Zelar pelo outro

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  06/03/2021 11:00

INCENTIVO DO LIDER

Inicio este texto com um trecho do poema José, de Carlos Drummond de Andrade

E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?

e agora, você?

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI

Este ano é denominado “Ano da Esperança e da Vitória”. De que forma prática podemos levar essa esperança para as pessoas? Como posso ter coragem para vencer? Como cumprir nossa missão de lutar pelo bem das pessoas?

Na Nova Revolução Humana,1 o presidente Ikeda narra sua participação em uma atividade:

Hoje, vou reger [shiki, em japonês] uma canção da Soka Gakkai. Vamos cantar Ifu Dodo no Uta!

Os discursos não são a única maneira de oferecer orientação ou incentivos. Qualquer batalha requer sabedoria, engenhosidade e criatividade. Independentemente de quais limites nos sejam impostos para nossas ações, se mantivermos uma determinação inabalável pelo kosen-rufu, nada bloqueará nosso caminho do avanço.

Budismo é vitória. Por isso mesmo, nossa missão e nosso destino é alcançar infalivelmente a vitória na luta pelo kosen-rufu, não importando quantos obstáculos encontremos ao longo do caminho.

Com os exemplos acima, compreendo que precisamos orar para manifestar a sabedoria e que todas as nossas ações sejam uma forma de incentivo para alguém, seja por um sorriso, um olhar, uma visita, ou um diálogo. Outro ponto importante é como Nichiren Daishonin nos incentiva a enfrentar nossos desafios: “Nesse momento, os três obstáculos e as quatro maldades aparecem infalivelmente; e quando isso ocorre, o sábio se alegra, ao passo que o tolo recua”.2

Mas, agora, e você? Na mensagem do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para a 1ª Reunião Nacional de Líderes deste ano,3 ele cita:

Nos escritos de Nichiren Dai­shonin consta: “Para que as orações sejam eficazes e os desastres desapareçam da nação, três elementos são requeridos: um bom mestre, um bom praticante e um bom ensinamento”.4 Com a “unicidade de mestre e discípulo” (shitei funi) e a união de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), podemos manifestar a capacidade de expandir o círculo de amizade, ativar as divindades celestiais e abrir o caminho para a vitória. Todas as nossas orações serão respondidas e conquistaremos a vitória da paz, segurança e prosperidade da terra onde cumprimos nosso juramento seigan pelo kosen-rufu.

Um bom ensinamento e um bom mestre nós temos, precisamos apenas nos tornar um bom praticante. Aplicando em nossa vida diária as orientações do Mestre, enfrentando alegremente todos os desafios, vamos juntos garantir nossa vitória na jornada de unicidade de mestre e discípulo

E agora, mais do que nunca, rumo ao ano de 2030, conquistemos inúmeras vitórias por meio da prática sincera.

Julio Cesar Kenjy Okava Bueno

Coordenador da Divisão Masculina de Jovens de coordenadoria

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Aguardando o Tempo. Nova Revolução Humana, v. 30-I, p. 149 e 150, 2020.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 666, 2014.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.547, 20 jan. 2021
  4. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 143, 2014.