Recitar daimoku é o ponto de partida para a vitória absoluta

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 11/04/2020 09:00

ENCONTRO COM O MESTRE

Reprodução/Foto-RN176 Centro Cultural Campestre da BSGI. Foto tirada pelo presidente Ikeda durante a sua quarta visita ao Brasil em 1993

Não há nada mais poderoso que um coração decidido a vencer! E a fonte dessa elevada energia vital concentra-se na sincera recitação do Nam-myoho-renge-kyo. No Encontro com o Mestre desta edição, BS traz um dos discursos proferidos pelo presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, por ocasião de sua visita ao Brasil, em 1993. Trechos desse conteúdo foram citados pelo presidente da BSGI, Miguel Shiratori, no podcast publicado no BS+ no dia 19 de março de 2020.

  1. DAISAKU IKEDA

No budismo, o mundo secular repleto de problemas (saha), no qual vivemos, é chamado “mundo da perseverança”. Nele existem invariavelmente inúmeros acontecimentos que precisam ser suportados.

O Budismo de Nichiren Daishonin, praticado na SGI, nos permite ultrapassar resolutamente quaisquer tipos de tristeza, sofrimento ou infortúnio do carma. Além disso, nos possibilita uma existência de máxima felicidade.

Enquanto se viver, existirão infindáveis sofrimentos, tais como a doença (tanto de si como de um membro da família), a morte, os problemas financeiros, as questões de relacionamento, a insatisfação por não se obter aquilo que deseja — não há como fugir deles, pois são realidades inexoráveis da vida.

A recitação do daimoku é a força que garante infalivelmente a “transformação de veneno em remédio” (hendoku iyaku). O sofrimento do “veneno” se transforma no remédio chamado “felicidade”. Por meio do princípio de “desejos mundanos são iluminação” (bonno soku bodai), os problemas se convertem em fonte de iluminação e de felicidade. Quanto maiores os problemas e sofrimentos, maior será a felicidade a ser alcançada. Essa é a força do daimoku e, por essa razão, aquele que recita a Lei Mística nada teme, pois não há o que temer.

Mesmo uma pequena árvore ba­lança a um mínimo de vento. Entretanto, quando se transforma numa árvore frondosa, não se abala diante de nenhuma tempestade. As pessoas também, se possuírem uma força vital fraca, serão facilmente influenciadas mesmo pela menor brisa de infortúnio.

Enquanto permanecermos neste mundo saha repleto de problemas, não há como parar os ventos do infortúnio. Não há outro caminho senão o de fortalecermos a nós mesmos. Devemos ser “árvores frondosas” que se tornem inabaláveis, mesmo diante dos mais poderosos ventos e das mais terríveis tempestades. Praticamos a fé de forma a conduzir nossa revolução humana, desenvolver uma poderosa força interior e desfrutar uma vida inabalável.

Embora imperceptível aos olhos, uma árvore está sempre crescendo, dia a dia. Apesar de igualmente imperceptível também, nosso daimoku está nutrindo diariamente nosso crescimento como uma grande e frondosa árvore de boa sorte. Se perseverarem na prática da fé por dez ou vinte anos, dentro da SGI, com certeza um dia os benefícios que se tornaram uma grandiosa árvore serão claramente visíveis.

Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda, ele  é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista  e atualmente é o Mestre e Terceiro  Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI. Momentos inesquecíveis Em sua quarta visita ao Brasil, o presidente Ikeda cumpriu uma agenda lotada de atividades importantes. Porém, entre os fatos mais marcantes está a sua estada no Centro Cultural Campestre (CCCamp) da BSGI. Na ocasião, ele escreveu: “Sol e bosque são radiantes na Montanha Mestre e Discípulo que observa nossa felicidade”. Na foto, Ikeda sensei caminha por essa paisagem e cumprimenta os membros naquele local (Itapevi, mar. 1993) – Editora Brasil Seikyo – BSGI

 

Acumulando tesouros dia a dia

 

A Lei Mística é o maior dos tesouros do universo, portanto, recitar Nam-myoho-renge-kyo significa acumular diariamente tesouros em nossa própria vida. Por outro lado, o daimoku também age para limpar as causas negativas do passado, assim como a água suja e turva é lavada pela água pura e límpida.

Entretanto, esse processo de limpeza leva tempo. No início, existe um pouco de água turva, ou seja, existe uma luta contra o próprio carma. Uma luta que, por meio da força do daimoku, já foi consideravelmente amenizada. Como consequência, perseverar na fé é vital, pois tudo se transformará dramaticamente quando a vida de uma pessoa se tornar completamente purificada.

Infalivelmente haverá de se trans­formar numa existência de “felicidade indestrutível”, que transborda boa sorte e é invulnerável. Tudo se torna prazeroso. Existe satisfação mesmo sem ter fama ou riquezas. Instante a instante, os momentos serão de pleno contentamento. Tudo parecerá belo e pleno de alegria. Instantaneamente se poderá discernir a verdade e se distinguir o bem do mal. Vocês serão capazes de pensar no bem-estar das pessoas em quaisquer circunstâncias. Este é um estado da mente que vocês terão condições de desenvolver por meio da fé. Por isso, o caminho da felicidade não é, de forma alguma, algo difícil de se encontrar.

Em nosso mundo de fé dedicado à realização do kosen-rufu, todos aqueles que continuam resolutos na recitação do daimoku são verdadeiros vitoriosos. Com toda a certeza, desfrutarão uma vida de “felicidade absoluta”, ou seja, o estado de buda.

O fundamental é que, compreendendo esse único ponto, sua vida estará segura por toda a eternidade. Além do mais, não existe mais nada de especial a não ser o fato de recitarmos daimoku. É necessário nos tornarmos pessoas de bom senso, corretas e admiráveis dentro da sociedade.

Nós praticamos a fé para sermos cidadãos exemplares, bons pais, bons maridos ou esposas e bons filhos. É o budismo que possibilita elevarmos nosso próprio estado de vida e permite nos tornarmos pessoas assim.

Também não seria correto criar atritos dentro do lar por causa da fé. Em vez disso, o mais sensato é recitar daimoku. Se na família houver alguém que não pratica com grande vigor, orem daimoku por essa pessoa. Orando com perseverança e sem ansiedade ou desespero, com toda a certeza as coisas tomarão o rumo que desejam. Não há nada que supere o poder do daimoku.

Além disso, com amplo coração, gostaria que vocês cuidassem calorosamente de seus cônjuges e fossem bons filhos para seus pais.

O Nam-myoho-renge-kyo incorpora o nome e a vida de Nichiren Daishonin. Aquele que recita daimokuconsegue evidenciar a condição de vida do Buda dentro da sua própria — certamente haverá de se atingir o estado de buda.

Não existem budas que ficam sofrendo eternamente na pobreza. Também não existem budas cruéis ou malvados, como não existem budas fracos que são derrotados na vida. “Buda” é outro nome para uma pessoa que está determinada a vencer, não importa o que aconteça.

Oro com todas as minhas forças pela vitória, saúde, segurança, prosperidade e longa vida de todos vocês. Por isso, espero que tenham plenamente uma existência suprema, com toda a tranquilidade, junto comigo.

Fonte:

Discurso do presidente Ikeda, proferido em sua primeira visita ao Auditório da Paz do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, na época, Auditório Presidente Ikeda, no dia 3 de março de 1993. Este conteúdo foi originalmente publicado no jornal Brasil Seikyo, ed. 1.222, 17 abr. 1993.