Paz, cultura e educação

O florescimento de um novo humanismo

 ROTANEWS176 E POR BRASILSEIKYO 18/08/2018 20:13

 Introdução

“Quando sua ideologia básica?” Em 17 de setembro de 1974, último dia da primeira visita do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, à União Soviética, o primeiro-ministro Aleksey Kosygin, dirigiu-lhe essa incisiva pergunta. O líder da SGI respondeu imediatamente: “Acredito na paz, cultura e educação – a base subjacente daquilo que se chama humanismo”. Essas palavras fizeram os olhos do primeiro-ministro soviético brilhar ao declarar: “Respeito imensamente esses ideais. Precisamos consolidá-los na União Soviética também”.

Posteriormente, ao referir-se sobre essa ocasião, o presidente Ikeda comentou: “Budismo é universal; pertence às pessoas. Paz, cultura e educação não devem ser vistas como simples meio para alcançar o kosen-rufu: elas constituem, em si, o proposito do kosen-rufu. Despertar as pessoas, estimulá-las a se desenvolver, a se unir e a construir a paz e a felicidade no mundo – essa é a missão eterna da SGI

Erguendo alto a bandeira de um novo humanismo, que reconhece a nobre condição de vida denominada estado de buda em todas as pessoas e faz da transformação interior do indivíduo seu ponto inicial, o presidente Ikeda assumiu pessoalmente a liderança de um movimento mundial prol da paz, cultura e educação alicerçada no Budismo Nichiren. Hoje, a SGI é amplamente enaltecida como organização dedicada a esses ideais.

Este capítulo final desta série de orientações selecionadas apresenta considerações de Ikeda sensei sobre humanismo, princípio norteador do movimento da SGI.

Unidos ao presidente Ikeda, mestre e líder do movimento do kosen-rufu os associados da organização se empenham convictamente na propagação da filosofia humanística da SGI no mundo todo.