“Mais azul que o índigo”

ROTANEWS176 28/09/2024 08:05                                                                                                                               NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Representantes da Divisão dos Jovens de todo o país participam da 5a edição da Academia Índigo Juventude Soka do Brasil, no Centro Cultural Campestre, nos dias 13 a 15 de setembro

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria

A primeira edição da Academia Índigo Juventude Soka do Brasil foi realizada em 2022 e Ikeda sensei, em mensagem,1 utilizou a palavra “índigo” para incentivar os jovens. Mas o que significa a expressão “azul mais azul que o índigo”?

Ela foi citada pelo buda Nichiren Daishonin na carta Oferecimentos em meio à Neve,2 enviada ao jovem discípulo Nanjo Tokimitsu, que perdeu o pai com apenas 7 anos. Catorze anos depois, aos 21, Tokimitsu havia se desenvolvido como um brilhante herdeiro da fé, sucedendo à talentosa qualidade do pai, conhecido por ser uma pessoa de profunda compaixão.  E no livro Vozes para um Futuro Brilhante,3 escrito por Ikeda, ele complementa:

Vocês já ouviram a frase “o azul é mais azul que o índigo”? Até Nichiren Daishonin menciona isso em seus escritos. A cor azul é extraída de uma planta chamada índigo, mas quando tingida, ela apresenta um tom ainda mais intenso que o tom inicial do índigo. O significado disso é: “o discípulo deve se desenvolver brilhantemente a ponto de superar seu mestre”. Por isso, solicito a vocês: sejam importantes! Tornem-se definitivamente importantes! Sejam fortes! Tornem-se absolutamente fortes! E alcem voo rumo à imensidão do mundo! Pela “unicidade de mestre e discípulo”, vocês conseguirão, infalivelmente! Vocês todos conseguirão, sem falta! Não existe nada impossível para o mestre e o discípulo Soka.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria

Manifestando esperança e um coração corajoso em meio aos desafios enfrentados na etapa crucial, a juventude, os integrantes da Juventude Soka, nos três dias de aprimoramento no Centro Cultural Campestre (CCCamp), em Itapevi, SP, puseram em prática o real significado da perfeita relação de mestre e discípulo. Afinal, “O que constrói a nova era é a força e paixão dos jovens”.

Nova decisão

No sábado, 14, todos os jovens representantes já se encontravam no CCCamp atentos ao que aconteceria ao longo do dia. Monique Tiezzi, coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI na ocasião, em palavras de boas-vindas, instigou os participantes a viver o fim de semana como o encontro ideal com Ikeda sensei: “Agora é hora de iniciarmos algo novo. Devemos manifestar nova decisão de avançar, desenvolver, eliminar o sofrimento, atuar como protagonistas da nossa organização e nos tornar muito mais felizes. Com inabalável decisão, vamos fazer deste fim de semana um avanço nunca visto em nossa vida. Visualizemos a vitória do distrito em que atuamos. Absolutamente, tudo o que visualizarmos começa com forte ichinen, mantendo sempre vivo Ikeda sensei em nosso coração”.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria

Dar o seu melhor

Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, e os líderes Fernando Mendonça e Bruna Ikeda, da Divisão dos Universitários na ocasião, falaram sobre seus desafios e vitórias em meio a participações em cursos de aprimoramentos. Para Fernando, o importante é jamais desistir. Bruna enfatizou que o curso de aprimoramento no Japão não é o fim, e sim o começo. Selma compartilhou com os jovens dois momentos nos quais se encontrou com Ikeda sensei pessoalmente. Ela também lhes disse: “O curso de aprimoramento começa quando você está se desafiando, diariamente. Cada qual nasceu para cumprir a sua missão. Revolução humana é dar o seu melhor, como sensei nos incentiva”.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria

Estudo do budismo com alegria e coragem

Com estudo leve e dinâmico, Ricardo Miyamoto, coordenador do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI, apresentou aos participantes episódios da vida de Nanjo Tokimitsu e a visão de Ikeda sensei com relação aos jovens: “Nesta carta [O Portal do Dragão], Nichiren Daishonin está louvando um jovem de 21 anos. Percebam o profundo respeito que o Buda tinha com o jovem que se dedicou a defender os discípulos de Daishonin. O Portal do Dragão tem a essência da juventude na luta em prol do kosen-rufu”.

No que se refere a manter forte decisão, Miyamoto compartilhou: “Ikeda sensei explica que itai doshin (“diferentes em corpo, unos em mente”) é quando alguém se levanta determinado a criar esse ambiente onde todos vencem e se harmonizam. O verdadeiro itai doshin significa levantar-se só. Não é esperar que itai doshin venha de alguém. Então, isso depende de cada um de nós”.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria

Ao longo do dia, os participantes conseguiam enviar perguntas para uma entrevista a ser realizada no último módulo com Miguel Shiratori, presidente da BSGI. Ele respondeu às dúvidas dos jovens e ofereceu incentivos: “Antes de tudo, temos de compreender a nós mesmos.  A vida é um mistério. Ela é emoção ou razão; ou você a compreende ou não. Isso é o que separa o mortal comum do bodisatva. E o daimoku é a manifestação máxima, pois, ao orarmos, despertamos no âmbito da nossa vida a sabedoria latente. Por isso, o significado de recitarmos daimoku pode ser interpretado como iluminar, enxergar, compreender”.

Sobre apresentar o budismo para as pessoas, Shiratori pontuou: “Aprendemos no Budismo Nichiren que a Lei não se propaga por si só. A melhor forma de transmitir [essa Lei] é pela alegria de estar praticando. Ikeda sensei diz que concretizar shakubuku é orar para elevar nosso estado de vida. Orar pela felicidade das pessoas. Criar oportunidade para falar com as pessoas. É o ato mais sublime”.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria

Finalizando, Shiratori direciona os jovens rumo ao brilhante futuro: “Vocês são a última geração que viveu com Ikeda sensei. Só vocês saberão dizer como foi ter um mestre. Sucessivas gerações jovens estão surgindo e herdando esse espírito de mestre e discípulo. Uma vez mais, vocês não podem fracassar. Vocês serão testemunhas de que daqui a trinta anos a BSGI será tão grande quanto a Soka Gakkai. Esse é o grande objetivo do movimento Brasil Monarca do Mundo e vocês são os protagonistas desta nova era”.

No domingo, 15 de setembro, os participantes foram tomados por emoção e decisão. Após visitarem o Memorial de Luta Conjunta de Mestre e Discípulo, ouvi-ram incentivos dos líderes da Juventude Soka sobre a atuação na organização de base como um farol da esperança e de desenvolvimento.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria

Os líderes pontuaram quatro objetivos para a 5a Academia Índigo da Juventude Soka do Brasil:

  1. Vencer na Liga Monarca (“vitória do meu distrito”).
  2. Vencer na prática da fé e se desafiar na recitação do daimoku(uma hora por dia).
  3. Leitura da Nova Revolução Humana e da Revolução Humana.
  4. Jamais se desconectar do coração doMestre — continuar relatando suas vitórias a Ikeda sensei.