ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 19/09/2020 10:05
NOVOS MEMBROS
Reprodução/Foto-RN176 Foto de desenho humano de ilustrativo Editora Brasil Seikyo – BSGI
Sempre que possível, o presidente Ikeda atendia às solicitações da imprensa, promovendo diálogos. Isso porque acreditava que parte da visão distorcida e equivocada que ocasionalmente recaía sobre a Soka Gakkai podia ser dissipada nesses encontros. Na Nova Revolução Humana, ele [Shin’ichi Yamamoto no romance] relembra uma dessas ocasiões, em maio de 1978, quando conversou com repórteres de canais de TV e de jornais impressos. Dentre outros assuntos, dialogaram a respeito da importância de se manifestar empatia pelos sofrimentos das pessoas, para que juntos construam uma felicidade indestrutível.
Profunda mudança
Em certo ponto da conversa, explicando a respeito da imensurável compaixão e benevolência de Nichiren Daishonin, o presidente Yamamoto afirmou que a ação corajosa no dia a dia é o caminho diretamente ligado ao próprio Buda.
“Quando trilhamos por ele [este caminho], conseguimos romper nossas barreiras do egoísmo e da intolerância, e a grande vida do bodisatva da terra e a do Buda passam a pulsar forte dentro do nosso coração e as rodas da transformação da própria condição de vida começam a girar.
Ponderando a respeito do significado de passar por sofrimentos, Shin’ichi Yamamoto falou aos jornalistas:
— Não é possível entender a angústia e o sofrimento das pessoas sem passar por eles. Se um líder que carece dessa experiência tiver o domínio sobre a sociedade, o povo será infeliz. É por esse motivo que digo constantemente aos jovens que assumirão o futuro: ‘Enfrentem problemas e adversidades’. Quero que se tornem indivíduos que compreendam o sofrimento das pessoas. Para isso, devem acolher corajosamente os problemas e as adversidades, sem se desviarem das dificuldades, e se preocuparem mais que ninguém em como vencê-los”. (NRH, v. 27, p. 200)
Enfrentar os desafios
Shin’ichi seguiu enfatizando: “No processo do amadurecimento do ser humano, as preocupações com adversidades são imprescindíveis, pois elas lapidam seu próprio espírito e se tornam fonte de criação de valor a abrir novos caminhos.
Não é exagero dizer que a capacidade e as habilidades que o ser humano possui são frutos dessa ‘força de se preocupar com as dificuldades’.
Ou seja, podemos afirmar que incorporar essa força em si mesmo é uma condição necessária e essencial na trajetória do aprimoramento do ser humano”. (Ibidem)
Shin’ichi acreditava na habilidade e na paixão dos jovens para transformar o coração das pessoas e construir a paz. Fitando o horizonte como se visualizasse a próxima geração:
“Criarei jovens sucessores com toda a minha força. Também percorrerei o país e me dedicarei ao incentivo dos membros. Gostaria que observassem minhas ações este ano também”. (Ibidem, p. 201)
Suas palavras além de sinceras, também significavam uma chance de expor sua convicção enquanto presidente da Soka Gakkai diante da imprensa. “É em meio ao diálogo sincero de vida a vida que nasce o entendimento que pode produzir confiança e simpatia” (Ibidem), cita.