ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 20/02/2021 06:15
INCENTIVO DO LIDER
Com imensa alegria, comemoramos, no dia 27 deste mês, o aniversário da Divisão Feminina (DF) da BSGI, mesma data em que a Sra. Kaneko Ikeda completa 89 anos. Celebramos “nossos 28 anos” idade de bastante significado.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Hoje, ao perguntar às integrantes da DF do Brasil qual a sua idade, todas, sem hesitar, respondem 28 anos. Isso porque herdamos a mesma decisão da nossa eterna veterana Sra. Silvia Saito, que, ao chegar ao Brasil com essa idade, jurou cumprir sua missão com a mesma jovialidade.
Em meio ao momento desafiador que estamos vivendo, muitas mulheres manifestaram vivacidade, sabedoria e alegria, munidas de muito mais daimoku, vencendo inúmeras dificuldades e ajudando os outros a vencer também.
No livro Ensaio sobre as Mulheres consta: “A pessoa que mais sofreu sabe, melhor do que ninguém, encorajar seus amigos como uma doutora da benevolência. Na vida dessa pessoa resplandece o brilho de uma rainha da vitória” (p. 35).1
Todas, de forma sábia, estão criando um grande movimento de prezar cada pessoa, em todos os setores que atuam. Em qualquer momento da vida, é fundamental entender nosso papel como membro da Soka Gakkai.
Sou professora e diariamente tenho a missão de cuidar do futuro da humanidade, iniciando a escrita de uma mãozinha que, quem sabe, um dia escreverá um livro ou se tornará uma profissional da saúde que salvará muitas vidas. Dentre vários episódios que vivo dentro da escola, gostaria de compartilhar um que me fez refletir sobre o meu papel na sociedade e como discípula do Ikeda sensei.
Em 2020, recebi em minha classe uma menina que, durante dois anos, não entrava na escola devido aos maus-tratos sofridos em outra instituição, ocasionando assim trauma psicológico. No primeiro ano que foi transferida para a escola na qual eu trabalho, ficou estudando na sala dos professores com os pais.
O presidente Ikeda cita o famoso filósofo britânico Alfred North Whitehead, que escreveu: “A primeira tarefa de um professor ao entrar na sala de aula é fazer com que a classe se sinta feliz por estar ali”.2
No primeiro dia de aula, convidei-a a entrar, mas, agarrada à sua mãe, disse-me que não queria. Então, com muita sabedoria, olhei nos seus olhos e falei: “Este ano, serei a sua professora, vou lhe proteger e vamos estudar juntas. Fique tranquila e confie em mim!”.
Ela aceitou, porém com a condição de que sua mãe ficasse sentada ao seu lado. Aceitei sua exigência, mas, no decorrer dos dias, solicitei à mãe que fosse se afastando aos poucos. Com o objetivo de trazer de volta a confiança e o entusiasmo que ela havia perdido pelos estudos, comecei a lhe dar atenção e carinho. E com a ajuda também da socialização dos demais alunos, em um mês e meio consegui trazê-la de volta, estudando feliz na sala de aula sem o acompanhamento da mãe. A gratidão dos pais da garota foi enorme, de trazer à filha a alegria de voltar aos estudos.
Em meio a tudo isso, no fim do mês de março, houve o período de isolamento social no qual todos tiveram de estudar em casa. E agora, como ficaria o processo de adaptação da garota, justamente quando ela se acostumou a estudar na escola? Para minha surpresa, ela enviava quase todos os dias: “Prô, estou morrendo de saudades, não vejo a hora de voltar para a escola”. Que alegria ver a comprovação da sua superação!
Meu papel como praticante do budismo e profissional da educação é levar a felicidade a todas as pessoas, para que tenham uma condição digna, justa e repleta de sabedoria, visando um futuro promissor para as gerações futuras.
Na maravilhosa e significativa mensagem da Sra. Kaneko consta:
Fortaleçamos nossa rede de criação de valor, com base no compromisso com a paz, cultura e educação e no empenho para aproximar os povos do mundo. E façamos o século 21 resplandecer intensamente como uma era na qual a vida de cada pessoa seja respeitada e todas as pessoas possam viver com dignidade.3
Desejo a todos um ano de muita esperança e vitórias, tendo sempre em seu coração a disposição dos 28 anos.
Júlia Yumiko Suyama Ouchi
Vice-coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Ensaio sobre as Mulheres. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020. p. 35.
- WHITEHEAD, Alfred North. Essays in Science and Philosophy. Nova York: Greenwood Press, 1968. p. 171.
- Brasil Seikyo, ed. 2.551, 13 fev. 2021.