Grandiosa rede mundial pela paz

  ROTANEWS176 E POR BRASILSEIKYO  26/01/2019 21:10

Reprodução/Foto-RN176 Josei Toda o segundo presidente e mestre da Soka Gakkai  

 Desde a sua fundação na ilha de Guam, em 1975, a Soka Gakkai Internacional tornou-se uma caudalosa correnteza de pessoas que se empenham pela felicidade da humanidade

 

 Eterno espírito Soka

 No Japão, desastres e eventos históricos determinam a mudança de uma era. O ano de 1867 foi marcado por grandes mudanças econômicas, políticas e sociais advindas da modernização do país. Na busca de novos mercados consumidores e matérias-primas, o país adotou uma política imperialista, assim como Inglaterra, França, Estados Unidos e Alemanha. As guerras foram o meio que os japoneses encontraram para conquistar do Oriente.

Em meio a esse cenário, o educador e geografo Tsunesaburo Makiguchi (1871-1944), que mais tarde se tornou o primeiro presidente da Soka Gakkai, Jinsei Chirigaku [Geografia da Vida Humana]. Na obra, ele expõe seu ideal, o qual denominou “competição humanística” e que por meio do diálogo e da educação resultaria num futuro próspero e harmoniosa da sociedade, sobrepondo da sociedade, sobrepondo assim as competições militar, política e econômica.

Josei Toda (1900-1958) chegou a Tóquio e após algum tempo começou a trabalhar na escola em que Makiguchi era diretor. Impressionado com seus ideais, Josei Toda logo se tornou discípulo de Tsunesaburo Makiguchi e juntos se converteram ao Budismo de Nichiren Daishonin, em 1928. A partir de um grupo de jovens, também compromissados com a mudança da sociedade pela educação e em concordância com os ideais expostos na obra de Makiguchi, fundou-se a Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valor) predecessora da Soka Gakkai (Socidade de Criação de Valor), em 18 de novembro de 1930.

Já na liderança da Soka Gakkai, numa reunião de palestra em 1947, Josei Toda conhece o jovem Daisaku Ikeda, o qual se torna seu discípulo direto e a quem confia todo o futuro do Kosen-rufu mundial.

“Vou construir uma base sólida para o kosen-rufu no Japão, mas você pavimentará o caminho para o kosen-rufu em todo o mundo” (BS, ed. 2.149,29 set. 2012, p. C2). Essa foram palavras ditas pelo mestre Josei Toda aos seus discípulos, em viagem para a Vila Atsuta, em Hokkaido. O jovem Daisaku gravou esse momento em seu íntimo como uma missão a ser realizada a todo custo.

                         Um novo descortinar no palco do kosen-rufu mundial

 Foi com base nessas circunstâncias que, em 26 de fevereiro de 1975, surgia uma organização global que tinha como objetivo contribuir para a realização da paz e prosperidade de todas as noções e sociedades. Essa organização é a Soka Gakkai Internacional (SGI) e Daisaku Ikeda, seu presidente.

Por ocasião da Primeira Conferência Mundial da Paz, 158 membros da Soka Gakkai – representantes de 51 países e territórios – se reuniram no Centro de Comércio Internacional na ilha de Guam, no Pacífico Ocidental. O espírito da Soka Gakkai e a unicidade de metre e discípulo, somados à valorização da dignidade da vida humana, embasaram a fundação da SGI.

Reprodução/Foto-RN176  Dr. Daisaku Ikeda, ele  é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista  e atualmente é o Mestre e Terceiro  Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI. O jovem  Daisaku Ikeda toma posse como o terceiro presidente da Soka Gakkai Internacional-SGI, em 3 de maio de 1960 no alto a foto do seu Venerável  Mestre; Josei Toda! O segundo presidente da SG=Soka Gakkai – Editora Brasil Seikyo – BSGI

– Sensei, hoje, membros de cinquenta e um países e territórios estão se reunindo para conferência para a paz mundial. O kosen-rufu está se espalhando ao redor do mundo, proclamando a sua mensagem de paz global. Na conferência de hoje, parece que me tornarei presidente da Soka Gakkai Internacional e assumirei a liderança do kosen-rufu mundial. Como seu representante, estou prestes a levantar voo para o mundo (ibidem)

Daisaku Ikeda herdou o espírito dos dois primeiros presidentes e, com a prática imbuída de ação corajosa, tornou reais todos os ideais de seus mestres. O juramento de expandir o kossen-rufu para todo o mundo fez com que, em 1960, Daisaku Ikeda partisse em sua jornada, visitando ao todo 54 países.

                Humanistas Soka que lutam pela dignidade da vida

 Atualmente, a SGI está presente em 192 países e territórios, sendo uma das maiores organizações não governamentais das Nações Unidas.

Desde a sua fundação, a SGI atua em várias frentes para ajudar a solucionar diversas questões ao redor do mundo, embasando-se na transformação de cada indivíduo – a revolução humana. Como líder da organização, Ikeda sensei realizou mais de 1.600 diálogos com chefes de Estado, personalidades, autoridades, escritores, historiadores e filósofos, vindo ao encontro de premissa que fundamenta a obra do primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi. Fundou também várias instituições culturais como a Associação de Concerto MinOn, o Museu de Arte Fuji de Tóquio, e estabeleceu o sistema de ensino Soka Com a edificação das universidades Soka e escolas de ensinos infantil, fundamental e médio ao redor do mundo (BS, ed. 2.355, 21 jan. 2017, p. A8).

Além disso, desde 1983, no dia 26 de janeiro, presidente Ikeda apresenta propostas de paz às Nações Unidas, e em razão de suas iniciativas, já recebeu inúmeros prêmios, inclusive a Medalha da Paz da ONU (Ibidem). Toda a sua luta em prol da paz consolidou ainda mais o Budismo de Nichiren Daishonin como religião mundial. Na ocasião do 4º Curso Latino-Americano de Budismo (Clab) da SGI da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, realizado no Brasil em abril de 2017, o Sr. Morinaka – coordenador do Departamento de Estudo do Budismo da SGI – enalteceu este ponto:

“O Budismo de Nichiren Daishonin é uma religião mundial a partir do momento em que a Gakkai foi fundada. Não é porque está sendo enfatizado que somos uma religião mundial que devemos mudar nossa forma de atuação. (…) Lutamos, cada um em sua localidade, com base no princípio ‘fé, prática e estudo’, já é suficiente para sermos uma religião mundial. Não importa onde estivermos no mundo, a atuação dos membros da SGI é semelhante. Por exemplo, a prática do gongyo é a mesma no mundo inteiro; nosso desejo de fazer cada pessoa feliz também é o mesmo; então, a luta de cada um na sua localidade é a verdadeira religião mundial” (BS, ed. 2.369, 29 abr. 2017, p. c4).

Assim como Ikeda sensei concretizou o que prometera a seu mestre consolidando as base para o kosen-rufu mundial e registrou no capítulo ”Juramento Seigan” do roman- ce Nova Revolução Humana, neste 26 de janeiro do Ano da vitória Soka, vamos juntos nos levantar com renovada decisão como “genuínos discípulos”, sucedendo o solene espírito de mestre e discípulo atando como agentes transformadores da sociedade na luta pela justiça e dignidade da vida.

RN176; Assista o filme informativo intitulado: “Um outro modo de ver as coisas. …”, encabeçado pelo “Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional Dr.Daisaku Ikeda”. Deixe o seu comentário desse documentário?