O ato de vencer é o kosen-rufu!

ROTANEWS176 12/10/2024 10:30                                                                                                                                ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                    Por Dr. Daisaku Ikeda                                                                                                                                                                                

Trechos do discurso proferido pelo presidente Ikeda durante a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada em junho de 1997. O vídeo gravado foi exibido durante a recente 4ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai, promovida no Auditório Memorial Toda de Tóquio, em 7 de setembro de 2024

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda incentiva os participantes da Reunião de Líderes da Soka Gakkai realizada em junho de 1997. Dr. Daisaku Ikeda, ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI, era Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press

 

Pessoas de fé que lutam

honestamente são os

honrosos “tesouros Soka”

A Soka Gakkai será

eternamente o reino

das pessoas comuns

Que todos, sem exceção,

concretizem seus desejos

  1. DAISAKU IKEDA

Com profunda gratidão a todos os membros do grupo Muitos Tesouros, gostaria de apresentar uma de suas representantes.

É uma senhora que se converteu em novembro de 1959. O motivo de sua conversão foi a doença. Na época, ela estava na faixa dos 40 anos. Os médicos lhe disseram que seu coração estava dilatado e que ela teria somente mais dois ou três anos de vida. Nessa ocasião, uma integrante da Divisão Feminina lhe expressou com toda a convicção: “Por meio desta prática budista, infalivelmente obterá boa saúde!” e “Este é o grandioso budismo em que não há oração sem resposta!”.

Realmente, as palavras de alguém sincero na fé tocam diretamente o coração das pessoas.

Shakubuku é o ato de “levar Nichiren Daishonin” à casa da pessoa. Que ação tão sublime e grandiosa! Por isso, aqueles que se empenham arduamente, com todas as forças, nas atividades da organização são os mais nobres indivíduos. As pessoas que se dedicam arduamente, com suor e lágrimas, ao kosen-rufu, são mais preciosas que aquela que se torna celebridade ou uma pessoa de poder.

Com certeza, Daishonin haverá de louvar e abraçar esse membro sério e sincero da Gakkai mais que qualquer outra pessoa. Essa prática da fé, simples e honesta, conduz a uma vida verdadeiramente honrosa. Esse tipo de pessoa é o tesouro do kosen-rufu. É o tesouro da Soka Gakkai.

A Gakkai será eternamente o reino das pessoas comuns. Elas são o alicerce e o grande solo de todas as coisas.

O benefício de prolongar a vida

[Essa senhora do grupo Muitos Tesouros], mesmo diante da oposição do marido, veio se esforçando pela concretização do shakubuku. Seu coração, que estava tão enfermo, foi se recuperando rapidamente. No [capítulo “A Extensão da Vida”] do Sutra do Lótus consta: “Permita-nos continuar vivendo”.1 De fato, foi uma comprovação do “prolongamento da vida” por mais de quarenta anos.

Ela afirma de forma categórica: “Na prática da fé, não há ambiguidade nem desperdício. Na sociedade, há muito esforço em vão e tarefas ingratas, mas na prática do budismo não existe isso”.

É uma extraordinária convicção. E, mesmo hoje [junho de 1997], ela participa alegremente das atividades da Gakkai. Ampliando a amizade com cem, duzentas pessoas, continua criando vínculos de relacionamento com o budismo.

Ela declara: “Cada vez que lutei em uma grande batalha da Lei, consegui superar meu destino, recebi benefícios e conquistei a minha condição dos dias atuais. Nas ocasiões em que lutei deixando de lado meus próprios pedidos e dificuldades, todos os meus objetivos foram concretizados”.

Reprodução/Foto-RN176 Integrantes da Soka Gakkai da Costa do Marfim, África, na Reunião de Líderes (Japão, 7 set. 2024)

Essa disposição é realmente nobre. Levantar-se e viver pelo próprio grande juramento — eis o verdadeiro espírito da Gakkai e o real aspecto da fé.

Continuar bradando pela justiça

Essa integrante do grupo Muitos Tesouros diz que sua frase favorita dos escritos de Nichiren Daishonin é a seguinte:

Evidencie o grande poder da fé para que todos os habitantes de Kamakura, de alta e de baixa posição social, e todo o povo do Japão, quando falarem do senhor, chamem-no: “Shijo Kingo, Shijo Kingo da escola Lótus!”.2

Gravando essa passagem em seu coração, essa senhora veio cerrando os dentes e avançando até hoje. Mantendo essa determinação, ela está mostrando, agora, a maravilhosa comprovação de forma digna e majestosa, a canção triunfal da vitória.

Essa grandiosa amiga do grupo Muitos Tesouros afirma: “Na época em que me converti, fui ridicularizada e difamada pelas pessoas em volta, que diziam ser inaceitável associar-me a ‘uma religião tão vulgar’. Eu vim lutando com o sentimento de ‘esperem e verão’”.

Somente quando se brada pela justiça, surge a prova real que mostra claramente o que é certo e o que é errado. Se não bradar, nada se cria.

A vida das pessoas célebres de todos os tempos e de todos os lugares é maravilhosa. Porém, ainda mais esplêndidas são as grandiosas pessoas comuns que praticam o budismo, os membros da Gakkai e do grupo Muitos Tesouros.

Daqui para a frente também, vamos avançar com a decisão de que o “ato de vencer é o kosen-rufu”, e o “kosen-rufu significa vencer”.

Encontrar-se pessoalmente e dialogar

O primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, bradou dignamente pelo kosen-rufu em pleno período da guerra e em meio às tempestades de opressão. Na época, nos anos 1940, aumentava substancialmente o número de pessoas a se converter mediante a luta realizada por Makiguchi sensei. E qual era o motivo? Ali, havia a “revolução para divulgar os ensinamentos”. Isso significava visitar as pessoas de casa em casa, dialogando com cada uma delas.

Makiguchi sensei chegou à conclusão de que essa era a única maneira. Não havia outra forma.

Ele, um grande intelectual, pensou inicialmente em escrever livros para realizar a propagação. Porém, isso não foi eficaz. Em seguida, promoveu palestras e reuniões, falando para grandes públicos. Mas também não estava dando certo. Nem os livros nem as grandes reuniões funcionavam. Então, Makiguchi sensei chegou à conclusão de que não havia outro método a não ser descobrir alguns poucos companheiros com a mesma disposição que a sua, encontrando-se e dialogando pessoalmente com cada um deles.

A partir de então, a propagação começou a avançar rapidamente. E, de maneira gradual, começaram a surgir os “valores humanos”.

Em tudo, Makiguchi sensei realizava experiências práticas. Assim, ele sempre verificava uma ação de forma real e tirava as melhores conclusões. Ele foi realmente uma pessoa extraordinária. Uma personalidade rara, sem paralelos. O sentimento de Toda sensei em admirá-lo tanto é perfeitamente compreensível.

Reprodução/Foto-RN176 Representantes da SGI de doze países e territórios participam da Reunião de Líderes da Soka Gakkai (Japão, 7 set. 2024)

Com a condição de vida vasta como o universo

Para finalizar, quero apresentar mais uma passagem dos escritos de Nichiren Daishonin. Em Os Quatro Estágios da Fé e os Cinco Estágios da Prática consta:

Portanto, exorto aos habitantes deste país: Não desprezem meus discípulos! Se investigarem o passado deles, verão que são grandes bodisatvas, que fizeram oferendas aos budas durante oitocentos bilhões de kalpa. (…) Em se tratando do futuro, eles possuirão os benefícios da quinquagésima pessoa, maiores ainda do que aqueles que fizeram oferendas aos inumeráveis seres vivos durante oitenta anos. São como um impe-rador bebê, que ainda usa fraldas, ou como um enorme dragão recém-nascido. Não os depreciem! Não os tratem com desdém!3

Isso significa que não há ninguém mais digno na face da Terra do que os bodisatvas da terra que se dedicam ao kosen-rufu. Nichiren Daishonin está recomendando às pessoas da sociedade que jamais deveriam desprezar esses bodisatvas da terra: “Não os depreciem! Não os tratem com desdém!”.

O universo é vasto. O budismo é amplo. Em relação ao universo, o capítulo “A Extensão da Vida” [do Sutra do Lótus] prega: “Quinhentos, mil, dez mil, um milhão de nayuta asamkhya de grandes sistemas de mundo”.4 O estado de buda é uma condição de vida que se assemelha a bailar livremente por este majestoso universo infindável. Essa é a condição de vida de um budista. Desejo que avancem imponentemente com um grandioso coração, deixando de lado as coisas pequenas.

Espero ansiosamente, dia a dia, que os membros da Gakkai conquistem a prosperidade, com boa saúde e protegidos de quaisquer acidentes, avançando diretamente pelo caminho do kosen-rufu. Estou orando todos os dias, pela manhã e à noite, para que todos, sem exceção, alcancem a felicidade, realizem seus desejos e concluam sua vida de forma magnífica.

Publicado no Seikyo Shimbun do dia 22 de setembro de 2024.

No topo: Presidente Ikeda incentiva os participantes da Reunião de Líderes da Soka Gakkai realizada em junho de 1997

Leia mais:

Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, na 4a Reunião de Líderes da Soka Gakkai no BS+ ou no site clicando aqui

Notas:

  1. The Lotus Sutra and its Opening and Closing Sutras [Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 269.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai-shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 336, 2020.
  3. Ibidem, v. II, p. 48, 2017.
  4. The Lotus Sutra and its Opening and Closing Sutras [Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 266.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO