Christopher D’Olier Reeve: Ganha documentário de sua vida e da carreira de ator

2-VÍDEOS: MENSAGEM DA FUNDAÇÃO E TRALLER OFICIAL DO DOCUMENTÁRIO DA VIDA E CARREIRA DO ATOR! – 

ROTANEWS176 29/09/2024 02:03                                                                                                                                  Por JC

O dia em que uma queda de cavalo, mudou a vida para sempre, do ex-ator Christopher D’Olier Reeve.

 

Christopher D’Olier Reeve, nasceu na Cidade de Nova Iorque em 25 de setembro de 1952. Reeve ficou tetraplégico após sofrer um acidente a cavalo durante uma competição de equestre, em 27 de maio de  1995, na Culpeper que é uma cidade localizada no estado norte-americano da Virginia, no estado de Culpeper. O tornou tetraplégico devido a uma fratura nas suas duas primeiras vértebras cervicais, o que acabou por lesionar a sua medula espinhal. Se movia com um ventilador portátil para respirar.

Ele  foi um ator, diretor, produtor e pianista norte-americano. Depois do acidente de cavalo, em Culpeper de 1995 que o deixou tetraplégico. Christopher Reeve, a partir daí, tornou-se um ativista pelas causas das pessoas que sofreram acidentes que ficaram debilitantes Um ano depois, foi aclamado em pé na cerimônia do Óscar.

Em defesa dos deficientes  com paralisia, Reeve lutou por pesquisas com células-tronco e em 1999 ele fundou a Christopher Reeve Paralysis Foundation para dar proteções as pessoas que tinham sofrido acidente com algumas sequela na locomoção assim visando a melhorar a condição de vida de pessoas como ele, vítimas de algum tipo de paralisia, foi um defensor dos direitos humanos, ativista da causa ecológica, recebeu o Prêmio Mary Woodard Lasker de Serviço Público de Apoio à Pesquisa Médica e Ciências da Saúde em 2003 e também recebeu a Ordem Bernardo O’Higgins em 1996 por defender publicamente os atores chilenos durante a ditadura de Augusto Pinochet. Depor perante o Subcomitê de Dotações do Senado sobre Trabalho, Saúde e Serviços Humanos, Educação e Agências Relacionadas em favor da pesquisa com células-tronco financiada pelo governo federal.

Sua carreira e a sua vida no cinema mostra o documentário da Warner Bros

Seu papel mais famoso foi o de Superman, que ele interpretou numa série de quatro filmes famosos, começando por Superman (1978), para qual foi indicado a um prêmio BAFTA (Oscar britânico). Reeve apareceu em outros filmes aclamados pela crítica como The Bostonians (1984), Street Smart (1987) e The Remains of the Day (1993). Ele recebeu um Prêmio do Sindicato dos Atores de Cinema (Screen Actors Guild Award) e uma indicação ao Globo de Ouro pelo seu desempenho no telefilme Rear Window (1998), remake do clássico de mesmo nome, lançado em 1954. O documentário retrata a vida e carreira do ex-ator Christopher D’Olier Reeve, produzido pelas produtoras Jenco Films, Passion Pictures, Misfits Entertainment, Words + Pictures encabeçada pela empresa de mídia americana  Warner Bros.

Super/Man: A História de Christopher Reeve, documentário dirigido e direção por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, segundo informação está programado para ter sua estreia oficial aqui no país, em  17 de outubro deste ano aqui no Brasil, pela

Com roteiro de Peter Ettedgui, coescrito por Ian Bonhôte e Otto Burnham, o documentário mostra a história de Christopher Reeve, passando por sua carreira até chegar na sua interpretação clássica de Clark Kent/Superman, pelas produtoras Jenco Films, Passion Pictures, Misfits Entertainment, Words + Pictures estabelecendo uma referência para os universos cinematográficos de super-heróis que dominam o cinema hoje.

RN176 O ex-ator Christopher Reeve Após sofrer um grave acidente ao cair de um cavalo, em 1995, o artista, ficou tetraplégico, se movia com um ventilador portátil para poder respirar passou o resto de seus dias sentado em uma cadeira de rodas até sofrer um ataque cardíaco fatal, e no dia 10 de outubro de 2004, aos 52 anos idade – Foto domínio publico

O artista se casou pela segunda vez em 11 de abril de 1990 com a atriz Dana Charles Morosini, tornando-se mais conhecida como Dana Reeve. Eles se conheceram em 30 de junho de 1987, na cidade Williamstown.

Oa cinemas comecaram a exibir o trailer de “Super/Man: A História de Christopher Reeve”. O documentário da Warnee promete tocar fundo nos bastidores da vida do ator, que se tornou um ícone ao interpretar um dos heróis mais queridos dos quadrinhos, o Superman.

No trailer, é possível ver que a obra retrata os primeiros dias de Reeve como um ator, ainda desconhecido, até sua ascensão meteórica em Hollywood.

Nele, terão registros históricos, entrevistas com amigos próximos como Susan Sarandon e Glenn Close, além de depoimentos de seu filho, Will Reeve, e de sua esposa, Dana Reeve

RN176 O ex-ator Christopher Reeve na interpretação de Superman

O filme com estreia marcada para 17 de outubro também conta a trajetória do ator que, depois de um acidente trágico de equitação em 1995, que o deixou paralisado do pescoço para baixo, viu sua vida mudar da água para o vinho.

A partir do acidente, Reeve continuou a atuar e dirigir e se tornou um dos maiores defensores dos direitos das pessoas com deficiência e por avanços na pesquisa de lesões na medula espinhal.

O documentário “Super/Man: A História de Christopher Reeve” tem estreia marcada para 17 de outubro nos cinemas brasileiros. Ele também terá versões acessíveis e visa garantir que o maior número de espectadores tenha acesso à história.

Nascido em Nova Iorque, no dia 25 de setembro de 1952, Christopher D’Olier Reeve sempre se interessou pelo mundo do cinema e era ator desde os 14 anos.

Na época, estudou em prestigiadas escolas de artes cênicas e iniciou a carreira com pequenas participações no teatro e na televisão.

RN176 Foi  na pele do famoso Superman no dia 25 de dezembro de 1978, que o ex-ator Reeve se consolidou como uma figura mundialmente conhecida e carimbou o seu talento na vida cinematográfica – Crédito: Flipar

Mas foi na pele do famoso Superman, que Reeve se consolidou como uma figura mundialmente conhecida e carimbou o seu talento na vida cinematográfica.

O ator interpretou o famoso herói numa série de quatro filmes famosos, começando por Superman (1978), para qual foi indicado a um prêmio BAFTA (British Academy Film Awards).

BAFTA é a abreviatura de British Academy Film Awards, ou Prémios da Academia Britânica de Cinema. É uma premiação anual que reconhece as melhores contribuições para o cinema, tanto britânicas quanto internacionais.

RN176 O ator Christopher D’Olier Reeve na sua forma de ficar em pé depois do acidente que ficou tetraplégico ao cair de um cavalo em 27 de maio de 1995, durante uma competição de equestre em Culpeper, Virginia, nos Estados Unidos

O BAFTA é conhecido como o “Oscar britânico” e é famoso por sua forma criteriosa de analisar os concorrentes. A família real costuma comparecer anualmente à cerimônia, já que o príncipe William é o presidente da Academia desde 2010.

O Bafta (British Academy Film Awards), considerado o Oscar britânico, acontece no próximo domingo (18), a partir das 16h (Horário de Brasília). A premiação será transmitida no Reino Unido pela BBC.

RN176 O prêmio BAFTA,  Prêmios da Academia representam máscara teatral, o ex-ator Christopher Reeve, teve a sua indicação pelo filme Superman (1978), Foto: Thomas Alexander – 6.abr.2017/Bafta

O ator passou num teste para viver o Superman e concorreu com nomes como Paul Newman, Robert Redford, Arnold Schwarzenegger e Charles Bronson. Reeve apareceu em outros filmes aclamados pela crítica como “Armadilha Mortal” (1982), “Os Bostonianos” (1984), “Armação Perigosa” (1987) e “Vestígios do Dia” (1993).

Em sua vida cinematográfica, o ator recebeu um Screen Actors Guild Award e uma indicação ao Globo de Ouro pelo seu desempenho no telefilme “Janela Indiscreta”(1998), remake do clássico de mesmo nome, lançado em 1954.

O artista se casou pela segunda vez em 11 de abril de 1990 com a atriz Dana Charles Morosini, tornando-se mais conhecida como Dana Reeve. Eles se conheceram em 30 de junho de 1987, na cidade Williamstown.

Dana, após o acidente de Christopher, dedicou-se exclusivamente a cuidar do ator, uma tarefa que se provou laboriosa devido à gravidade do seu estado físico.

RN176 Foto de divulgação de uma entrevista do ator em um tok show apresentado pela TV americana do trailer do seu documentário sobre a sua vida social de Christopher Reeve – produzido pela Warner – Crédito: Warner

Dana Charles Morosini morreu em 6 de março de 2006, vítima de um câncer de pulmão. Da união com Christopher Reeve, nasceu um filho, Will.

Will, seu último filho, foi adotado pelo ator Robin Williams, de quem Christopher foi sempre muito amigo. Com a morte do ator e logo após a partida de Dana, Robin adotou Will e o criou como se fosse seu próprio filho.

No início da carreira de ambos, Christopher fez mais sucesso e ajudou Robin, que após o acidente, começou a lhe retribuir a ajuda.

Christopher tinha mais dois filhos, Matthew e Alexandra, frutos de uma relação anterior que durou dez anos (1977–1987) com a modelo britânica Gae Exton.

“Fazer as coisas com meu pai envolviam sempre atividade e ação”, relembrou Matthew Reeve no trailer do filme. “Nos despedimos, ele acenou. Essa foi a última vez que o vi de pé.”

RN176 O ex-ator Christopher D’Olier Reeve na sua fisioterapia sendo acompanhado pelo seu filho jornalista Will Reeve, no centro

Por fim, o ator, Christopher Reeve morreu no dia 10 de outubro de 2004, aos 52 anos, vítima de um infarto fulminante  por causa de uma grave infecção, porém deixou um grande legado.

Conquista da fundação Christopher Reeve Paralysis Foundation em defesa dos deficientes

RN176 O prédio aonde fica o escritório da Fundação Christopher Reeve Paralysis Foundation, nos Estados Unidos

     Algumas Conquistas da Fundação Reeve

Além de seu trabalho em nome da Fundação Reeve, os esforços de advocacia de Christopher incluíram:

  • Fazer lobby em nome dos Institutos Nacionais de Saúde para dobrar o orçamento do NIH em cinco anos. Em parte por causa de sua liderança, o orçamento do NIH passou de US$ 12 bilhões em 1998 para quase US$ 27,2 bilhões no ano fiscal de 2003.
  • Depor perante o Subcomitê de Dotações do Senado sobre Trabalho, Saúde e Serviços Humanos, Educação e Agências Relacionadas em favor da pesquisa com células-tronco financiada pelo governo federal.

RN176 Foto do andar aonde fica o escritório da Christopher & Dana Reeve Foundation, Endereço636 Morris Tpke Suite 3A, Short Hills, NJ 07078, Estados Unidos, Local: Short Hills Plaza – Telefone+1 800-539-7309 – Organização sem fins lucrativos em Millburn, Nova Jersey

  • Fornecer apoio instrumental e crucial para a aprovação do Projeto de Pesquisa em Lesões na Medula Espinhal do Estado de Nova York (7287C), legislação histórica que disponibiliza até US$ 8,5 milhões anualmente em fundos arrecadados com violações das leis estaduais de veículos a motor a serem apropriados entre as principais pesquisas instalações em Nova York. Reeve também esteve envolvido em esforços de lobby para projetos semelhantes em New Jersey, Kentucky, Virgínia e Califórnia.
  • Trabalhar incansavelmente para obter um aumento do financiamento dos setores público e privado para curar o Parkinson, Alzheimer, EM, ELA, AVC, bem como para reparar a medula espinhal danificada.
  • Ajudar a estabelecer o Centro de Pesquisa Reeve-Irvine na Faculdade de Medicina da UCI. O centro apoia o estudo de trauma na medula espinhal e doenças que o afetam, com ênfase no desenvolvimento de terapias para promover a recuperação e o reparo da função neurológica.

RN176; Assistam aos 2-videos o primeiro-vídeo ele Christopher D’Olier Reeve e o ator Tom Welling (Clark Kent do série Smallville) faz uma mensagem referente a sua Fundação e o segundo e último-vídeo mostra o Traller Oficial do seu documentário em sua homenagem produzido pela Warner. Deixem os seus comentários desses dois 2-videos pelas semelhanças dos rostos e pelo documentário do Christopher Reeve? 

FONTE: RN176 – ESPECIAL