Brilhem com a grande alegria dos bodisatvas da terra

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/02/2021 05:00

MENSAGEM

Mensagem do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para a 1a Reunião de Líderes da Divisão dos Jovens

Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

A 1a Reunião de Líderes da Divisão dos Jovens, a estabelecer a nova história do kosen-rufu, adorna o mês de fevereiro do 800o (octingentésimo) aniversário natalício de Nichiren Daishonin. Quanto louvor e admiração Daishonin deve estar manifestando!

Muito obrigado pelos esforços de todos em meio ao frio e a diversas restrições!

No dia de hoje, desejo a todos os jovens que, “bailando, conquistem uma juventude de ‘grande alegria de um emergido da terra’”.1

“Conhece-te a ti mesmo” é a máxima da filosofia da Grécia antiga. Os princípios do Budismo Nichiren elucidam sobre esse “ti mesmo” a partir da dimensão da essência da vida, e da eternidade de passado, presente e futuro.

Nichiren Daishonin afirmou: “A grande alegria que uma pessoa experimenta quando compreende pela primeira vez que, desde o início, é um buda. O Nam-myoho-renge-kyo é a maior das alegrias” (OTT, p. 212).

O ato de recitar daimoku corresponde a despertar para o fato de que “a minha vida é o próprio Buda e a entidade da Lei Mística”. Esse “ti mesmo” não é absolutamente algo impotente, frágil e insignificante. Devemos despertar para o fato de que cada um de nós é propriamente a mais preciosa vida, una com o grande universo, capaz de manifestar o supremo poder do buda.

Meu mestre, Josei Toda, incentivava os companheiros que se empenhavam arduamente contra os sofrimentos de ordem financeira ou de doença, dizendo: “Isso é porque está apenas protagonizando o drama de sua existência. A essência original da vida é a de um genuíno bodisatva da terra. Já́ que é uma representação do drama da existência, vamos protagonizá-la alegremente, vencer e comprovar a grandiosidade da Lei Mística!”.

A partir desse laço de unicidade de mestre e discípulo, quantos e quantos emergidos da terra se levantaram, e surgiram bailando deliberadamente em meio às dificuldades da sociedade semelhantes a um lamaçal, e triunfaram brilhantemente no drama do juramento seigan da “revolução humana” e do “rissho ankoku”!

Relembro-me novamente da enorme expectativa pelo movimento da Soka Gakkai inspirado no budismo, de revolução humana, manifestada pelo Dr. Arnold Toynbee em suas palavras: “A atual ameaça para a sobrevivência da humanidade só pode ser removida por meio da mudança revolucionária do íntimo do coração de cada pessoa”.2

A ameaça que se levanta diante dos jovens do século 21 é gigantesca. Creio que as preocupações e os sofrimentos dos jovens de profunda missão sejam incessantes. E, certamente, ocorrerão momentos de impasse e de queda, ao se defrontarem com barreiras. Porém, conforme consta nesta passagem dos escritos de Nichiren Daishonin – “Considere tanto o sofrimento quanto a alegria como fatos da vida e continue recitando Nam-myoho-renge-kyo” (CEND, v. I, p. 713) –, podemos infalivelmente “transformar o veneno em remédio”, um problema após outro.

Hoje, em meio à pandemia do coronavírus, que persiste no Japão e no mundo, os jovens estão envolvidos pelo sentimento de impotência e de resignação, e pela incerteza e desesperança por não enxergar o futuro. Nessas circunstâncias, o fato de vocês, jovens emergidos da terra, impulsionarem a vida de “maior das alegrias”, e bailarem bravamente uma juventude de ação com justiça e de busca pela sabedoria, é a infindável esperança a iluminar o futuro da humanidade.

Nichiren Daishonin nos ensina que a verdadeira alegria não é restrita somente a si próprio. Ele afirma: “Alegria experimentada por si junto com os outros” (OTT, p. 146) e “Alegria de si e dos outros com sabedoria e compaixão” (Ibidem).

Por favor, aconteça o que acontecer, resplandecendo a sabedoria para criar valor e aprofundando a compaixão capaz de valorizar cada pessoa, estreitem a amizade e a confiança na sociedade e na comunidade local, e ampliem os laços de diversidade, tal como “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”, com os jovens companheiros, cidadãos do mundo.

E, hasteando alto a grande filosofia da dignidade da vida, e com a forte determinação de que “Quando um grande mal ocorre, um grande bem o sucederá” (CEND, v. II, p. 387), construam a grande rede de solidariedade da paz e do humanismo da etnia global.

Por fim, orando profundamente pela gloriosa vitória da “juventude de grande alegria de um emergido da terra” de todos vocês a quem amo e confio, concluo minha mensagem.

No topo: Ikeda sensei discursa na 1a Reunião Nacional de Líderes da Divisão dos Jovens da Nova Era em fevereiro de 2007 (no Centro Internacional da Amizade Soka). A partir da nova 1a Reunião Nacional de Líderes da Divisão dos Jovens (2021), inicia-se a “jornada de unicidade” rumo ao centenário de fundação da Soka Gakkai

Notas:

  1. Essas palavras foram escritas por Ikeda sensei no Centro de Treinamento de Mie, em maio de 1982.
  2. TOYNBEE, Arnold; IKEDA, Daisaku Ikeda. Escolha a Vida: Um Diálogo sobre o Futuro. GAGE, Richard L. Nova York: Oxford University Press, 1989. p. 63.