VW Virtus brasileiro consegue cinco estrelas no Latin NCAP sem bater

ROTANEWS176 27/07/2023 11:17

Modelo brasileiro recebeu as mesmas notas do carro fabricado na Índia.

 

Reprodução/Foto-RN176 Crash test do Volkswagen Virtus indiano no Latin NCAP – Divulgação

O Volkswagen Virtus brasileiro ganhou cinco estrelas do Latin NCAP para a segurança dos adultos e crianças. Como os testes de impacto foram feitos com a versão indiana, o instituto fez uma auditoria no carro brasileiro para determinar se ele é ou não igual ao carro testado, chegando à conclusão que sim, segundo o órgão.

“O Novo Virtus fabricado na Índia, que oferece 6 airbags como padrão, disponível em mercados como o México, foi testado pelo Latin NCAP em 2022 e obteve cinco estrelas. Como as atualizações do Virtus também foram introduzidas na versão produzida no Brasil, o Latin NCAP realizou os testes de auditoria nas unidades fabricadas no Brasil para verificar se o desempenho de segurança está no mesmo nível”, afirma o Latin NCAP.

Reprodução/Foto-RN176 Airbags do tipo cortina foram vitais para o modelo indiano se dar bem no teste de impacto – Divulgação/Latin NCAP

Em dezembro de 2022, data em que foi realizada a bateria de testes com o carro indiano, o Virtus brasileiro tinha apenas airbags frontais (obrigatórios) e laterais dianteiros, o que não o impediu de receber cinco estrelas para adultos e crianças em 2018, mas que não seria suficiente para repetir o resultado na ocasião, pois os critérios ficaram mais rígidos.

Com a reestilização, o Virtus brasileiro recebeu também airbags do tipo cortina, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de frenagem automática, coisas que o Nivus  já tinha. Somente a versão TSI manual  não conta com os dois últimos itens. Ainda assim, se sai melhor que o Polo , uma vez que o hatch não tem nenhum dos três equipamentos. Por isso mesmo, obteve apenas três estrelas na mesma bateria de testes pela qual passou o Virtus indiano .

Voltando ao Virtus, o sedã compacto conseguiu 92% de proteção para adultos, 92% para crianças, 53% para pedestres e 85% para assistências de condução.

FONTE IG CARROS