Dormir para emagrecer? Sim, é isso que defende a ciência

ROTANEWS176 E DELAS 10/10/2017 05:00

Pesquisa publicada no periódico da Universidade de Oxford defende que dormir é uma ajuda e tanto para quem quer perder peso; veja detalhes

Se seus planos para o feriadão incluirem dormir, segundo pesquisa publicada recentemente no periódico “Sleep”, da Universidade de Oxford, você está no caminho certo para perder aqueles quilinhos a mais. É isso mesmo, a ciência mostra como colocar o sono em dia pode te ajudar a emagrecer .

Reprodução/Foto-RN176  Dormir a mais aos finais de semana pode te ajudar a emagrecer

Sabe aquele momento que você está atolada de coisa para fazer no trabalho ou na rotina da casa e não consegue dormir direito e nem a quantidade de horas suficiente e vem o final de semana ou um feriado e você aproveita para “compensar” o sono perdido? Esse foi o cenário estudado por pesquisadores de Massachuetts, Boston e da Coreia. Essa ideia de recuperar o sono, de acordo com os estudiosos, está relacionada a um menor IMC (Índice de Massa Corpórea). Os resultados foram publicados essa semana pela revista “Reader’s Digest”.

Detalhes do estudo 

Para analisar o impacto dessa ideia de “colocar o sono em dia” na população, pesquisadores conversaram com 2.156 adultos e compararam os hábitos de sono e o IMC deles. Foi aí que notaram que aqueles que dormiam mais aos finais de semana – cerca de duas horas a mais do que o comum da rotina de segunda à sexta – , por exemplo, apresentavam um IMC menor.

O estudo também mostrou que cada hora a mais de “sono recuperado” significava uma baixa ainda maior no IMC.

Isso acontece porque, segundo Robert Thomas, um dos co-autores do estudo, a falta de sono traz diversos malefícios ao corpo e um deles é o ganho de peso. Ele diz a “Reader’s Digest” que o organismo busca manter um equilíbrio e pode entender esse sono a mais como uma forma de compensar a falta dele durante a semana. Portanto, ao tentar recuperar o sono com horas a mais algum dia pode reduzir os efeitos das noites mal dormidas.

Embora o estudo mostre que dormir uma ou duas horas a mais tenha relação com o IMC, os pesquisadores destacam que isso pode variar muito de pessoa para pessoa. Os benefícios dessas horas a mais está, por exemplo, relacionado a quantidade de horas de sono que aquela pessoa precisa para se sentir bem. E Thomas também ressalta que recuperar o sono ajuda, mas que seguir uma dieta e uma alimentação balanceada é essencial para perder peso.

De qualquer forma, não custa nada desligar o alarme do celular no final de semana ou no feriado. Se não ajudar a emagrecer de fato, dormir um pouco a mais no dia de folga não fará mal.