“Com meus esforços”

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 02/05/2020 10:03

EDITORIAL

O 3 de Maio é uma data que compreende muitos significados, dentre os quais o aniversário da Editora Brasil Seikyo (EBS) e deste jornal, Brasil Seikyo (BS). Leia sobre essas histórias de 55 anos na matéria especial desta edição.

Também celebramos a posse presidencial de Josei Toda como segundo presidente da Soka Gakkai e sessenta anos que Daisaku Ikeda o sucedeu.

Certa vez, o presidente Ikeda fez uma reflexão sobre a afirmação de Toda sensei no dia de sua posse, em 1951, que expressava: “Darei a minha vida pela propagação do budismo! Prometo concretizar, com meus próprios esforços, a conversão de 750 mil famílias durante a minha existência!”.1

Talvez o que mais chame a atenção nessa profunda decisão de Toda sensei seja o ousado objetivo numérico estipulado. Mas, Ikeda sensei lança luz ao fato de ele não ter dito “com nossos esforços” e sim “com meus próprios esforços”. E revela que seu mestre era uma pessoa que não dependia de ninguém.

Isso, a princípio, pode parecer conflitante com o espírito de união cultivado na Soka Gakkai. Mas não é. Uma rede harmoniosa solidária não pode ser edificada com indivíduos dependentes. E sim, por pessoas que tomam a dianteira e garantem: “Isso será realizado ‘com os meus esforços’”.

A esse respeito, Ikeda sensei declara: “União não é apenas estar juntos ou apoiar-se uns nos outros. A verdadeira união está na luta conjunta de indivíduos corajosos que partilham e põem em ação o ‘espírito de levantar-se só’. Nessa união reside a chave para atingir o empreendimento sem precedentes do kosen-rufu”.2

Desejamos que, com a leitura deste BS, você, leitor, também decida “levantar-se só” com o espírito de “com os meus esforços” concretizarei o kosen-rufu.

Ótima leitura!

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 591, 11 nov. 2017, p. 40.
  2. Ibidem.