China revela novo traje espacial para missão tripulada à Lua até 2030

ROTANEWS176 30/09/2024 16h49                                                                                                                                Por Anna Gabriela Costa

China revela novo traje espacial para sua missão à Lua até 2030.

 

Traje lunar é equipado com uma câmera de curto e longo alcance, um console de operações e um visor de capacete que protege contra o brilho

Reprodução/Foto-RN176 China apresenta traje espacial para missão lunar tripulada prevista até 2030 Foto: Reprodução/ VCG/Visual China

A China deu mais um passo em seu audacioso plano de enviar astronautas à Lua até 2030, ao apresentar o traje espacial que será utilizado nessa missão. O anúncio foi feito pela Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) no último fim de semana.

O novo traje, com design nas cores vermelho e branco, foi projetado para suportar as severas condições da superfície lunar, como temperaturas extremas, radiação e poeira, além de proporcionar mobilidade para que os astronautas possam realizar atividades na Lua.

A mídia estatal chinesa destacou que o traje oferece flexibilidade física para facilitar o trabalho dos astronautas.

Segundo a emissora estatal CCTV, o traje lunar está equipado com uma câmera de curto e longo alcance, um console de operações e um visor de capacete que protege contra o brilho intenso. No vídeo de divulgação, os astronautas chineses Zhai Zhigang e Wang Yaping demonstraram o uso do traje, subindo escadas e realizando movimentos que exemplificam sua capacidade de adaptação.

China na liderança da corrida espacial

A revelação faz parte de um movimento maior da China para se estabelecer como uma potência espacial global. O país tem intensificado suas missões lunares, incluindo uma série de operações robóticas cada vez mais complexas e o retorno de amostras lunares do lado oculto da Lua.

A meta declarada é se tornar a segunda nação a pousar astronautas na superfície lunar, com a missão tripulada prevista para ocorrer até 2030.

Enquanto isso, os Estados Unidos, que não enviam astronautas à Lua desde 1972, têm a missão Artemis III programada para esta década, mas com adiamentos. O lançamento da missão, inicialmente previsto para antes de 2026, foi remarcado pela Nasa para no mínimo setembro daquele ano.

Recentemente, a agência espacial americana também apresentou o traje AxEMU, que será utilizado pelos astronautas durante a missão Artemis III.

RN176; Assista ao vídeo do lançamento mundial da China, na divulgação do seu novo traje espacial lunar para ir a lua até 2030. Deixe o seu comentário desse lançamento do traje espacial chinês?  

FONTE: BYTE