LANÇAMENTO: DA VW
ROTANEWS176 05/02/2025 15:16 Por Marcelo Jabulas
Reza a lenda que o ano só começa depois do Carnaval. Verdade ou não, fato é que a Volkswagen lançará o SUV Tera durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, justamente no Domingo de Carnaval (2 de março).
Mas não se trata apenas de uma apresentação paralela à Festa de Momo. O Tera será uma das atrações do desfile na Marquês de Sapucaí junto com as escolas do Grupo Especial. Dessa forma, o Tera será como um passista, que estará durante os desfiles das agremiações.
No entanto, como o carro irá interagir com o restante dos carros alegóricos e foliões ainda é segredo entre a marca e as escolas. Será que será porta-bandeira, abre alas, puxador? Quem viver para assistir o “maior show da Terra”, verá.
O VW Tera
O Volkswagen Tera é um SUV compacto derivado do Polo Track. Montado em Taubaté, ele utiliza a mesma derivação da plataforma MQB utilizada no hatch popular.
Reprodução/Foto-RN176 No Rock in Rio, o Tera ficou preso numa gaiola de LED, mas VW quer que ele literalmente se jogue na pista durante o Carnaval (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O modelo será equipado com motor 170 TSI 1.0 de 116 cv e 17 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de seis marchas. Mas assim como o Polo, também poderá receber caixa manual de cinco marchas.
O Tera tem como objetivo concorrer na base do segmento SUV. Hoje o nicho é disputado por Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt. Assim, podemos esperar preços entre R$ 105 mil e R$ 140 mil, justamente onde “flutuam” seus rivais e também no degrau de preços de seus irmãos, como Polo e Nivus.
Além do Tera no Carnaval
Veículos motorizados não são novidade na festa momesca carioca. Se no passado os grandes carros alegóricos eram literalmente empurrados, atualmente eles utilizam chassis de caminhão ou ônibus. Em 2013, a Mercedes-Benz forneceu cinco chassis de caminhões para a Rosa de Ouro, no ano passado outros dois foram entregues à Portela.
VW na cultura popular
A Volkswagen tem se dedicado e gastado muito dinheiro para se fazer presente em eventos culturais. Ela patrocina a Festa do Peão de Barretos, O Rock in Rio, o Festival The Town e agora o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Afinal, o “carro do povo” tem que estar perto do povo.
FONTE: AUTOPAPO