Zenshin de ação: visitas e diálogos com as amigas

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  27/05/2022 15:34

MATÉRIA DO GRUPO ZENSHIN DA BSGI                                                                                                                    Por Divisão Feminina da BSGI

Preciosas rainhas Zenshin do Brasil, desejamos que todas estejam muito bem!

Reprodução/Foto-RN176 Conselho de líderes da coordenadoria e acima do Grupo Zenshin, com líderes da Divisão Feminina da BSGI encontro on-line (maio 2022) Foto: Colaboração local

Estamos nos aproximando do segundo semestre deste tão significativo “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”. Com base na Nova Revolução Humana, volume 30, parte II, capítulo “Juramento Seigan”, convidamos a todas para algumas reflexões.

Citando a viagem agendada para o Brasil em 1974 que não ocorreu, o presidente Ikeda escreveu: “O espírito indomável cria a causa para a vitória em meio a um lamaçal de adversidades”.1
Como podemos criar a causa para a vitória?

Não existe uma fórmula mágica ou receita que funcionará igualmente para todos, a chave é manifestar nas horas desafiadoras esse espírito indomável, tendo como base a recitação de “muito mais daimoku”, que preencherá nossa vida com uma extraordinária energia vital e coragem. Aproveitar o “lamaçal de adversidades” é exatamente o espírito do Zenshin!

Avançar, prestando atenção aos detalhes do cotidiano com sabedoria, é abrir os portais de uma nova história, enxergando com clareza e agindo de forma corajosa a passos largos no caminho da verdadeira felicidade.

Lendo o romance Nova Revolução Humana, encontramos no poema O Arco-íris sobre o Niágara,2 dedicado aos membros da SGI-Canadá, Ikeda sensei explica a importância da fé. Ele cita:

Nichiren Daishonin afirma:

“A Lei não se propaga por si mesma.

Por ser propagada pelas pessoas,

tanto a Lei como as pessoas tornam-se

dignas de respeito”3

Por essa razão, meus amigos,

devem polir completamente sua personalidade.

Fé é a própria vida diária.

Fé é a própria personalidade.

Pessoa de forte fé é aquela

de excelente personalidade,

que abraça a todos com compaixão.

Somente com o brilho de sua personalidade,

o círculo da Lei se ampliará para sempre.

Como integrantes do Zenshin que abraçam as oportunidades sem lamentar, vamos polir nossa personalidade nos superando a cada dia e fazendo progressos dinâmicos em todos os aspectos da vida.

Neste momento em que pessoas do mundo inteiro estão retomando suas atividades diárias, a compaixão e a empatia são sentimentos que podem levar a luz do budismo e, por meio de nossas comprovações, difundir essa maravilhosa Lei Mística.

Nas últimas páginas do capítulo “Juramento Seigan”, lemos:

Possuir um mestre da vida corresponde a ter um modelo para o seu modo de viver. Em particular, não há nada tão maravilhoso quanto o mestre e o discípulo viverem juntos pelo grandioso ideal da paz e da felicidade da humanidade. Essa luta conjunta de unicidade de mestre e discípulo é a linha vital para eternizar o movimento pelo kosen-rufu.4

Esse espírito de luta conjunta nada mais é que entrar em ação, prezando e respeitando cada pessoa. Com base nesse sentimento, redirecionamos o formato da realização do “2o Encontro do Zenshin 2022” nas localidades, substituindo por uma grandiosa onda de visitas, durante os meses de julho até setembro, com o objetivo de ir ao encontro de cada membro do Zenshin visando estreitar os laços de amizade, incentivar sobre a prática da fé, fortalecer nossa rede de solidariedade das mulheres Soka e visualizar a “Vitória e Avanço” da vida até o fim deste significativo ano.

Agradecemos o incondicional apoio e convidamos cada uma de vocês, em luta conjunta com a Divisão Feminina da localidade, a realizar os encontros comemorativos dos 71 anos, em junho, com muitas vitórias. Apoiar incondicionalmente os amados jovens em julho, os pilares Soka em agosto e comemorar os 75 anos de conversão do Mestre em união harmoniosa e gratidão!

Shitei-funi é minha vida e avançar é a nossa missão”.

Comunicado importante sobre o 2º Encontro Zenshin na base

Nesta fase de retorno gradual das atividades, respeitando os protocolos sanitários da BSGI, o grupo Zenshin em luta conjunta com a Divisão Feminina da localidade, realizará uma grande onda de visitas com o sentimento de “prezar cada pessoa”, visando à consolidação da organização de base e à criação de “valores humanos”, conforme direcionamento a seguir.

Vamos realizar as visitas para as amigas que mais precisam do nosso apoio e carinho, por meio de incentivos mútuos presenciais ou virtuais.

  1. No período de julho a setembro, será disponibilizado na Extranet um vídeo para que todas possam apreciar um conteúdo a ser preparado com muito carinho, baseado na Nova Revolução Humana(NRH), volume 30, e em incentivos. Não será necessário marcar uma atividade para transmitir o vídeo e, dessa forma, solicitamos que, durante as visitas, as integrantes do Zenshin sejam incentivadas a assistir no seu melhor tempo disponível.
  2. Em agosto, substituiremos as reuniões do grupo por uma grandiosa onda de visitas, com o objetivo de ir ao encontro de cada membro do Zenshin, visando estreitar os laços de amizade, incentivar sobre a prática da fé, fortalecer nossa rede de solidariedade das mulheres Soka, e visualizar a “Vitória e Avanço” da vida até o fim deste significativo ano. A sugestão é que, na visita, seja compartilhado algum trecho da NRH, volume 30, partes I ou II, como um grande incentivo ao coração.
  3. Período para realização das visitas: 1º de julho de 2022 até 30 de setembro de 2022.
  4. Será disponibilizado um link, com o qual poderão compartilhar fotos e episódios das visitas. Não será necessário contabilizar a quantidade de visitas realizadas.
  5. O direcionamento do terceiro encontro será informado posteriormente.

Sugestão: Durante as visitas, vamos compartilhar algum trecho da Nova Revolução Humana, volume 30, partes I ou II, como um grande incentivo ao coração.

Um forte e carinhoso abraço!

Grupo Zenshin da BSGI

No topo: Conselho de líderes de coordenadoria e acima do Grupo Zenshin, com líderes da Divisão Feminina da BSGI (maio 2022)

Foto: Colaboração local

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-II, p. 178, 2020.
  2. Ibidem, p. 199.
  3. Gosho Zenshu[Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 856.
  4. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-II, p. 336, 2020.