Akrapovič em competição – Divulgação/Volkswagen
O motor é o já conhecido EA888 de quatro cilindros e 2.0 litros de capacidade, que foi recalibrado para gerar 333 cv (13 cv a mais que o Golf R tradicional), e já apresentou cavalaria parecida na versão comemorativa de 20 anos da linha R , lançada em maio de 2022.
O propulsor já tem um som encorpado, uma característica presente no antigo Golf GTI de 230 cv, o último produzido no nosso país. A versão R 333 tem escape Akrapovič , marca que ficou famosa por equipar motos superesportivas. Hoje em dia é usada no mundo dos automóveis e competições. Pena que a Volkswagen R não divulgou um vídeo com o som do esportivo – fica a dica.
Reprodução/Foto-RN176 Difusor traseiro e aerofólio completam visual esportivo, junto com apliques no azul da divisão R – Divulgação/Volkswagen
Segundo a Volkswagen , os engenheiros melhoraram a resposta do motor com turbinas pré-carregadas fazendo com que a aceleração de 0 a 100 km/h fique na casa dos 4,6 segundos .
A velocidade máxima é limitada a 270 km/h, o câmbio é o DSG de dupla embreagem e a tração é integral com a opção de modo de drift .
Apertando o botão R no volante e selecionando o modo drift , a central eletrônica passa a mandar mais potência para as rodas traseiras, e junto com a vetorização de torque, que envia 100% da força para uma das rodas, faz com que saídas de traseira sejam possíveis.
O modelo ainda permite configurações personalizadas de direção, bem como oferece um modo específico para o circuito alemão de Nürburgring .
Reprodução/Foto-RN176 Painel é 100% digital e central multimídia conta com dez polegadas – Divulgação/Volkswagen
Visualmente, a grande novidade é a cor “ Amarelo Limão metálico ”, que, nesse caso, é exclusiva da versão, que também pode ser pintada em Azul metálico, Preto perolizado e Branco.
A versão traz de série teto preto, adesivos comemorativos com o numeral 333 e rodas de 19 polegadas pintadas de preto. Os pneus semi-slick de série são a prova de que o objetivo do carro é rodar nas vias públicas e track days .
No interior, os bancos dianteiros têm formato esportivo e contam com acabamento de couro e o sofisticado sistema de som é assinado pela grife Harman Kardon .
Reprodução/Foto-RN176 Pela primeira vez em 20 anos, um veículo da divisão R ganha uma edição numerada – Divulgação/Volkswagen
A marca alemã afirma que a partir do dia 2 de junho os concessionários estarão aceitando pedidos do modelo, mas as unidades só serão entregues a partir de outubro. A própria fabricante assume que o Golf R 333 é um item de colecionador em potencial, e por isso cobra € 76.410 (R$ 413 mil), cerca de € 21.530 (R$ 116.524) a mais que a versão normal do Golf R .
Os compradores poderão escolher retirar o veículo diretamente em Wolfsburg , na sede da fabricante. Quem optar por essa retirada, irá participar de um cerimonial especial de entrega.
É preciso fazer valer os 21 mil euros de diferença , afinal, segundo o configurador da marca, é possível levar para casa um Polo de entrada com o dinheiro extra exigido pela versão exclusiva.