O que o motiva a conquistar a vitória?

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/02/2021 04:20

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Certa vez, ao participar de um Encontro com o Mestre em minha localidade, alguns anos atrás, eu me deparei com uma orientação de Ikeda sensei que mudou para sempre a minha percepção sobre as adversidades e, consequentemente, sobre a vitória ou derrota na vida.

No vídeo, Ikeda sensei incentiva uma senhora que não compreendia o motivo de suas orações demorarem a ser respondidas. Recordo que a resposta do Mestre foi que, se os objetivos dela ainda não tinham sido atingidos, era para que sua oração fosse mais intensa e profunda. Assim, ela se tornaria um ser humano mais forte e sábio, que é o verdadeiro propósito do budismo.

A partir de então, mesmo diante das maiores adversidades, eu me remeto a esse incentivo. O fato de observar as circunstâncias com foco no tipo de ser humano que desejamos nos tornar nos coloca em uma condição que transcende as pequenas dificuldades e evidencia a luz da sabedoria do buda.

No período de adoecimento do meu amado pai, mais uma vez pude experimentar o poder dessa oração. Durante os quinze dias em que ele permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), orei forte e profundo daimoku junto com minha família. Em meu coração, não havia dúvidas da vitória absoluta do meu pai sobre a doença e a decisão de receber 2030 juntos. Entretanto, meu pai faleceu serenamente, enquanto dormia, após vencer uma pneumonia e despertar do coma. Apesar da nossa profunda dor por sua perda, nós nos levantamos com o coração do rei leão, manifestando profunda gratidão pela sua nobre existência e decididos a ter uma vida verdadeiramente feliz e repleta de significado.

Meu pai, em sua imensa benevolência, nos permitiu orar da forma mais forte e profunda e comprovar um coração vitorioso. Então, venho conquistando inúmeras vitórias em minha vida, sempre com o desejo de manifestar gratidão e orgulho pela maravilhosa herança que ele me deixou: uma família extraordinária, o maior mestre do mundo e uma organização repleta de amigos que compartilham todos os momentos comigo.Não há dúvidas da profundidade dos laços que nos unem às pessoas que amamos, e com certeza receberei 2030 plenamente vitoriosa com ele em meu coração!

Em outra orientação, o presidente Ikeda afirma: “Deem a partida de cada dia iniciando com a oração do juramento seigan — a mais forte e profunda oração que existe neste mundo — e façam o sol do remoto passado despontar com o máximo fulgor dentro do seu coração” (Brasil Seikyo, ed. 2.315, 12 mar. 2016, p. A5).

Hoje, tenho plena convicção de que a maior motivação para vencer cada pequeno desafio que se interpõe pelo caminho é “Qual tipo de ser humano quero me tornar e como contribuir para a concretização do kosen-rufu?”. Daí surge a coragem que necessito para manifestar a condição de jovem que corresponde ao Mestre, capaz de vencer tudo, sem nenhum arrependimento.

Finalizo com um trecho do poema Que Tremule Intrepidamente o Estandarte dos Jovens, de autoria de Ikeda sensei.

Nada me intimida, nada me derruba.

Onde estou é de onde me lanço.

Hoje, este momento,

é sempre o começo de novos desafios.

Júlia Ribeiro Costa

Coordenadora-geral da Divisão Feminina de Jovens de coordenadoria