Máquina de criptografia nazista é leiloada por R$ 165 mil

ROTANEWS176 E HYPENSS 17/07/17 14:20

Os mercados de pulgas, feiras e as vendas de garagem na maior parte dos casos podem servir como vitrines para curiosidades, quinquilharias, antiguidades e outros objetos serem vendidos por alguns trocados. De quando em quando, porém, podem também oferecer tesouros escondidos – e esse foi o caso do professor de criptologia, que encontrou uma máquina Enigma, utilizada pelos nazistas durante a segunda guerra mundial, ainda em perfeito estado e funcionando, à venda em um mercado de pulgas em Bucareste, na Romênia

 

Reprodução/Foto-RN176 Reuters/divulgação

A máquina era utilizada para transformar mensagens normais em textos ilegíveis, codificados e somente traduzíveis pelo destinatário que possuía a “chave secreta” (a informação, o algoritmo, a lógica ou a matemática que poderia “traduzir” a mensagem ao seu formato legível original).

Reprodução/Foto-RN176 Reuters/divulgação

O professor sabia perfeitamente que havia encontrado um tesouro quando avistou a Enigma sendo vendida por míseros 100 euros (cerca de 370 reais). Frio e calculista ele não demonstrou qualquer emoção, e comprou a máquina.

Reprodução/Foto-RN176 Reuters/divulgação

Rapidamente ele a colocou em um leilão, sob um lance inicia de nada menos que 9 mil euros, ou cerca de 33 mil reais. Poucos dias depois o leilão chegou a seu fim, com a máquina alcançando o valor de 45 mil euros, ou 165 mil reais. Poucos exemplares desse tipo de máquina, originais e funcionando, restam no mundo, e o valor alcançado por esse leilão sequer é o mais alto já registrado por uma Enigma.

Reprodução/Foto-RN176  Reuters/divulgação

Para além da estranha e um tanto sintomática valorização que a memorabilia nazista costuma alcançar, a raridade e a peculiaridade do artefato garantiram ao professor um lucro e tanto. Vale manter os olhos bem abertos e as emoções bastante controladas na próxima visita que fizer a uma dessas feiras – sempre pode haver um tesouro esquecido.