Estudo diz que neandertais eram capazes de fazer arte – e pode mudar nossa percepção sobre eles

Geralmente vistos como brutos, esses hominídeos agora são apontados como autores de pinturas encontradas em três cavernas da Espanha, mostrando que têm habilidades até então desconhecidas.

TOTANEWS176 E BBC BRASIL.COM 22/02/2018 20:38

Tradicionalmente vistos como brutos, os neandertais na verdade eram capazes de produzir arte.

SAIBA MAIS

Pesquisadores encontram pinturas de Neandertal na Espanha

Pesquisadores encontram pinturas de Neandertal na Espanha

Fóssil descoberto em Israel mostra que Homo sapiens saiu da África antes do que se pensava

Homo sapiens deixaram a África muito antes do que se pensava

Mais antigos restos humanos fora da África são encontrados em caverna de Israel

Reprodução/Foto-RN176  Data atribuída às pinturas nas cavernas indica que ela foi feita por neandertais muito antes de o Homo sapiens chegar à Europa Foto: BBCBrasil.com

Um estudo recém-publicado no periódico científico Science sugere que esses hominídeos fizeram pinturas em cavernas espanholas. E isso ocorreu cerca de 20 mil anos antes da chegada da nossa espécie humana à Europa.

Acredita-se que os neandertais também usassem conchas marinhas pintadas como ornamento.

Até agora, acreditava-se que a produção artística era um comportamento único à nossa espécie (a Homo sapiens ) e muito distante das habilidades de nossos primos evolucionários.

Padrões geométricos

Essas pinturas de cavernas recém-descobertas incluem impressões de mãos neandertais, padrões geométricos e círculos vermelhos.

Elas ocupam três áreas arqueológicas em diferentes partes da Espanha, em La Pasiega, Maltravieso e Ardales, até 700 km distantes entre si.

Os pesquisadores usaram uma técnica de medição chamada urânio-tório, usada para identificar com precisão a data de itens arqueológicos. Ela se baseia na medição da degradação radioativa do urânio que é incorporado às camadas minerais que cobrem as pinturas.

Os resultados indicam que essas pinturas datam de 65 mil anos atrás, sendo que humanos modernos chegaram à Europa apenas ao redor de 45 mil anos atrás.

Isso significa que esse trabalho artístico tem de ter sido feito pelos neandertais, uma espécie “irmã” da Homo sapiens – e os únicos habitantes humanos da Europa naquela época.

Reprodução/Foto-RN176 Neandertais são comumente retratados ‘como brutos e sem cultura’, diz coautor do estudo Foto: Getty Images / BBCBrasil.com

As descobertas são sustentadas pela datação de conchas marinhas que foram perfuradas e pintadas com pigmentos para serem usadas como colares.

Dois de quatro exemplares analisados datam de cerca de 115 mil anos – novamente, muito antes de haver presença confirmada de humanos modernos na região.

Mudança de percepção

“Pouco após a descoberta do primeiro de seus fósseis, no século 19, os neandertais passaram a ser retratados como brutos sem cultura, incapazes de produzir arte ou comportamento simbólico, e algumas dessas percepções persistem até hoje”, diz Alistair Pike, professor da Universidade de Southampton e coautor do estudo publicado na Science.

“A questão de quão semelhantes aos humanos (modernos) os neandertais eram é alvo de debate acalorado. Nossas descobertas darão uma contribuição significativa a esse debate.”

Artefatos simbólicos datados de 70 mil anos atrás já haviam sido encontrados na África, mas são associados a humanos modernos.

Para Paul Pettitt, da Universidade de Durham, “os neandertais criaram símbolos significativos em locais significativos. A arte não foi algo acidental que ocorreu uma só vez”.

“Temos exemplos em três cavernas distantes 700 km entre si e evidências de que se tratava de uma tradição (artística) antiga. É bem possível que artes similares em outras cavernas da Europa Ocidental tenham também origem neandertal”, agrega.

BBC BRASIL.com – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com