Comer fora expõe o corpo a perigosos compostos químicos

Estudo diz que a substância ftalato altera o funcionamento dos hormônios no corpo e têm sido associada a problemas de saúde

 ROTANEWS176 E MINHA VIDA 02/03/2018 17:00

Um novo estudo da Universidade de George Washington, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas habituadas a comer em redes de fast food estão expostas a níveis mais altos de ftalatos, do que pessoas que investem em refeições caseiras. Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, muito utilizado para deixar o plástico mais maleável.

Essa substância altera o funcionamento dos hormônios do corpo e têm sido associada à problemas de saúde, como defeitos congênitos, distúrbios reprodutivos, desenvolvimento cerebral prejudicado e câncer.

Reprodução/Foto-RN176  iStock

Julia Varshavsky, a principal autora do estudo, analisou os dados de 10.253 participantes de uma pesquisa nos EUA. Nessa pesquisa, os voluntários responderam o que costumam comer e a origem das suas refeições nas últimas 24 horas. Após isso, os pesquisadores analisaram as ligações entre o que as pessoas comiam e os níveis de produtos de decomposição de ftalatos encontrados por meio de um exame de urina.

Os resultados mostraram que aqueles que tinham o hábito de comer fora de casa, tinham os níveis de ftalatos mais altos do que aquelas que mantinham alimentação caseira.

“As pessoas que comeram mais fast food tinham níveis de ftalato até 40% mais altos do que as outras. Nossas descobertas levantam preocupações porque essas substâncias têm sido associadas a uma série de problemas graves de saúde”, complementa Ami Zota, professor assistente de saúde ambiental e ocupacional da Universidade George Washington